2434
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares

Anais. VII Congresso Brasileiro de Queimaduras

Annals. VII Brazilian Congress of Burns

VII Congresso Brasileiro
Queimaduras
ANAIS



Convidados







Comissao OrganizadoraComissao SocialComissao Científica
   
  • Cynthia Chacon (PE)
  • Ana Elizabeth Simmons de Paula Piccolo (GO)
  • Alfredo Gragnani (SP)
  • Edmar Maciel Lima Júnior (CE)
  • Cláudia Barretto (PE)
  • Caroline Vicentini (SP)
  • Erilane Fonseca (PE)
  • Márcia Maria Mourao Bezerra (CE)
  • Dilmar Francisco Leonardi (RS)
  • Flávio Nadruz Novaes (SP)
  • Simone Theizen Novaes (SP)
  • Juliano Tibola (SC)
  • Marcelo Borges (PE)
  • Tereza Miranda (PE)
  • Lidia Rossi (SP)
  • Marcos Barretto (PE)
  •  
  • Luiz Custódio Costa (PE)
  • Maria Cristina Serra (RJ)
  •  
  • Maria Aparecida Lima (MG)
  • Nelson Sarto Piccolo (GO)
  •  
  • Marilene de Paula Massoli (MG)
  • Ricardo Baptista (ES)
  •  
  • Maurício Pereima (SC)
  • Telma Rocha (PE)
  •  
  • Valdomiro Correia (PE)
  •   
  • Wandir Schiozer (SP)



  • TL-01
    USO DE HEPARINA 10.000 UI TOPICA EM PACIENTES COM DERMATITE PERINEAL E QUEIMADURA DE 2º GRAU EM HOSPITAL INFANTIL

    Chacon, J M F1; Andrea, M L M1; Blanes, L2; Ferreira, L M2


    1. Hospital Infantil Darcy Vargas
    2. UNIFESP

    INTRODUÇAO: A queimadura é um trauma que atinge o maior órgao do corpo humano, a pele, é causada por agentes físicos ou químicos e a gravidade é diretamente proporcional à intensidade da açao do agente, do tempo de exposiçao e da superfície corpórea atingida. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho e fazer uma análise da evoluçao do tratamento do paciente queimado no Estado do Amapá, em 29 anos de atividade médica. MÉTODO: Os métodos usados no atendimento ao queimado foram: tipos de curativos (aberto, fechado), medicamentos usados: do mercúrio cromo, membranas amnióticas, bandagens vaselinadas até a sufadiazina de prata. RESULTADOS E CONCLUSAO: Usamos curativos fechados, sem ruptura de bolhas com pomadas; em ambiente adequado CTQ. Foram hospitalizados 1.930 pacientes, em 5 anos, com 7 óbitos (0,36%). As queimaduras de 2º grau respondem satisfatoriamente aos tratamentos convencionais. Na queimadura de 3º grau, a enxertia é inevitável. O tratamento multidisciplinar; o local adequado; a dedicaçao de voluntários no CTQ, aumentando a auto-estima dos pacientes, o e acompanhamento ambulatorial nos proporcionaram o baixo índice de mortalidade e a diminuiçao da permanência do paciente no hospital. Considerando-se que representamos um Estado com aproximadamente 600 mil habitantes, a média de queimados/ano de "386" justifica-se pela demanda oriunda das Ilhas do Estado do Pará. O tratamento das queimaduras desafia médicos e pesquisadores. A prevençao ainda é o melhor caminho, no Amapá, esta é feita pelo voluntariado, com apoio da Mídia, Escolas, Faculdades, ONGs e Poder Público.




    TL-02
    TERAPIA FONOAUDIOLOGICA EM MICROSTOMIA: RELATO DE CASO

    Teles, L


    PUC Góias

    INTRODUÇAO: A microstomia é uma sequela que pode entre outros fatores, decorrer de complicaçoes relacionadas à queimadura facial, envolvendo o músculo orbicular da boca, que provoca uma reduçao do tamanho da abertura de boca. Os variados graus de deformidades existentes sao decorrentes dos processos de cicatrizaçao hipertrófica e contraturas cicatriciais peri-orais que se formam comumente após as queimaduras. Podem ser de grau leve a grave, acarretando prejuízo estético e, principalmente, funcional, como dificuldade de fala, expressao facial, alimentaçao e higiene oral. OBJETIVOS: Demonstrar a eficácia da Terapia Fonoaudiológica, relacionada à amplitude de cavidade oral, em uma paciente que apresentou quadro de microstomia, em decorrência de queimadura química. MÉTODO: M. R. C., 24 anos, sexo feminino, vítima de queimadura química por tentativa de homicídio, acometendo lábios superior e inferior, comissuras labiais, palato duro e língua, com abertura de cavidade oral reduzida e funçoes estomatognáticas ineficientes. Na terapia fonoaudiológica, utilizaram-se exercícios isométricos e funcionais, visando favorecer o equilíbrio neuromuscular e a amplitude de cavidade oral, realizados duas vezes por semana, com duraçao de 30 minutos, totalizando 36 sessoes. RESULTADOS: Após 36 sessoes de terapia fonoaudiológica, pode-se observar que a abertura de cavidade oral passou de 19 mm para 44 mm, interferindo de maneira direta nos processos de mastigaçao, deglutiçao, sucçao e fala. CONCLUSAO: O presente estudo confirma a eficácia da terapia fonoaudiológica em uma paciente que apresentou quadro de microstomia em decorrência de queimadura química, levando a uma maior amplitude de cavidade oral.




    TL-03
    INTERVENÇAO FONOAUDIOLOGICA EM QUEIMADURA FACIAL POS-PEELING DE FENOL

    Teles, L


    PUC Goiás

    INTRODUÇAO: Os peelings químicos, dentre eles o fenol, têm sido utilizado como peeling profundo, induzindo a uma queimadura química, que ao longo do tempo resulta no rejuvenescimento da pele, resultando no processo de renovaçao celular intenso, normalizando a pigmentaçao da pele, atenuando marcas de expressao e minimizando as rugas. Por sua toxicidade, pode levar a algumas complicaçoes, dentre elas as infecçoes por microorganismos como o Streptococcus sp, ocasionando feridas de difícil cicatrizaçao, hipopigmentaçao da pele e aparecimento de cicatriz mais profunda em regioes como lábios, pálpebras e mandíbula. OBJETIVOS: Comprovar a eficácia da terapia fonoaudiológica em um caso de sequela grave de queimadura pós-peeling de fenol realizado há 3 meses, em uma clínica dermatológica. MÉTODO: A paciente T.C.G., 61 anos, foi encaminhada pelo Serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Piccolo para atendimento fonoaudiológico, em outubro de 2005, apresentando reduçao da mímica facial, cicatrizes inestéticas em face, amplitude de abertura oral reduzida, ectrópio unilateral direito, causados pós peeling de fenol em regiao facial realizado em julho de 2005, em uma clínica dermatológica. Foi submetida a terapia fonoaudiológica por um período de 1 ano e 4 meses, utilizando-se no processo terapêutico, massagens faciais, exercícios isométricos e funcionais em regiao oral. No mesmo período, a dermatologista realizou corticoterapia injetável. RESULTADOS: Observou-se melhora significativa das praxias de lábios, língua e bochechas, influenciando de modo positivo na mímica facial, na amplitude da abertura oral e na execuçao das funçoes estomatognáticas de mastigaçao, deglutiçao, fonaçao e articulaçao da fala. CONCLUSAO: O presente estudo confirma a eficácia da terapia fonoaudiológica em uma paciente com sequela grave de queimadura pós-peeling de fenol.




    TL-04
    CASO CRITICO DE QUEIMADURA ELÉTRICA: USO DE PELICULA BIOLOGICA

    Montenegro,S S


    UFPB

    Paciente com queimadura elétrica grave submetido à orquiectomia unilateral e amputaçao de um dos membros inferiores por necrose, tendo seguimento por equipe multidisciplinar, estágios subsequentes de enxertia com uso de película biológica para curativos dos enxertos, bem como das áreas doadoras e seguimento de dez anos com cirurgias complementares.




    TL-05
    EXPERIENCIA COM O USO AMBULATORIAL DA PELICULA BIOLOGICA DE HEMICELULOSE - VELODERM - EM QUEIMADURAS

    Tostes, F M


    Grupo de Prevençao e Tratamento de Feridas - Complexo Hospitalar - Santa Casa - Porto Alegre

    INTRODUÇAO: Veloderm é uma película biológica natural, de origem vegetal, obtida através de um processo biotecnológico da fermentaçao de microfibras de hemicelulose (96,2%), glicídios (0,4%) e água (3,4%). É um filme transparente à luz, branco, seletivamente permeável ao gás e vapor, mas impermeável à água e bactérias, protegendo a ferida contra a contaminaçao, diminuindo a dor e criando um meio ideal para a restauraçao da superfície cutânea. O seu uso é indicado nos casos de perda superficial da epiderme. OBJETIVO: O objetivo do trabalho é avaliar o resultado do tratamento das queimaduras de 2º grau, em pacientes ambulatoriais, com o uso da película biológica de hemicelulose - VELODERM. MÉTODO: Dezenove pacientes, vítimas de queimaduras foram avaliados. As idades variaram de 6 meses a 45 anos e as causas foram escaldaduras, dez pacientes; escapamento de moto, um pacientes; álcool, um paciente; óleo quente, três pacientes; fogo, um(paciente; química, dois pacientes e banha quente, um paciente. RESULTADOS: Todas as queimaduras foram de 2º grau e o período de restauraçao da superfície cutânea foi de sete a trinta e quatro dias. CONCLUSAO: A película biológica está indicada para o tratamento de queimaduras de 1º e 2º graus, superficiais e profundas. A película biológica é particularmente útil para o uso em crianças. Em um caso, houve a necessidade de se fazer a troca da película - irrigar a película com soro fisiológico. Pode-se avaliar o processo de cicatrizaçao por transparência. Nao existe tempo pré-fixado para a permanência da película contraindicado em lesoes infectadas e com exudato. Nao há absorçao da película - ela se solta quando a superfície cutânea estiver restaurada. A dor desaparece minutos após a cobertura da área afetada. Nao há necessidade do uso de analgésicos.




    TL-06
    DERME ARTIFICIAL - PELNAC

    Tostes, F M


    Grupo de Prevençao e Tratamento de Feridas - Complexo Hospitalar - Santa Casa - Porto Alegre

    INTRODUÇAO: Pelnac tem sido amplamente utilizado como um material para regenerar a derme em casos de perda total da espessura cutânea desde março de 1996. Consiste em um material artificial composto de duas camadas: uma camada esponjosa de atelocolágeno derivado de tendao porcino e, uma camada externa, de filme de silicone transparente que permite a observaçao da progressao do implante. É apresentado em duas modelos: padrao e reforçado. O reforçado fornece uma força de resistência quatro vezes maior. Nao possui atividade antimicrobiana e as suas indicaçoes sao: queimaduras de III grau, perda traumática da cobertura cutânea, defeito de cobertura cutânea após remoçao de nevus ou tumores, defeitos de cobertura cutânea: úlceras venosas, zonas doadoras de retalhos, exposiçao óssea, exposiçao de tendoes, exposiçao muscular. MÉTODO: Utilizamos a matriz dérmica em dois pacientes do sexo masculino. Apresentavam exposiçao óssea na regiao dorsal do pé consequente à queimadura e na falange média do 3º quirodáctilo, devido a trauma. Após o debridamento, realizamos a cobertura do defeito cutâneo com a matriz. RESULTADOS: Houve integraçao da matriz nos dois casos. CONCLUSAO: A utilizaçao sobre tecido ósseo debridado e sem periósteo mostrou excelente resoluçao. A Derme Artificial reforçada é de melhor manuseio e mais resistente. Os cuidados com os curativos seguem a mesma rotina que um enxerto de pele convencional. Nao observamos retraçoes cicatriciais. Cuidados com o leito da ferida sao de importância fundamental no resultado. Pode substituir os retalhos nas suas mais variadas opçoes Nao possui atividade antimicrobiana.




