Resumo
OBJETIVO: Apreender as vivências de prazer e sofrimento no trabalho e as estratégias defensivas da equipe multidisciplinar de um centro de tratamento de queimados.
MÉTODO: Pesquisa qualitativa ancorada na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, desenvolvida em um centro de tratamento de queimados de um hospital universitário público do Norte do Paraná, Brasil. Realizaram-se 22 entrevistas, com cinco enfermeiros que atuavam no gerenciamento da assistência, dois enfermeiros que atuavam na assistência, seis técnicos de enfermagem, três fisioterapeutas, dois médicos intensivistas, dois cirurgiões plásticos e dois médicos anestesiologistas. Houve gravação em áudio e, após transcrição literal, os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo com apoio do software Atlas-ti.
Resultados: Foram identificadas 134 unidades de registro durante o processo de codificação. Após os agrupamentos por similaridade, emergiram quatro categorias empíricas: 1) Prazer no trabalho; 2) Sofrimento no trabalho; 3) Sentimentos envolvidos no prazer e no sofrimento; e 4) Estratégias defensivas.
CONCLUSÕES: O estudo oferece contribuições significativas para o campo da organização do trabalho, apontando para a necessidade de intervenções que promovam suporte psicológico e estratégias eficazes de enfrentamento para lidar com o sofrimento psíquico.
Palavras-chave: Equipe de Assistência ao Paciente. Esgotamento Psicológico. Princípio do Prazer-Desprazer. Saúde do Trabalhador. Unidades de Queimados.