Resumo
OBJETIVO: Comparar a prevalência de lesão por pressão (LP) calcânea em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva de um Centro de Referência de Queimados em Minas Gerais antes e após a ação educativa.
MÉTODO: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa desenvolvido por meio de pesquisa-ação baseada nas quatro etapas dinâmicas de planejamento descritas por Thiollent (diagnóstico situacional, planejamento, implementação e avaliação). Foram realizadas oficinas de sensibilização e pactuação de metas. Previamente à ação educativa (julho de 2019) e três meses após a ação (agosto, setembro e outubro de 2019), foram calculadas as prevalências pontuais mensais.
RESULTADOS: A ação educativa proporcionou a redução significativa da prevalência de LP em calcâneos de pacientes com queimaduras em 85,71% (77,7%-11,1%) em 3 meses. Durante o período da pesquisa, foram acompanhados 31 pacientes e 13 LP, sendo a maioria classificada como lesões tissulares profundas (38,4%) e inclassificáveis (15,3%). Dentre essas 13 LP, 46,3% são de estágios 1 e 2 e 53,7% são de espessura total.
CONCLUSÃO: A metodologia pesquisa-ação foi efetiva para reduzir a prevalência de LP calcâneas em pacientes queimados.
Palavras-chave: Lesão por Pressão. Calcâneo. Educação Continuada. Unidades de Queimados. Cuidados de Enfermagem.