    TL-07
    ATUAÇAO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CENTRO CIRURGICO DO SETOR DE CIRURGIA PLASTICA E QUEIMADURAS DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

    Carneiro, T R; Kota, J I; Imamura, A Y


    Hospital das Clínicas da FMUSP

    INTRODUÇAO: As intervençoes da Terapia Ocupacional nas instituiçoes hospitalares vêm sendo ampliadas, abrangendo um leque de possibilidades terapêuticas, que vao além do trabalho já realizado nas enfermarias, UTIs e ambulatórios. Sua atuaçao é importante em serviços de assistência integral à saúde, pois tem como objetivo a qualidade de vida do indivíduo hospitalizado, considerando sua globalidade e integralidade, definindo açoes para a melhora do estado de saúde e da qualidade de vida do paciente, para que ele possa ter um maior grau de independência funcional e autonomia. OBJETIVO: Assim, este trabalho se propoe a descrever a atuaçao e a importância da Terapia Ocupacional no Centro Cirúrgico da Divisao de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo. METODO: Utilizamos como método o relato de experiência do setor de Terapia Ocupacional, no período de 2009. RESULTADOS: A Terapia Ocupacional tem como objetivo a diminuir a incidência de sequelas e possibilitar o retorno mais precoce do paciente às suas atividades habituais. Assim, sua atuaçao dentro do Centro Cirúrgico propicia menor tempo de reabilitaçao e um melhor prognóstico para o paciente durante o período de internaçao, devido uma melhor avaliaçao funcional associado à mobilizaçao passiva, um posicionamento apropriado durante o curativo e confecçao de órtese, caso seja necessário.




    TL-09
    FADIGA MENTAL NOS ENFERMEIROS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO DO PERIODO NOTURNO

    Lima, R C S


    Hospital Municipal do Tatuapé

    Este trabalho objetivou traçar o perfil de enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva adulto, do período noturno, referente à fadiga mental, na cidade de Sao Paulo, no período de 1 a 29 de novembro de 2009, com análises de 50 casos, escolhidos pelo fator de trabalhar no período noturno, segundo as variáveis idade, sexo, escolaridade e sinais e sintomas de fadiga mental. Pelos resultados pôdese concluir que a maioria desses profissionais é do sexo feminino com faixa etária acima de 30 anos e tem apresentado vários sintomas de fadiga mental durante e após a jornada de trabalho.




    TL-10
    REPOSIÇAO VOLEMICA NO TRATAMENTO DO CHOQUE HIPOVOLEMICO EM QUEIMADOS

    Lima, R C S1; Lima, C C S2; Da Silva, E M1


    1. Hospital Municipal do Tatuapé
    2. Hospital Geral de Guarulhos

    INTRODUÇAO: O choque hipovolêmico em queimados é ocasionado por perdas de líquidos que levam à reduçao crítica na perfusao tecidual secundária à reduçao de eletrólitos essenciais para o pleno funcionamento do organismo, cursando com alto índice de mortalidade. Diante do choque dessa etiologia, o diagnóstico e a instituiçao de medidas terapêuticas devem ser precoces e baseados na resposta individual de cada paciente, dando-se ênfase à reposiçao volêmica adequada, seja com a administraçao de soluçoes diversas e/ou com transfusao de derivados do sangue. A base dessas decisoes é o conhecimento profundo da fisiopatologia desse evento e das diferentes opçoes de repositores. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho é descrever os tipos de soluçoes e hemoderivados utilizados na reposiçao volêmica durante o tratamento do choque hipovolêmico na situaçao de emergência na unidade de tratamento de queimados.




    TL-11
    PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇAO VOCAL DE PACIENTES QUEIMADOS

    Teles, L1; Fernandes, A C2; Borges, L M1


    1. PUC Goiás
    2. PUC SP

    INTRODUÇAO: A avaliaçao tem como objetivo apreciar a competência de alguma funçao ou estrutura. Na avaliaçao de voz, esta visa compreender o funcionamento das estruturas envolvidas na fonaçao por meio da dinâmica biopsicossocial da voz e suas possíveis disfunçoes. Nesse sentido, aponta a multifatoriedade causal que levou o indivíduo a desenvolver um problema de voz para estabelecer correlaçoes intracausais, ponderar as relaçoes extrínsecas que sejam influentes nos aspectos intrínsecos e desvendar a base mantenedora da alteraçao. A alteraçao de voz é qualquer condiçao que cause um desequilíbrio no processo natural da produçao vocal. Em pacientes queimados, o que se observa é uma alteraçao de voz tanto na fonte como no filtro. Muitas questoes vocais desses pacientes relacionam-se com a ressonância, devido ao comprometimento das estruturas estomatognáticas após a queimadura. OBJETIVO: Apresentar uma proposta de protocolo para avaliaçao vocal de pacientes queimados. MÉTODO: A partir de protocolos utilizados na área voz foi elaborado um protocolo para ser usado no ambulatório de queimados da PUC/GO. O protocolo é aplicado com todos os pacientes com queimadura de cabeça e pescoço, encaminhados para o ambulatório, com ou sem queixas vocais e inclui avaliaçao do comportamento vocal e análise acústica utilizando o software Voxmetria 2.7 e uma auto-avaliaçao do comportamento vocal. RESULTADOS: Um novo instrumento de avaliaçao de voz adaptado para a realidade dos pacientes com queimaduras. CONCLUSAO: Baseado nos dados da avaliaçao, pode-se traçar o perfil vocal desta populaçao e realizar um planejamento terapêutico com objetivos individuais, direcionados para as dificuldades apresentadas pelo paciente.




    TL-12
    REPOSIÇAO VOLEMICA NO TRATAMENTO DO CHOQUE HIPOVOLEMICO NA UNIDADE DE QUEIMADOS

    Lima, C C S1; Lima, R C S2; Da Silva, E M3


    1. Hospital Geral de Guarulhos
    2. SAMU Guarulhos
    3. Hospital Municipal do Tatuapé

    INTRODUÇAO: O choque hipovolêmico é ocasionado por perdas de líquidos internos ou externos que levam à reduçao crítica na perfusao tecidual secundária à reduçao dos fluídos corporais, cursando com alto índice de mortalidade. Diante do choque dessa etiologia, o diagnóstico e a instituiçao de medidas terapêuticas devem ser precoces e baseados na resposta individual de cada paciente, dando-se ênfase à reposiçao volêmica adequada, seja com a administraçao de soluçoes diversas e/ou com transfusao de derivados do sangue. A base dessas decisoes é o conhecimento profundo da fisiopatologia desse evento e das diferentes opçoes de repositores. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho é descrever os tipos de soluçoes e hemoderivados utilizados na reposiçao volêmica durante o tratamento do choque hipovolêmico na unidade de queimados. RESULTADOS: O resultado do estudo mostrou que a soluçao de ringer lactato é a mais indicada nesta situaçao, considerando o custo benefício que esta soluçao oferece.




    TL-13
    CARACTERIZAÇAO DE FAMILIAS DE CRIANÇAS QUEIMADAS ATENDIDAS EM UM HOSPITAL DE URGENCIA E EMERGENCIA DO ESTADO DO CEARA

    Brito, M E M1; Pinheiro, P N C2; Damasceno, A K C2; Vieira, L J E S3; Dias, M A T1; Leontsinis, C M P1


    1. IJF-CE
    2. UFC
    3. UNIFOR

    INTRODUÇAO: As queimaduras sao lesoes graves que têm contribuído com o crescimento das estatísticas de acidentes com crianças. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivos descrever as características do núcleo familiar de crianças internadas por queimaduras e caracterizar os tipos de queimaduras sofridos por esse grupo. MÉTODO: Pesquisa etnográfica, desenvolvida em um Hospital de Urgência e Emergência do Município de Fortaleza, Ceará, nos meses de abril e maio de 2008. Fizeram parte do estudo 16 famílias de crianças vítimas de queimadura internadas no Centro de Tratamento de Queimados. Os dados foram obtidos a partir da etnoenfermagem, utilizando um diário de campo e a entrevista etnográfica. RESULTADOS: As famílias vinham do interior do estado, caracterizaram-se como família nuclear extensa, seus membros possuíam baixa escolaridade. O acidente aconteceu dentro do lar, na cozinha; a faixa etária atingida foi de 1 a 5 anos e como agente causal encontra- se o liquido superaquecido. CONCLUSAO: Conclui-se que existe uma situaçao de vulnerabilidade para acidentes dentro da própria residência da criança, demonstrando a necessidade de utilizaçao de estratégias de Educaçao em Saúde, para que as famílias possam refletir sobre a ocorrência das queimaduras em crianças.




    TL-14
    CASOS DIFICEIS

    Federbusch, J F


    Resumo de caso clínico: paciente do sexo feminino, 38 anos, tentativa de suicídio por imolaçao com álcool etílico há três dias, internada em PEQ hospital do interior. Transferida para CTI Hospital Moinhos de Vento aos meus cuidados. Apresentava-se em VM, coma induzido com + ou - 60% de superfície corporal queimada, em torno de 40% de terceiro grau. Curativos no BC a cada três dias, tentativa de uso de matriz dérmica sem sucesso, infecçao por Acinetobacter e óbito no trigésimo dia de internaçao.




    TL-15
    USO DE TRAÇAO ELASTICA PARA REABILITAÇAO DE QUEIMADURAS NAS MAOS

    Hirako, A P; Cunha, L R


    Hospital de Queimaduras Ltda de Anápolis

    INTRODUÇAO: Este trabalho consiste em relatos de casos clínicos sobre o uso de traçao elástica nas órteses durante o tratamento de maos que foram acometidas por queimaduras, com agentes causadores diversos. OBJETIVO: Qualificar a intervençao da reabilitaçao das maos queimadas. MÉTODO: A órtese é confeccionada com material termo moldável (Eseformr) com traçao elástica, obtendo um aparelho individual, produzido artesanalmente. Após a confecçao, sao realizadas sessoes de Terapia da Mao para orientaçoes e manipulaçoes. O plano de tratamento é delineado para cada caso e a evoluçao monitorada e registrada por fotos. RESULTADOS: Os pacientes que fazem uso dos aparelhos sentem-se mais seguros e confiantes, aderindo melhor ao tratamento, tendo um retorno mais rápido das suas atividades de vida diária. CONCLUSAO: As órteses sao dispositivos aplicados aos segmentos corporais acometidos por alguma disfunçao, nestes casos nas maos, tendo como funçao a estabilizaçao e/ou imobilizaçao, prevenindo deformidades, protegendo de possíveis lesoes e potencializando funçoes. O uso das órteses com traçao elástica durante o dia promove o ganho de amplitude de movimento, a deformaçao tecidual, alongamento de tendoes e músculos da regiao comprometida, diminuindo o tempo de intervençao.




    TL-16
    USE OF NANOTECHNOLOGY IN BIOENGINEERING TO PRODUCE SKIN THROUGH THE CULTIVATION OF STEM CELLS IN MATRICES AS A CUTANEOUS SUBSTITUTE FOR BURN PATIENTS


    Steffens, D1; Leonardi, D; Rosa, A1; Crestani, T1; SCHER, C1; SOSTER, P R L2; MORAIS, M G3; COSTA, J A V; Pranke, P4

    1. Hematology and Stem Cell Laboratory, Faculty of Pharmacy; Post-Graduation Course in Material Science - Federal University of Rio Grande do Sul
    2. Department of Morphological Science - Federal University of Rio Grande do Sul
    3. Laboratory of Biochemical Engineering, School of Chemistry and Food - Federal University of Rio Grande
    4. Hematology and Stem Cell Laboratory, Faculty of Pharmacy; Post-Graduation Course In Material Science - Federal University of Rio Grande do Sul And Stem Cell Research Institute, Brazil

    INTRODUCTION: Tissue engineering is used in organ reconstruction by building structures produced with biomaterials that mimic the extracellular matrix. Through electrospinning, nanofibers were developed using PDLLA and PDLLA associated with the microalga Spirulina (PDLLA/Sp), which has anti-inflammatory effects. METHODS: Mesenchymal stem cells (MSCs) extracted from human umbilical cord and mice were seeded in nanofiber moulds for skin regeneration. The biodegradable and biocompatible matrices produced were evaluated for morphology, fiber diameter and pore size by scanning electron microscopy. MSCs were grown in the nanofiber moulds and cell adhesion, proliferation and cytotoxicity tests were performed. RESULTS: The fiber diameter and pore size of the scaffolds obtained were 276±65.9 nm and 2,569±1,279 µm (from PDLLA) and 263±82 nm and 2,395±1,047 µm (from PDLLA/Sp), respectively. In the experiments using mice cells, the adhesion on both matrix types was reduced compared to the control. Human cell experiments are ongoing but an increase in adhesion to the PDLLA/Sp scaffolds at 31.95% is apparent. Both cell types showed proliferation when cultured on the studied biomaterials. The cytotoxicity test suggests that the matrices did not promote cell death. The moulds are being implanted in animals with defects that mimic severe burns which suggest promising results for skin regeneration. The moulds guide cell growth in the defective skin; as the scaffolds degrade, new skin tissue is formed. CONCLUSION: Both scaffolds could be suitable for cell adhesion and proliferation, being good candidates for nanomedicine use. The association of nanotechnology and stem cells is an innovative approach for producing a cutaneous substitute for burn patients.




    TL-17
    TRATAMENTO DA QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU, NA FACE, COM O USO DE HEPARINA TOPICA

    Braga, C F


    C.T.Q. Guaratinguetá

    INTRODUÇAO: O presente estudo avalia o tratamento da queimadura de segundo grau, atingindo a regiao da face, com o uso de heparina tópica de alto peso molecular. A fisiopatologia da heparina se baseia no seu efeito angiogênico, na açao anti-inflamatória e na açao analgésica. OBJETIVO: O objetivo do trabalho é avaliar o uso da heparina tópica na queimadura de segundo grau, na face. MÉTODO: Foram incluídos 9 indivíduos que foram submetidos ao tratamento da queimadura com o uso de heparina; os mesmos foram comparados a um grupo controle, submetido a outro tratamento, que nao o uso da heparina. Foram, ainda, submetidos à avaliaçao clínica e laboratorial após o início do tratamento. RESULTADOS: Verificou-se que, no décimo quinto dia de tratamento, a área tratada com heparina apresentava-se com a pele reepitelizada, com aspecto estético e funcional melhor que as áreas nao tratadas com a heparina. Nenhum dos pacientes apresentou alteraçoes sistêmicas ou laboratoriais. O tratamento resultou na formaçao de um tecido cutâneo de boa qualidade. Os pacientes foram avaliados até 1 ano da data do trauma.




    TL-18
    CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS: FATORES QUE INTERFEREM NA IMPLEMENTAÇAO DA SISTEMATIZAÇAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

    Leontsinis, C M P1; Brito, M E M1; Pinheiro, P N C2; Dias, M A T1; Fiuza, L T2; Souza Filho, M P2


    1. IJF
    2. UFC

    INTRODUÇAO: O trauma térmico necessita de cuidados especiais por meio de uma equipe treinada, sincronizada e responsável para atender ao paciente vítima de queimadura. OBJETIVO: Têm-se como objetivos: verificar o conhecimento da equipe de enfermagem de um Centro de Tratamento de Queimados em um Hospital de Urgência e Emergência sobre a Sistematizaçao da Assistência de Enfermagem - SAE e identificar fatores que interferem na implementaçao da SAE. MÉTODO: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um hospital de urgência e emergência do Município de Fortaleza. Foram sujeitos da pesquisa profissionais da equipe de enfermagem que trabalham na assistência peri-operatória e que aceitaram participar do estudo. A coleta de dados aconteceu no mês de Outubro de 2009, após encaminhamento do projeto ao comitê de ética e pesquisa da instituiçao lócus do estudo; realizou-se uma entrevista semi-estruturada. Os achados foram analisados de forma qualitativa, criando-se um sistema de categoria. RESULTADOS: De forma geral, a equipe de enfermagem percebe a importância da SAE para o serviço e para a prática de enfermagem, a fim de melhorar a qualidade da assistência prestada e valorizaçao do trabalho da enfermagem; referem dificuldades como a falta de comprometimento dos profissionais para implementaçao da SAE, despreparo, falta de treinamento e deficiência de recursos humanos. CONCLUSAO: Conclui-se que fica evidente a importância do trabalho diário da equipe de enfermagem utilizando a SAE, sua implementaçao leva à valorizaçao e autonomia da equipe dentro da instituiçao.




    TL-19
    TENTATIVAS DE AUTO-EXTERMINIO: UMA ANALISE RETROSPECTIVA DE UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS NO ESTADO DO CEARA

    Dias, M A T1; Brito, M E M1; Pinheiro, P N C2; Bonfim, V C2; Alves, M D S2; Sousa, A M A2; Pinheiro, P N C2


    1. IJF;
    2. UFC

    INTRODUÇAO: As circunstâncias que envolvem as queimaduras podem ser acidentais ou intencionais com as tentativas de homicídios e de suicídios. OBJETIVO: O trabalho consiste em apresentar um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo, com pacientes internados por tentativa de auto-extermínio no Centro de Tratamento de Queimados de um hospital público de Fortaleza - CE; tendo como objetivo identificar as características epidemiológicas destes acidentes no ano de 2003 a 2009. MÉTODO: Utilizou-se o Livro de Registro de Internamento e Ocorrências de Enfermagem de um Centro de Tratamento de Queimados onde foi realizado o estudo, tendo como variáveis: idade, sexo, procedência, agente etiológico, superfície corpórea queimada e óbito. Foram excluídos os pacientes admitidos para procedimentos eletivos de cirurgias reparadoras. Os aspectos legais e éticos que envolvem pesquisa com base na resoluçao número 196/96 foram respeitados, sendo elaborado um termo de fiel depositário no sentido de garantir a confidencialidade e a nao utilizaçao das informaçoes para prejuízos dos outros e encaminhado ao comitê de ética da instituiçao. RESULTADOS: Dos 102 casos estudados, 62 (61,36%) eram do sexo feminino; na faixa etária de 31 a 40 anos foram 26 casos (25,49%). O agente causal predominante foi o álcool com 59 (57,84%) doentes; 75 (73,52%) dos casos foram caracterizados com grandes queimados; vindos do interior do estado, com 56 (50%) dos casos. Em relaçao à morbimortalidade, 45 (44,11%) dos casos foram a óbito. CONCLUSAO: Conclui-se que as tentativas de auto-extermínio por fogo sao comuns em Centros de Queimados, sendo necessário um preparo técnico da equipe que presta cuidados a essa vítima e seus familiares.




    TL-20
    PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE CRIANÇAS VITIMAS DE QUEIMADURAS: UMA ANALISE RETROSPECTIVA DE UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

    Castro, A R S1; Brito, M E M2; Pinheiro, P N C3; Silva, K L3; Luna, I T3; Dias, M A T2


    1. HRU
    2. IJ F
    3. UFC

    INTRODUÇAO: As queimaduras sao lesoes de tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica, que evoluem como ferida e que trazem complicaçoes sistêmicas importantes, principalmente em crianças. OBJETIVO: O estudo tem como objetivos: identificar a epidemiologia dos acidentes com queimaduras em crianças nos anos de 2007 a 2008 e verificar os tipos de acidentes por queimaduras em crianças. MÉTODO: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo retrospectivo documental. Os dados foram coletados utilizando o livro de registro de internaçao do Centro de Tratamento de Queimados - CTQ de um Hospital de Urgência e Emergência do Município de Fortaleza. Os resultados foram estruturados e analisados por meio de quadros e tabelas utilizando para tanto os programas Word e Excel 2003 da Microsoftr, embasando-se por literatura. Foram respeitados os aspectos legais e éticos que envolvem pesquisa com base na resoluçao número 196/96, que dispoe sobre pesquisa com seres humanos, sendo encaminhado ao comitê de ética da instituiçao. RESULTADOS: No período estudado, foram internadas 240 crianças; 136 (56,6%) encontravam-se na faixa etária de 0 a 4 anos; 148 (61,6%) eram do sexo masculino; 131 (55%) residiam no interior do Estado; quanto ao agente causal, em 147(61,5%) casos foi o líquido super-aquecido; 175 (73%) das crianças tinham entre 10 a 25% do corpo queimado. CONCLUSAO: O estudo em questao nos mostra a problemática das queimaduras em crianças, e o quanto ainda se tem que caminhar nessa temática, reforça a necessidade de surgirem açoes efetivas de prevençao de acidentes com queimaduras em crianças, sendo necessária a intervençao através da interdisciplinaridade.




    TL-21
    PERFIL DAS INTERNAÇOES POR QUEIMADURAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UNIDADE DE QUEIMADOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO, RIBEIRAO PRETO, 2005 A 2009

    Barruffini, R C P1; Pedro, I C S2; Ferreira, E1; Cologna, A D M1; Daguano, M O1; Farina Júnior, J A1; Nascimento, L C2


    1. HCFMRP-USP
    2. EERP-USP

    INTRODUÇAO: Cerca de 45% dos acidentes da infância e adolescência acontecem no ambiente domiciliar e, dentre os principais tipos, encontram-se as queimaduras. Faz-se necessário identificar as variáveis envolvidas na ocorrência deste tipo de injúria. OBJETIVO: Traçar um perfil das internaçoes por queimaduras de crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 18 anos completos, em uma unidade especializada em queimados de um hospital universitário no município de Ribeirao Preto - SP, no período de 2005 a 2009. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio do levantamento de informaçoes contidas no livro de registros de internaçoes e altas da referida unidade em estudo. Foram analisadas quantitativamente as seguintes variáveis: tempo de permanência na internaçao, idade, sexo, etiologia da queimadura, área de superfície corporal queimada, número mensal de internaçoes para tratamento agudo de queimaduras. RESULTADOS: Diversos agentes etiológicos foram causadores de queimaduras, tais como: escaldamento (por água, café, chá, leite, óleo), álcool, chama direta, brasa, vapor, choque elétrico, entre outros. Porém, a maioria dos acidentes foi causada por escaldamento de água e por álcool, sendo que o primeiro acomete mais crianças com idade até 3 anos e, o segundo, a partir de 7 anos. CONCLUSAO: É essencial estudar as causas e circunstâncias das queimaduras ocorridas na infância e adolescência, a fim de possibilitar a elaboraçao de um diagnóstico que contribua para a implementaçao, execuçao e avaliaçao de estratégias efetivas de intervençao e de prevençao desse agravo nessa parcela da populaçao.




    TL-22
    EVOLUÇAO DO TRATAMENTO DE QUEIMADOS AO LONGO DE 29 ANOS NO ESTADO DO AMAPA

    Souza, Z A


    Pronto Socorro Macapá

    INTRODUÇAO: A queimadura é um trauma que atinge o maior órgao do corpo humano; a pele, é causado por agentes físicos ou químicos e a gravidade é diretamente proporcional à intensidade da açao do agente, do tempo de exposiçao, e da superfície corpórea atingida. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho e fazer uma análise da evoluçao do tratamento do paciente queimado no Estado do Amapá, em 29 anos de atividade médica. MÉTODO: Os métodos usados no atendimento ao queimado foram: Tipos de curativos (aberto, fechado), medicamentos usados: do mercúrio cromo, membranas amnióticas, bandagens vaselinadas até a sufadiazina de prata. RESULTADOS E CONCLUSAO: Usamos curativos fechados, sem ruptura de bolhas com pomadas; em ambiente adequado CTQ. Foram hospitalizados 1.930 pacientes, em 5 anos, com 7 óbitos (0,36%) As queimaduras de 2º grau respondem satisfatoriamente aos tratamentos convencionais. Na queimadura de 3º grau, a enxertia é inevitável. O tratamento multidisciplinar; o local adequado; a dedicaçao de voluntários no CTQ, aumentando a auto-estima dos pacientes; e acompanhamento ambulatorial nos proporcionaram o baixo índice de mortalidade e a diminuiçao da permanência do paciente no hospital. Considerando-se que representamos um Estado com aproximadamente 600 mil habitantes, a média de queimados/ano de "386" justifica-se pela demanda oriunda das Ilhas do Estado do Pará. O tratamento das queimaduras desafia médicos e pesquisadores. A prevençao ainda é o melhor caminho, a qual, no Amapá, é feita pelo voluntariado, com apoio da Mídia, Escolas, Faculdades, ONGs e Poder Público.




    TL-23
    QUEIMADURAS DO TERCEIRO GRAU NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1999 - 2008

    Silva Neto, R; Sabino, A


    Sesdec




    TL-24
    A EXPERIENCIA DA REABILITAÇAO POS-QUEIMADURA: ESTUDO ETNOGRAFICO

    Carvalho, F L; Rossi, L A


    Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto/ Universidade de Sao Paulo/ Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto

    INTRODUÇAO: A reabilitaçao pós-queimadura caracterizase pela recuperaçao das funçoes, aparência e retomada das atividades diárias. O paciente atribui significados diversos à experiência, refletindo dimensoes afetivas, social, econômica, natural e culturais. OBJETIVOS: Compreender o significado da reabilitaçao na perspectiva do sujeito e delimitar as estratégias de enfrentamento. MÉTODO: Estudo etnográfico, segundo o referencial da antropologia interpretativa de Geertz, descrevendo em profundidade dois casos do sexo feminino, com idades entre 20 e 40 anos de idade, atendidos na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto. Os domicílios constituíram o cenário onde foram realizadas observaçoes diretas e entrevistas semi-estruturadas. RESULTADOS: Foram encontrados pontos comuns à experiência: sensaçoes, sentimentos e comportamentos do impacto da sequela da queimadura; auto-imagem negativa, rebaixamento da auto-estima e percepçao de alteraçao do senso de identidade; dificuldades financeiras e de adaptaçao de recursos materiais e do ambiente; valorizaçao do apoio familiar, rede social e equipe; alteraçao nas relaçoes sociais pré-queimadura; preocupaçao com sequelas funcionais e sensaçao de incapacidade; percepçao de responsabilidade pelo processo saúde-doença; conflito entre desejo e limitaçoes para retornar ao trabalho; espiritualidade como estratégia de conforto e estímulo; amadurecimento no ciclo vital pela mudança de atitudes e hábitos; vivência de renascimento e solidariedade. CONCLUSAO: A experiência da reabilitaçao pós-queimadura apontou a importância da mediaçao do profissional de saúde na re-adaptaçao da pessoa ao seu ambiente e às necessidades individuais, enfocando as potencialidades dos sujeitos.




    TL-25
    INSTRUMENTOS DE AVALIAÇAO DA IMAGEM CORPORAL EM PACIENTES QUEIMADOS: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

    Assunçao, F F O; Gonçalves, N; Stuchi, R A G; Rossi, L A


    Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto

    INTRODUÇAO: A imagem corporal tem sido investigada nos pacientes vítimas de queimaduras. A visibilidade das cicatrizes é um dos fatores que dificulta o paciente aceitar sua nova imagem. Objetivo: Identificar, através da revisao integrativa de literatura, instrumentos que avaliam a imagem corporal de pacientes queimados. MÉTODO: Realizada busca nas bases de dados PubMed, LILACS e Web of Knowledge utilizando as palavras-chave queimadura, imagem corporal, autoestima, escala e questionário. A busca foi limitada a estudos em adultos, nos últimos 20 anos. Os estudos foram analisados e classificados conforme o tipo de delineamento e evidência científica do mais forte (E - I) para o mais fraco (E - VII). RESULTADOS: Foram selecionados 6 artigos: todos classificados com nível de evidência (E-VI). Foram encontrados três instrumentos: Satisfaction with Appearance Scale (SWAP), Body Esteem Scale for Adolescents and Adults (BES) e Importance of Appearance Scale (IAS). Cinco estudos utilizaram o SWAP, três apresentaram Alfa de Crombach, que variou entre 0,87 e 0,89. Os outros dois estudos realizaram teste de Multivariate Analysis of Covariance, que demonstrou que a insatisfaçao com a imagem corporal está associada à maior superfície corporal queimada e queimadura de face. Um único estudo empregou as escalas BES e IAS, que por meio de correlaçoes bivariadas e regressao linear concluíram que a satisfaçao com a imagem apresentou correlaçoes de intensidade baixa a moderada com a visibilidade das cicatrizes. CONCLUSOES: Para avaliaçao da imagem corporal nos pacientes queimados, o instrumento mais utilizado foi o SWAP, instrumento específico para avaliaçao desse construto nessa populaçao.




    TL-26
    USO DO NITRATO DE CÉRIO ASSOCIADO A SULFADIAZINA DE PRATA NO TRATAMENTO DO GRANDE QUEIMADO: ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DE 426 CASOS

    Pinto, D C S; Campos, M H; Sakai, R L; Rocha, F S; Mattar, C A; Almeida, P C C; Reis, R; Faiwichow, L; Andrade, A


    HSPE-SP / IAMSPE

    INTRODUÇAO: A infecçao ainda é considerada a maior causa de morbimortalidade no paciente grande queimado. A prevençao e o tratamento da sepse incluem a escarectomia precoce e a cobertura imediata, o uso de antimicrobianos tópicos e sistêmicos, tratamento imunomodulador e unidades específicas de terapia intensiva. OBJETIVOS: Avaliar a correlaçao do uso da associaçao do Nitrato de Cério a 0,4% à Sulfadiazina de Prata a 1% com a taxa de mortalidade tardia do paciente grande queimado em nosso serviço. MÉTODO: Estudo de coorte, longitudinal, retrospectivo de 426 casos de pacientes grandes queimados internados na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital do Servidor Público Estadual de Sao Paulo, no período de 1998 até 2004, que utilizaram a associaçao dos antimicrobianos tópicos nitrato de cério a 0,4% associado à sulfadiazina de prata a 1% ou fizeram uso da sulfadiazina de prata a 1% isoladamente. RESULTADOS: Houve reduçao de 30% na taxa de mortalidade tardia nos pacientes grandes queimados tratados com a associaçao de nitrato de cério e sulfadiazina de prata, quando comparados aos pacientes que utilizaram a sulfadiazina de prata isoladamente. O uso precoce (primeiro dia após a queimadura) da associaçao de nitrato de cério e sulfadiazina de prata levou à reduçao de 51% na taxa de mortalidade tardia. CONCLUSAO: O uso precoce (< 24hs) da associaçao do Nitrato de Cério à Sulfadiazina de Prata reduz significativamente a taxa de mortalidade tardia do paciente queimado.




    TL-27
    ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CURATIVO DE COLAGENO 90% E ALGINATO 10% (FIBRACOLr PLUS) E O CONVENCIONAL DE RAYON NO TRATAMENTO DAS AREAS DOADORAS DE ENXERTO DE PELE

    Pinto, D C S; Sakai, R L; Rocha, F S; Campos, M H; Andrade, A; Souza, A A; Mattar, C A; Andrade, P C; Reis, R; Faiwichow, L


    HSPE-SP / IAMSPE

    INTRODUÇAO: Como tratamento convencional das áreas doadoras no tratamento das queimaduras, preconiza- se a gaze tipo rayon e posterior aplicaçao de vaselina. Como alternativa utilizamos o curativo de colágeno associado ao alginato de cálcio. OBJETIVOS: Comparar o curativo de colágeno 90% e alginato de cálcio 10% (Fibracolr Plus) ao curativo de gaze tipo rayon no tratamento das áreas doadoras, considerando-se a dor, o tempo de epitelizaçao e o a relaçao custo-benefício relacionada à internaçao. MÉTODO: Foram estudadas trinta áreas doadoras de pacientes vítimas de queimadura, tratadas com gaze tipo rayon ou colágeno associado a alginato de cálcio. Foram avaliados tempo de internaçao, dor e relaçao custo-benefício. RESULTADOS: Os pacientes tratados com o curativo convencional apresentaram o valor médio da dor de 6,80 no segundo dia e 4,07 no quinto dia (escala de zero a 10), enquanto os pacientes tratados com o curativo de colágeno e alginato apresentaram um valor médio de 3,27 para o segundo dia e de 1,00 para o quinto dia, com diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos estudados (p<0,05). O tempo médio de internaçao foi de 10,47 dias no primeiro grupo e de 6,33 dias no segundo, apresentando diferença estatisticamente significativa. O custo hospitalar final reduziu-se em aproximadamente 39%. CONCLUSAO: O curativo Fibracolr Plus proporcionou menos dor e desconforto ao paciente, epitelizaçao mais rápida, menor tempo de internaçao e consequente reduçao significativa do custo final quando comparado ao tratamento convencional.




    TL-28
    USO DO CURATIVO DE BIOCELULOSE NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU SUPERFICIAL DE FACE

    Pinto, D C S; Sakai, R L; Rocha, F S; Campos, M H; Souza, A A; Mattar, C A; Almeida, P C C; Andrade, P C; Reis, R; Faiwichow, L


    HSPE-SP / IAMSPE

    INTRODUÇAO: A membrana de biocelulose, produzida pela bactéria Acetobacter xylinuum (Bionextr), é um dos novos produtos objetivando a aceleraçao da restauraçao tecidual. Apresenta permeabilidade seletiva, semitransparência, homogeneidade, permite a passagem de gases e funciona como uma barreira contra os microorganismos. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital do Servidor Público Estadual com a utilizaçao do filme de biocelulose (Bionextr) como curativo no tratamento de queimaduras de segundo grau superficial de face, avaliando a velocidade de restauraçao tecidual, o conforto, a intensidade da dor e a facilidade de aplicaçao. MÉTODO: Vinte pacientes apresentando queimaduras de segundo grau superficial de face foram tratados com o filme de biocelulose (Bionextr). Este curativo foi aplicado no formato de máscara, imediatamente após correta higienizaçao da área queimada, permanecendo até completa epitelizaçao e desprendimento espontâneo do mesmo. RESULTADOS: Os pacientes referiram conforto e mínimas queixas álgicas. Este curativo mostrou- se prático por nao necessitar de trocas, permitindo o banho, abertura ocular, nasal e bucal, possibilitando alimentaçao por via oral. A re-epitelizaçao ocorreu entre 7 e 10 dias. CONCLUSAO: O curativo de biocelulose demonstrou-se excelente opçao de tratamento das queimaduras superficiais de segundo grau da face quanto a facilidade do manuseio, reduçao da dor e velocidade da restauraçao tecidual.




    TL-29
    AVALIAÇAO COMPARATIVA DO USO DE HIDROALGINATO COM PRATA E O CURATIVO CONVENCIONAL EM QUATRO CAMADAS NAS QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU

    Pinto, D C S; Rocha, F S; Sakai, R L; Campos, M H; Souza, A A; Reis, R; Mattar, C A; Almeida, P C C; Faiwichow, L


    HSPE-SP/IAMSPE

    INTRODUÇAO: O tratamento habitual da queimadura de segundo grau superficial ou profunda (curativo de quatro camadas) vem apresentando novas alternativas terapêuticas nos últimos 10 anos, especialmente no que diz respeito às coberturas que associam a prata ao hidroalginato (Silvercelr). OBJETIVOS: Comparar o tratamento convencional da queimadura de segundo grau superficial (curativo de quatro camadas) e profundo (curativo de quatro camadas + sulfadiazina de prata a 1%) com o curativo de hidroalginato com prata quanto aos critérios: dor, evoluçao da queimadura e praticidade de uso. MÉTODO: Selecionamos 20 pacientes com queimaduras de segundo grau superficiais ou mistas, com superfície corpórea queimada (SCQ) de até 5%. Utilizamos três tipos de curativos: I: quatro camadas; II: quatro camadas + sulfadiazina de prata a 1%; III: composto de alginato de cálcio, carboximetilcelulose, nylon e prata elementar (Silvercelr). RESULTADOS: As trocas do curativo I e II foram extremamente dolorosas (escala de dor 7, 8 e 9). No curativo tipo III, as trocas receberam notas 0, 2 e 3. A reepitelizaçao ocorreu na seguinte média de tempo: curativo I (2º grau superficial) - 10,6 dias; curativo II (2º grau misto) - 17,6 dias; curativo III - 8 dias para 2º grau superficial e 12,6 dias para 2º grau profundo. O uso do curativo de hidroalginato com prata mostrou-se fácil e prático, especialmente pelo menor número de trocas. CONCLUSAO: O curativo com hidroalginato com prata apresentou melhores resultados quanto a dor, a velocidade da restauraçao tecidual e a praticidade de troca.




    TL-30
    USO DO SISTEMA DE COMPRESSAO MULTICAMADAS EM PACIENTES PORTADORES DE ULCERAS VENOSAS CRONICAS

    Pinto, D C S; Campos, M H; Rocha, F S; Sakai, R L; Souza, A A; Reis, R; Mattar, C A; Almeida, P C C; Faiwichow, L


    HSPE-SP/IAMSPE

    INTRODUÇAO: As úlceras venosas sao de difícil tratamento nao somente pela doença crônica vascular de base, mas também pela necessidade de uma prolongada terapia com curativos, com longo período de afastamento do trabalho. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia da terapia de compressao multicamadas em pacientes portadores de úlceras venosas de membros inferiores já submetidos a tratamento compressivo padrao (bota de Unna) por pelo menos 1 ano, além de estabelecer o custo comparativo dos dois tratamentos. MÉTODO: Foram selecionados cinco pacientes portadores de úlceras venosas de até 10 cm de diâmetro em membros inferiores que já haviam utilizado o curativo compressivo estático (bota de Unna) por no mínimo um ano sem sucesso. O sistema de curativo em quatro camadas foi trocado a cada 7 dias. As feridas foram devidamente fotografadas em todas as trocas. RESULTADOS: Houve fechamento completo das cinco feridas, em média após 7 trocas (sete semanas) e a reduçao significativa do edema, com grande melhora da dor, já evidenciados a partir da primeira troca. CONCLUSAO: A reduçao importante do edema e da dor foi evidente já na primeira semana de uso do curativo compressivo de 4 camadas. O resultado final favorável ocorreu em todos os casos e a relaçao de custo e benefício mostrou uma reduçao percentual comparativa com a bota de Unna (tratamento compressivo padrao) de aproximadamente 72% no custo final.




    TL-31
    RELATO DE CASO: APLICAÇAO DA MEMBRANA DE BIOCELULOSE (BIONEXTr) EM DOIS PACIENTES COM SINDROME DE STEVENS JOHNSON

    Pinto, D C S; Campos, M H; Rocha, F S; Sakai, R L; Souza, A A; Reis, R; Mattar, C A; Almeida, P C C; Faiwichow, L


    HSPE-SP/IAMSPE

    INTRODUÇAO: A síndrome de Stevens Johnson (SSJ) é uma reaçao cutâneo-mucosa grave que ocorre devido a uma reaçao de hipersensibilidade tardia a fármacos. Apresentam-se como lesoes bolhosas e eritematosas com desprendimento da pele, que mimetizam uma queimadura de segundo grau. Acomete principalmente face, pescoço e tórax, contribuindo para infecçoes secundárias. Devido à perda da camada superficial da pele, estas lesoes sao tratadas como queimaduras. OBJETIVOS: Verificar a aplicabilidade e a relaçao custo-benefício do curativo de biocelulose no tratamento das feridas na Síndrome de Stevens Johnson. MÉTODO: Foram selecionadas duas pacientes apresentando Síndrome de Stevens Johnson, tratadas com curativos de biocelulose (Bionextr). Caso 1: paciente de 25 anos. Caso 2: paciente de 39 anos; ambas com 80% de superfície corpórea acometida. Foram avaliados os seguintes itens: facilidade de aplicaçao, conforto do paciente, número de lâminas utilizadas, tempo de tratamento e custo total. RESULTADOS: O curativo de biocelulose proporcionou mais conforto, praticidade e menos dor, por nao necessitar trocas, apenas reaplicaçao nas áreas descoladas. O curativo permite o banho, pois nao sai na água. Caso 1: reepitelizaçao em 10 dias. Material utilizado: duas caixas de 15x20 cm (quarenta unidades) e uma caixa de 10x15 cm (10 unidades), com custo de R$ 1600,00. Caso 2: reepitelizaçao em 10 dias. Material utilizado: quatro caixas de 15x20 cm (oitenta unidades), com custo de R$3.200,00. CONCLUSAO: O curativo de biocelulose é uma excelente opçao terapêutica para o tratamento da síndrome de Stevens Johnson, proporciona facilidade de aplicaçao, menos dor, aceleraçao da epitelizaçao e boa relaçao custo-benefício.




    TL-32
    EPIDEMIOLOGIA DO QUEIMADO POR CANO DE ESCAPE DE MOTO DO HOSPITAL REGIONAL DE URGENCIA E EMERGENCIA DE CAMPINA GRANDE

    Braga, B M; Braga, J R C; Teixeira, R G; Queiróz, R C T; Costa, P P C; da Silva, P F


    FCM-CG

    INTRODUÇAO: Tem crescido intensamente o número de motocicletas em nossa cidade. Os queimados por moto representam 6,2% do total de pacientes atendidos. OBJETIVOS: Reconhecer o perfil epidemiológico e comportamento do queimado por cano de moto, para entao estabelecer campanhas preventivas contra essa queimadura. MÉTODO: Estudo retrospectivo de revisao do banco de dados de prontuários da unidade de queimados. Foram incluídos todos os queimados por cano de moto de 2002 a 2009. RESULTADOS: O número de queimados por cano de moto tem crescido, sendo 9 pacientes em 2002 e 40 em 2009. De um total de 181 pacientes atendidos, 59% eram homens e 60% tinham de 15 a 39 anos. 31% tinham queimaduras do 2º grau e 67% do 3º grau. Distinguem-se dois grupos de pacientes: os que procuram o serviço na fase aguda e os que procuram entre o 5º e o 8º dia. Na fase aguda, o tempo de internaçao médio foi de 72 horas, e 7% necessitaram de enxertia. Na fase tardia, o tempo de internaçao médio foi de 13 dias e realizada enxertia em 80%. CONCLUSAO: Pacientes tratados na fase aguda têm recuperaçao mais rápida e menor sequela. Os que chegam no 6º dia apresentam um tratamento mais longo e sequelas mais significativas. Tecnologia com algum tipo de isolante térmico é necessário na prevençao desta queimadura, pois reduziria o custo público com saúde e faltas a escola e trabalho. A populaçao deve ser orientada a procurar o serviço precocemente, assim terá recuperaçao mais rápida e melhor benefício estético.




    TL-33
    PREVALENCIA E FATORES ASSOCIADOS A INFECÇAO DAS LESOES POR QUEIMADURA EM HOSPITALIZADOS NA CIDADE DO NATAL, BRASIL

    Alcântara, I C; Pereira, M G; Lima, K C


    UFRN

    OBJETIVO: Analisar a prevalência e os fatores associados às infecçoes em pacientes com lesao por queimaduras hospitalizados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral Monsenhor Walfredo Gurgel (RN). MÉTODO: Trata-se de um estudo seccional com 161 pacientes adultos e crianças, de ambos os sexos, internados no CTQ, durante o período de 1 de novembro de 2007 a 1 de agosto de 2010. Os dados para avaliaçao dos fatores associados (condiçao sócio-econômico-demográfica) e caracterizaçao da queimadura dos pacientes foram coletados por meio de questionário construído com base no "Estudo clínico-epidemiológico multicêntrico dos pacientes com queimaduras agudas atendidos nos centros de tratamento de queimados no Brasil". RESULTADOS: A antibioticoterapia, usada como parâmetro para desenvolvimento de infecçao, teve prevalência de 61,5%, sendo a maioria do sexo masculino, com frequência de 61,5%, e crianças de até 13 anos. Os fatores associados foram a extensao e a profundidade da lesao (p<0,001), com maior ocorrência de infecçao para os casos de lesao de III grau e grande queimado (p<0,001). CONCLUSAO: A prevalência de infecçao encontrada neste estudo em lesoes por queimaduras de pacientes hospitalizados foi consideravelmente alta. O desenvolvimento de infecçao nos mesmos nao esteve associado aos fatores socioeconômicos destes, mas com os fatores relativos à extensao e à profundidade da lesao. Queimaduras marcam suas vítimas para toda a vida. Assim, é importante se pensar numa orientaçao à realizaçao de programas de prevençao e medidas que possam oferecer subsídios que visem à reduçao de queimaduras e a consequente internaçao desse público específico.




    TL-34
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DAS CRIANÇAS QUEIMADAS DE 0-15 ANOS ATENDIDAS NO HOSPITAL REGIONAL DE CAMPINA GRANDE - PARAIBA, DURANTE O PERIODO DE 2002 A 2009

    Queiroz, R C T1; Braga, J R C1; Braga, B M1; Coutinho, P P C1; Ferreira, P1; Teixeira, R G1; Queiroz, R C T2


    1. FCM-CG
    2. FCM-PB

    INTRODUÇAO: As crianças sao as vítimas mais frequentes das queimaduras e esta a segunda causa de morte acidental na infância. As investigaçoes epidemiológicas em queimaduras têm possibilitado a compreensao dos fatores de risco, desenvolvimento de medidas preventivas e avaliaçao de novos tratamentos. OBJETIVOS: Traçar o perfil epidemiológico das crianças queimadas e colaborar com informaçoes para elaboraçao de açoes educativas e campanhas de prevençao. MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo e retrospectivo, com dados obtidos nos prontuários das crianças internadas por queimadura no período de 2002 a 2009. Foi analisado o perfil epidemiológico em relaçao a sexo, faixa etária mais acometida, tempo de internaçao e agente etiológico das queimaduras. RESULTADOS: Foram estudados 1519 casos de menores de 15 anos, os quais correspondem a 52% do total de pacientes. 53,9% eram do sexo masculino; a faixa etária mais acometida foi de um a quatro anos (57%); o tempo de internaçao foi de um a cinco dias em 37,7% e de seis a dez dias em 36,9%; a escaldadura foi o principal agente etiológico envolvido (58,8%). CONCLUSAO: Os resultados obtidos mostram a necessidade de desenvolver programas educativos e campanhas de prevençao na populaçao em geral e no ambiente familiar, visto que a maioria dos casos ocorre dentro do próprio domicílio e que estes poderiam ter sido evitados.




    TL-36
    ATUAÇAO FISIOTERAPEUTICA NO PACIENTE QUEIMADO VITIMA DE CHOQUE ELÉTRICO

    Borges, R; Barbosa, P; Távora, M; Abreu, C


    Instituto de Apoio ao Queimado

    INTRODUÇAO: Entende-se por queimadura o quadro resultante da açao direta ou indireta do calor sobre o organismo humano. As causas mais frequentes das queimaduras sao: chama de fogo, contato com água fervente ou outros líquidos quentes, corrente elétrica transformada em calor ao contato com o corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, no Brasil acontecem um milhao de casos de queimaduras a cada ano, 200 mil sao atendidos em serviços de emergência e 40 mil demandam hospitalizaçao. As queimaduras estao entre as principais causas externas de morte registradas no Brasil, perdendo apenas para outras causas violentas, que incluem acidentes de transporte e homicídios. As queimaduras por choque elétrico sao lesoes graves, têm caráter mutilante, apresentam um ponto de entrada e outro de saída. Principais sequelas: fibrose muscular progressiva, contraturas e perda de funçao. OBJETIVO: O presente estudo irá relatar o caso de dois pacientes vítimas de queimadura por choque elétrico. RELATO DE CASO: Trata-se de um paciente adulto do sexo masculino, vitima de choque elétrico por acidente de trabalho, e uma criança do sexo feminino, ambos atendidos no Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ) no primeiro semestre do ano de 2010. Serao discutidos aspectos encontrados e a intervençao fisioterapêutica diante das diversas fases e intercorrências apresentadas durante o atendimento dos pacientes. CONCLUSAO: Assim, podemos concluir que, quanto mais precoce o paciente receber atendimento fisioterápico adequado e especializado, melhor será o prognóstico de recuperaçao desse tipo de paciente.




    TL-37
    TENTATIVA DE SUICIDIO POR QUEIMADURA EM PACIENTE POS-TRANSPLANTE RENAL: RELATO DE CASO

    Ramos, M L C; Machado, C K; Monteiro Júnior, I; Gragnani, A; Ferreira LM


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: Em cerca de 85% dos casos de tentativa de suicídio, há desordem psiquiátrica prévia, e em 2/3, há algum tipo de doença crônica. Dentre estas, a insuficiência renal crônica (IRC) antes ou após transplante contribui para o aumento da incidência de comportamentos suicidas nestes pacientes. OBJETIVO: Relatar caso de paciente pós-transplante renal com queimadura autoprovocada. RELATO DE CASO: Paciente do sexo feminino, 52 anos, admitida hemodinamicamente estável, com superfície corpórea queimada de 32% em face, pescoço, tronco e membros, segundo grau profundo e terceiro grau e suspeita de lesao inalatória. Antecedentes de IRC dialítica por 20 anos, transplante renal e artroplastia de quadril há 6 e 4 meses, respectivamente. Depressao maior e alcoolismo prévios referidos pela família. Solicitada avaliaçao da nefrologia, que reduziu temporariamente as doses dos imunossupressores em uso (tacrolimus, azatioprina e predinisona). No quarto dia pós-queimadura, a paciente foi submetida a desbridamento com intubaçao orotraqueal mantida no pós-operatório. Feita a segunda enxertia 7 dias após a primeira e iniciou-se hemodiálise. Houve melhora clínica, porém 20 dias pós-queimadura a paciente apresentou quadro de sepse grave. Um mês pós-queimadura, um novo desbridamento com enxertia foi realizado. Entretanto, após 5 dias, houve agravamento do quadro séptico com parada cardiorrespiratória e óbito. CONCLUSAO: A IRC precipita um espectro de sintomas depressivos nos pacientes que permanecem em parte deles, mesmo após transplante renal bem sucedido, podendo culminar com práticas suicidas com queimaduras. As UTQs devem estar preparadas para receber pacientes suicidas, que requerem tratamento multidisciplinar complexo, incluindo suporte psiquiátrico intensivo.




    TL-38
    O USO DO POLIHEXAMETILENO DE BIGUANIDA NAS LESOES INFECTADAS POR QUEIMADURAS

    Bastos, D1; Silva, A1; França, P1; Brandao, U2


    1. HGE
    2. CER - SESAB

    INTRODUÇAO: Queimadura constitui trauma na pele que pode levar à destruiçao dos tecidos e vasos sanguíneos, causada por calor ou frio excessivo. Para um tratamento eficaz, temos como base uma boa escolha da cobertura da ferida. O curativo composto de polihexametileno de biguanida (PHMB 0,2%) foi experimentado por se tratar de potente antimicrobiano favorável no controle de microorganismos presentes em feridas infectadas. OBJETIVO: Avaliar benefícios no tratamento com a utilizaçao do polihexametileno de biguanida (PHMB 0,2%) em queimaduras. MÉTODO: Pesquisa Descritiva - Paciente com internamento em hospital público da cidade de Salvador (BA). Consideraçoes baseadas em prontuários e observaçoes diretas na evoluçao da lesao após administraçoes dos curativos e registro fotográfico sistematizado pelas autoras. Evoluçao do Caso - paciente do sexo feminino, 36 anos, internada em 23/04/2010, com queimaduras em membros inferiores, de 2º e 3º graus, provocadas por chama, com infecçao, necrose e dor. Realizado debridamento nas lesoes e utilizado o curativo com gaze impregnada com polihexametileno de biguanida (PHMB 0,2%) como cobertura. Troca a cada três ou quatro dias, obtendo-se resultados satisfatórios a partir da 1ª troca e encaminhamento para enxertia na 5ª troca. CONCLUSAO: Com a utilizaçao de polihexametileno de biguanida (PHMB 0,2%) chegou-se ao resultado satisfatório no tratamento de feridas provocadas por queimaduras, inclusive com trocas reduzidas de curativos e tempo de tratamento.




    TL-39
    QUEIMADURA POR RAIO: REVISAO E RELATO DE CASO

    Ramos, M L C; Forster, S A; Monteiro Júnior, I S; Gragnani, A; Ferreira, L M


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: A mortalidade por raio mundial estimada é de 0,2 a 1,7 mortes por um milhao de pessoas. Cerca de 10% a 30% dos pacientes atingidos por raio morrem e 74% dos sobreviventes apresentam alguma sequela permanente. O Brasil é uma das áreas que possuem as maiores incidências do planeta, com 50 milhoes de raios por ano. OBJETIVO: Relatar caso de paciente com queimadura por raio e revisar literatura. RELATO DE CASO: Homem, 34 anos, admitido após ser atingido por um raio em uma motocicleta. Apresentou parada cardiorrespiratória no local, sendo reanimado pela equipe de resgate. Apresentava queimaduras de 4% da superfície corpórea queimada de segundo grau superficial. O paciente apresentava hemorragia subaracnoídea traumática de tratamento conservador. Seguiu internado em UTI com resoluçao espontânea das queimaduras após curativos e cuidados locais, mantendo sequela neurológica. Foi a óbito após 90 dias de internaçao por insuficiência respiratória aguda decorrente de pneumonia aspirativa. CONCLUSAO: A onda de choque do raio pode arremessar a vítima por até 10 metros e, por isso, pode causar grandes lesoes como trauma craniano ou abdominal. A maioria das mortes por raio é imediata ou resulta em parada cardiorrespiratória em assistolia ou fibrilaçao ventricular. Existem 4 tipos de lesoes de pele que podem ocorrer após queimadura por raio: linear, puntiforme, arborifome e térmica. As lesoes por raio possuem relevância epidemiológica e os profissionais de saúde devem estar preparados para o atendimento, também pré-hospitalar. As injúrias típicas devem ser conhecidas para que sejam corretamente diagnosticadas e tratadas.




    TL-40
    MUDANÇAS FARMACODINAMICAS DA TERAPIA ANTICONVULSIVANTE EM PACIENTE EPILÉTICO QUEIMADO

    Ramos, M L C; Romao, A M; Gragnani, A; Ferreira, L M


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: Pacientes epiléticos sofrem risco de queimadura durante episódios convulsivos. Cerca de 1,6 a 3,7% das admissoes nas unidades de tratamento de queimaduras estao relacionadas a convulsoes. Tais queimaduras podem ser severas devido ao estado de inconsciência do paciente durante o acidente. Por outro lado, queimaduras severas também podem aumentar o risco de convulsoes em pacientes epiléticos devido a desordens metabólicas e stress físico e psicológico associado ao tratamento da queimadura, levando a episódios recorrentes de convulsoes. RELATO DE CASO: Este é o relato de uma mulher, de 39 anos de idade, com 27% de superfície corporal queimada, autoinfligida, queimaduras de segundo e terceiro graus com história prévia de epilepsia e antecedente de tratamento regular com anticonvulsivantes. Durante o tratamento bem sucedido da queimadura, a paciente apresentou episódios recorrentes de convulsoes de difícil controle. DISCUSSAO: Este estudo revisa fatos que afetam o limiar convulsivógeno, como dor, privaçao de sono, estresse psicológico, desordens metabólicas relacionadas à fisiopatologia das queimaduras (aumento do clearence de creatinina e reduçao do nível sérico de albumina), e mudanças na farmacodinâmica relacionadas a prescriçoes de drogas utilizadas para tratar as queimaduras ou as convulsoes. CONCLUSAO: É mandatória a educaçao de pacientes convulsivos para prevenir situaçoes de risco. Equipe multidisciplinar que trata pacientes com queimaduras deve estar alerta que a queimadura por si só é uma condiçao que aumenta o risco de crises convulsivas. Pode haver necessidade de controle do nível sérico de drogas anticonvulsivantes ou ajuste de dosagem e é necessário evitar estresse físico e mental.




    TL-41
    O EFEITO DO POLIHEXAMETILENO DE BIGUANIDA (PHMB 0,2%) NO TRATAMENTO DAS QUEIMADURAS

    Marina, A1; Bastos, D1; França, P1; Briglia, C1; Brandao, U2


    1. HGE
    2. CER - SESAB

    INTRODUÇAO: Queimadura constitui trauma na pele que pode causar transtorno à saúde do indivíduo, levando-o até à morte, independente do agente causador (calor ou frio excessivo). O tratamento adequado deve ser planejado de forma que proporcione recursos de prevençao às complicaçoes e amenize o desconforto, com cuidado e eficiência na escolha da cobertura dos curativos. OBJETIVO: Experimentar o curativo com polihexametileno de biguanida (PHMB 0,2%), observando sua eficácia no tratamento de queimaduras. MÉTODO: Relato Descritivo - paciente internado em hospital público do Estado da Bahia especializado no tratamento de queimaduras, período de 23/04 a 21/05/2010. Levou-se em conta a queimadura em si, as complicaçoes que desenvolveu e reaçoes com trocas de curativos em espaços de três a cinco dias, os registros fotográficos, acompanhamento dos prontuários, comparaçoes e observaçoes diretas. Evoluçao do Caso - paciente toxicômano, sexo masculino, natural de Salvador-BA, sofreu queimadura de 2º grau profundo em regiao dorso lombar e desconhecia o agente causal devido à grande quantidade de droga ilícita consumida. Inicialmente, a lesao apresentava necrose amarelada e drenagem de secreçao serosanguinolenta. Realizado curativo com gaze impregnada de polihexametileno de biguwwwanida (PHMB 0,2%), antimicrobiano, que favorece no controle de microorganismos presentes nas infecçoes e exerce efeito bactericida. Após três dias, foi observada melhora acentuada, com diminuiçao estimada em 60% da área necrótica. No quinto dia, 90% da área já apresentavam granulaçao e o paciente foi encaminhado para programaçao de enxertia. CONCLUSAO: A utilizaçao do polihexametileno de biguanida (PHMB 0,2%) demonstrou ter uma boa eficácia no tratamento de queimaduras, tendo também um bom resultado em área necrótica, em curto espaço de tempo.




    TL-42
    EFEITOS DO TAMOXIFENO TOPICO NAS CICATRIZES HIPERTROFICAS E QUELOIDES NOS QUEIMADOS

    Costa, M G F; Martins, F


    Hosp. Cristo Redentor

    INTRODUÇAO: Os pacientes vítimas de queimaduras profundas, com muita frequência, apresentam cicatrizes patológicas, caracterizadas por hipertrofia, vermelhidao, calor, dor e prurido intenso. Existem várias opçoes terapêuticas para o tratamento dessas lesoes, entretanto, nenhuma é comprovadamente eficaz. O tamoxifeno tópico é mais uma tentativa de aliviar os sintomas desses pacientes. OBJETIVO: O objetivo do nosso estudo é, através do relato de 26 casos, difundir o uso do tamoxifeno e aumentar as chances de melhorar a qualidade de vida dos pacientes queimados. MÉTODO: Foram analisados 26 pacientes do ambulatório de queimados do Hospital Cristo Redentor, que fizeram uso do tamoxifeno tópico por um período de aproximadamente três meses. A indicaçao para o uso do medicamento foi a presença de cicatriz de queimadura ainda em atividade, apresentando sintomas de dor, calor, vermelhidao e/ou prurido. O tamoxifeno utilizado foi a 0,1% com base de absorçao transdérmica. RESULTADOS: A maioria dos pacientes relatou melhora dos sintomas com o uso do tamoxifeno tópico, apresentou melhora do prurido; melhora da dor; relatou que a cicatriz tornouse menos vermelha e mais maleável. Apenas um paciente apresentou reaçao alérgica tópica ao medicamento e teve seu uso interrompido. Estes resultados foram observados nas revisoes mensais destes pacientes, com documentaçao fotográfica e anotaçoes em fichas dos relatos feitos. DISCUSSAO: As cicatrizes que resultam de queimaduras profundas em muitos pacientes desenvolverao quelóides ou cicatrizes hipertróficas, independente de predisposiçao genética do paciente ou da localizaçao da queimadura. Isso decorre do fato de as cicatrizes causadas por trauma apresentarem maior produçao de colágeno, quando comparadas às produzidas por incisoes cirúrgicas.




    TL-43
    UTILIZAÇAO DE COBERTURA DE HIDROFIBRA COM PRATA EM QUEIMADURA DE SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS

    Manfredini, R1; Manfredini, C2; Da Rosa, F3


    1. Clínica de Cirurgia Plastica
    2. URI Erechim; BMD/Convatec

    INTRODUÇAO: A cobertura de hidrofibra com prata é composta de carboximetilcelulose sódica e 1,2% de prata iônica, sendo indicada para tratamento de queimaduras de 2º grau, com a finalidade de prevenir e tratar infecçoes e estimular a cicatrizaçao de áreas queimadas. Em nossa prática, vivenciamos a experiência de utilizar este produto em queimaduras de espessura parcial e total com excelentes resultados. OBJETIVOS: Demonstrar o resultado da utilizaçao de hidrofibra com prata em paciente com queimadura de 2º e 3º grau de membros inferiores e maos. MÉTODO: Este estudo foi realizado com uma paciente de 32 anos, que apresentou queimaduras de 2º e 3º graus em membros inferiores e maos, causada por fogo em ambiente laboral. Realizou-se desbridamento em toda a área queimada e fasciotomias na mao e perna esquerdas, com a aplicaçao de coberturas de hidrofibra com prata, trocadas a cada sete dias, por um período de 40 dias. A paciente ficou internada em unidade hospitalar por quinze dias e, posteriormente, o tratamento foi ambulatorial, sem a utilizaçao de antibioticoterapia sendo a analgesia nao opióide. RESULTADOS: Menor tempo de hospitalizaçao, melhor resultado estético e cicatricial; reduçao significativa da dor, proporcionando conforto e bem estar, e reduçao de custos. Retorno ao posto de trabalho em 120 dias. CONCLUSAO: A utilizaçao da hidrofibra com prata foi satisfatória nas queimaduras de 2º e 3º grau sem a necessidade de realizaçao de enxertos, com tecido cicatricial de boa qualidade, sendo preservadas funçao e estética dos membros inferiores e maos.




    TL-44
    TRATAMENTO DE QUEIMADURA POR FOGO COM A UTILIZAÇAO DE ENXERTO E CURATIVOS COM HIDROFIBRA COM PRATA NAS AREAS DOADORAS E RECEPTORAS

    Manfredini, R1; Manfredini, C2; Da Rosa, F3


    1. Clínica de Cirurgia Plástica
    2. Uri Erechim
    3. BMD/Convatec

    INTRODUÇAO: Lesoes geradas por queimaduras de 3º grau geralmente necessitam serem enxertadas para melhorar a qualidade dos tecidos cicatriciais resultantes. Em nosso serviço, observamos que a utilizaçao de hidrofibra com prata nos curativos das áreas queimadas reduziu a necessidade de enxertia cutânea e apresentou melhor eficácia do tratamento na área doadora e receptora dos enxertos. OBJETIVO: Apresentar o resultado da utilizaçao de hidrofibra com prata em área doadora e receptora de enxerto cutâneo. Demonstrar a reduçao da necessidade de enxertia nas áreas de queimaduras de terceiro grau. MÉTODO: Paciente do sexo feminino, de 42 anos, acidente de trabalho por fogo, com queimaduras de 2º e 3º graus, apresentando síndrome compartimental em membro inferior esquerdo e mao esquerda. Realizado debridamento, fasciotomia, curativos com hidrofibra com prata, e enxertia em pequenas áreas. Queimadura de via aérea, necessitando internaçao em unidade de terapia intensiva. Curativos realizados a cada sete dias em centro cirúrgico e anestesia geral. RESULTADOS: Menor tempo de hospitalizaçao, melhor resultado estético e qualidade cicatricial; reduçao significativa da dor, proporcionando conforto e bem estar e reduçao de custos. Reduçao das áreas de enxertia. CONCLUSAO: A utilizaçao de hidrofibra com prata sobre áreas doadoras e receptoras de enxerto resulta em reduçao de dor, riscos para infecçao, riscos anestésicos, odor e custos. Houve reduçao da necessidade de enxertia em áreas de queimadura de terceiro grau. O método proporcionou alta precoce e contribuiu para o conforto e qualidade de vida do paciente.




    TL-46
    UTILIZAÇAO DE MATRIZ DE REGENERAÇAO DÉRMICA SOBRE AREA OSSEA DESPROVIDA DE PERIOSTEO EM MI

    Lodeiro, R; Wojcicki Filho, Z; Sanchis, A; Pruss, J; Fagundes, L


    Hospital Dom Joao Becker

    INTRODUÇAO: A perda da cobertura cutâneo-muscular do membro inferior cria por vezes um dilema de difícil soluçao. Associada a fraturas ósseas e revascularizaçoes, pode ser um caminho para amputaçao, conforme o caso. A utilizaçao de matrizes de regeneraçao dérmica (MRD) pode trazer soluçoes de baixa morbidade e fácil execuçao, se considerarmos, por exemplo, retalhos tipo "cross-leg" ou retalhos livres. OBJETIVOS: Apresentar uma aplicaçao pouco frequente das MRD em um caso de difícil soluçao pelos meios convencionais. RELATO DO CASO: JBMK, 24 anos, acidente de motocicleta (jun/2009); apresentou fratura exposta estável de tíbia direita, pseudo-aneurisma por ruptura de artéria poplítea, com pulso pedioso mantido e com perda de toda loja dermo-fascio-muscular anterior da perna direita, seguido de infecçao por Pseudomonas, que consumiu o periósteo tibial subjacente à lesao. Foi usada uma MRD (Pelnacr) para prover cobertura à área exposta. A análise foi feita por observaçao e estimativa percentual de área que se conseguiu cobrir com a formaçao do conjunto derme-epiderme, onde o enxerto usado tinha 0,06 pol de espessura (dermátomo Zimmer a nitrogênio). Foram considerados indicadores clínicos de infecçao como determinantes para início de investigaçao laboratorial. Um ano de seguimento. RESULTADOS: Houve integraçao de 100% da MRD na área óssea exposta, sem nenhuma evidência de processos infecciosos. CONCLUSAO: As MRD sao alternativas viáveis para áreas onde há exposiçao óssea, principalmente se o uso de retalhos estiver limitado por fatores diversos. A qualidade da cobertura mostrou-se superior à enxertia simples sobre o osso.




    TL-47
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DOS CASOS DE QUEIMADURAS INTERNADOS NO HOSPITAL SAO RAFAEL (SALVADOR-BA)

    Greco Jr, J; Paiva Jr, M


    Hospital Sao Rafael (Salvador-BA)

    INTRODUÇAO: O atendimento aos pacientes vítimas de queimaduras no Hospital Sao Rafael foi iniciado em 1999, e desde entao mantém uma média 1,7 pacientes internados mensalmente. Trata-se de uma instituiçao de grande porte, predominantemente particular, com diversas especialidades médicas, contando com 329 leitos, distribuídos em apartamentos, unidades semi-intensivas, UTI adulto e pediátrica. Mesmo nao dispondo de Centro de Tratamento de Queimados, nossos resultados de tratamentos sao comparáveis aos realizados nessas unidades especializadas, como evidenciado em publicaçao anterior. OBJETIVO: Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes internados por queimaduras no Hospital Sao Rafael, em Salvador, Bahia. MÉTODO: Foram analisadas 241 vítimas de queimaduras internadas retrospectivamente, de janeiro de 1999 a maio de 2010. Todos foram acompanhados por um único cirurgiao plástico, que realizou todos os procedimentos cirúrgicos. Os pacientes foram admitidos pela unidade de emergência e, quando preenchiam aos critérios de internaçao, eram encaminhados a apartamentos, semi-intensiva ou UTI, conforme a gravidade do caso. Os dados estatísticos foram analisados pelo sistema Epi-Info. RESULTADOS: Identificamos uma clientela predominantemente do sexo masculino (72,5%), maior de 16 anos de idade (76,7%) e um porcentual de queimaduras químicas (15,7%) e elétricas (11,8%) maior que o encontrado na literatura. A maioria (84,3%) das lesoes foi classificada como 2º grau, e os membros inferiores representaram as áreas mais acometidas (51%). CONCLUSAO: Concluímos que nossos resultados foram equivalentes aos encontrados na literatura, exceçao feita à incidência mais elevada de queimaduras químicas e elétricas, pelo fato de sermos referência de um grande Pólo Petroquímico.




    TL-48
    UTILIZAÇAO DO INTEGRAr EM SEQUELA DE QUEIMADURA (HOSPITAL SAO RAFAEL-SALVADOR- BA): RELATO DE CASO

    Greco Jr., J1; Briglia, C H2; Paiva Jr., M1


    1. Hospital Sao Rafael (Salvador-BA)
    2. Hospital Geral do Estado da Bahia (HGE)

    INTRODUÇAO: O Integrar, também conhecido como Matriz de Regeneraçao Dérmica, é um sistema membranoso bilaminar composto por coprecipitado de colágeno tipo I de tendao bovino e glicosaminoglicano de tubarao, cobertos temporariamente por silicone. A sua utilizaçao para tratamento de queimaduras agudas data de 1981, passando a ser indicado também para tratamento de sequelas de queimaduras mais recentemente. OBJETIVO: Relatar o caso clínico da primeira utilizaçao do Integrar no Estado da Bahia, que foi realizada no Hospital Sao Rafael em Salvador, no ano de 2009. RELATO DE CASO: Paciente L.C.S.M., 10 anos de idade, sexo feminino, vítima de queimaduras por álcool há 3 anos em membro superior esquerdo (MSE). Queixava-se de limitaçao de movimentos em MSE e de cicatrizes inestéticas. Ao exame: extensa cicatriz em mama esquerda e MSE também pós-enxertia de pele parcial, com contratura importante em axila. Submetida à ressecçao das cicatrizes e colocaçao da matriz sobre o tecido celular subcutâneo. Após 3 semanas, foi retirada a camada de silicone do Integra, seguida de enxertia de pele parcial sobre a neoderme. Percebe-se melhora da qualidade estética das cicatrizes, liberaçao da contratura axilar esquerda com aumento importante da amplitude para flexao, extensao e abduçao do MSE, desenvolvimento da mama esquerda sem grandes alteraçoes e, principalmente, satisfaçao da paciente com o resultado. CONCLUSAO: Concluímos que a utilizaçao do Integrar para o tratamento das sequelas de queimaduras pode ser uma alternativa segura, porém tem ainda como fator limitante principal para a difusao do seu uso em nosso meio o seu alto custo.




    TL-49
    USO DO AQUACELr AG EM QUEIMADURA CARBONIZADA: RELATO DE EXPERIENCIA

    Da Silva, M N F; Santos, M Z; Ribeiro, M S P


    Faculdade Medicina Marilia - FAMEMA

    INTRODUÇAO: Vítimas de queimaduras exigem assistência qualificada, competência, habilidade e conhecimentos atualizados. Diante disto é imprescindível o uso de um produto que acelera o processo de recuperaçao da lesao, com riscos mínimos de complicaçoes. O efeito imediato destes avanços foi o reconhecimento da crescente necessidade de abordagens da queimadura sob uma ótica multidisciplinar. OBJETIVO: Apresentar sobre o uso do AQUACELr Ag em queimaduras carbonizadas de primeiro e segundo grau. MÉTODO: Uso do AQUACELr Ag, curativo super absorvente, capaz de capturar os microorganismos presentes no leito da ferida. Forma gel macio e coesivo que se adapta ao leito da ferida, mantendo um ambiente úmido que auxilia o desbridamento autolítico. O curativo AQUACELr Ag é uma placa seca e macia, que geleifica-se ao entrar em contato com o exsudato da ferida. O produto foi aplicado numa vítima de queimadura na regiao lombar ocasionada pelo escapamento de um trator. Após limpeza do local com água destilada estéril em jato, foi aplicado AQUACELr Ag como cobertura primária e gaze estéril como cobertura secundária. RESULTADOS: Após 3 dias, realizada a troca do curativo para uma análise mais detalhada, visto que nao havíamos experimentado este produto neste tipo de queimadura. Ocorreram a absorçao do exsudato por completo, ausência de odor e ausência algia local. Completado oito dias do acidente, ocorreu a recuperaçao total da pele queimada. CONCLUSAO: Este trabalho abrange a equipe multidisciplinar e as várias abordagens terapêuticas. A enfermagem se ocupa da realizaçao dos curativos, utiliza diversos produtos, avalia resultados e publica-os para fortalecer o delineamento das pesquisas e auxilia o paciente queimado na melhoria da qualidade de vida.




    TL-50
    QUEIMADURA ELÉTRICA DA ALTA VOLTAGEM: RELATO DE CASO

    Da Silva, I D; Montoro, E S; Guarizzo, J; Macedo, A C; Nunes, B B; Gonella, H A


    PUC-SP

    INTRODUÇAO: Queimaduras de origem elétrica, embora nao muito prevalentes, resultam em vítimas graves, requerendo grande número de intervençoes e com elevado índice de morbimortalidade. Quase 30% dos acometidos evoluem com amputaçao durante a internaçao, sendo que a taxa de mortalidade entre estes pacientes é de 13%. OBJETIVO: Relatar caso de queimadura elétrica de alta voltagem em uma paciente do sexo feminino, de 14 anos de idade, atendida pelo Centro de Tratamento de Queimados do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, em Junho de 2010. RELATO DO CASO: Trata-se de uma queimadura por fio de alta tensao, envolvendo visivelmente membro superior direito (MSD) e tronco. No terceiro dia após o evento, foi realizada amputaçao transumeral de MSD, tendo sido necessária nova abordagem com desarticulaçao glenoumeral de MSD no 7º P.O. A paciente evoluiu com dispnéia, hipotensao e distensao abdominal no 18º P.O., tendo sido submetida à laparotomia exploradora no 19º P.O, mostrando apenas ascite volumosa, tendo evoluído no POI com PCR e óbito. A causa morte, segundo a necropsia, foi choque séptico, sendo evidenciado derrame pleural bilateral, pulmoes congestos e com secreçao purulenta, derrame pericárdico, ascite volumosa e necrose de cólon ascendente e regiao retroperitoneal esquerda, incluindo área renal. CONCLUSAO: O mecanismo de lesao pela eletricidade é complexo e ainda nao está bem estabelecido, causando nao somente severas lesoes em pele e necrose de coagulaçao nas áreas expostas, mas também lesoes à distância, como destruiçao muscular, vascular, visceral, nervosa e alteraçoes metabólicas decorrentes de alteraçoes de temperatura e/ou elétricas dos tecidos, como exemplificamos no caso relatado.




    TL-51
    AUTO-AGRESSAO: CARACTERIZAÇAO DE PACIENTES INTERNADOS NOS ULTIMOS CINCO ANOS DA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HCFMRP-USP

    Assis, J T S J1; Carvalho, F L1; Saeki, T2; Farina Júnior, J A1


    1. Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto
    2. Universidade de Sao Paulo-Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto

    INTRODUÇAO: No Brasil, há poucos estudos sobre a temática do suicídio. A Organizaçao Mundial de Saúde apontou aumento de 60% da mortalidade por suicídio nos últimos cinco anos. A repercussao do tratamento a pacientes queimados por tentativa de suicídio incentivou as autoras a levantarem a incidência dessas internaçoes nos últimos cinco anos. OBJETIVOS: Identificar a quantidade de pacientes internados na fase aguda em decorrência da tentativa de suicídio pela queimadura, o agente causador e o local de ocorrência do trauma; estabelecer a distribuiçao por sexo, idade e quantidade de superfície corporal queimada. MÉTODO: Os dados foram coletados pelos registros em prontuários de pacientes internados na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto, no período entre janeiro de 2006 e agosto de 2010. RESULTADOS: O domicílio foi o ambiente de ocorrência da tentativa de suicídio pela queimadura dos 45 pacientes internados, sendo 73,3% dos pacientes pertencentes ao sexo feminino e 26,66% pertencentes ao sexo masculino. A faixa etária variou de 13 a 75 anos, sendo o álcool doméstico e o álcool combustível, o principal agente etiológico responsável pela queimadura térmica desses pacientes. A superfície corporal queimada variou de 5% a 93% atingindo regioes do corpo como face, pescoço, períneo e membros superiores e inferiores. CONCLUSAO: O cuidado a pacientes queimados por tentativa de suicídio é muitas vezes difícil e frustrante para a equipe. A identificaçao do perfil desses pacientes pode permitir maior compreensao de suas características e necessidades individuais, favorecendo a adesao ao tratamento.




    TL-52
    USO DE CURATIVO DE PRATA NANOCRISTALINA EM AMBULATORIO DE TRATAMENTO PARA QUEIMADOS: OTIMIZAÇAO DO ATENDIMENTO SEM ADIÇAO DE CUSTOS

    Moreira, S S1; Raizer, M V2; Camargo, Z A3; