Resumo
OBJETIVO: Identificar e sintetizar as informações sobre as repercussões das cicatrizes de queimaduras em crianças.
MÉTODO: Revisão de escopo, realizada de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute, com busca nas bases MEDLINE, Web of Science (WOS), Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Embase, nos catálogos de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico® em março de 2024. O protocolo foi registrado no Open Science Framework identificador DOI: 10.17605/OSF.IO/VBRHM.
RESULTADOS: Dos 1447 estudos encontrados, quatro foram incluídos para análise. As principais repercussões das cicatrizes de queimaduras foram categorizadas nas seguintes dimensões: emocional, comportamental, físico, mobilidade, sensibilidade, vida diária e socialização, vida familiar e preocupação dos pais.
CONCLUSÕES: As cicatrizes de queimaduras repercutem profundamente em todo o contexto da vida, não só modificam a estética corporal, mas também têm um impacto significativo na saúde mental, na funcionalidade física e nas interações sociais das crianças e de seus pais.
Palavras-chave: Criança. Cicatriz. Queimaduras. Crescimento e Desenvolvimento. Qualidade de Vida.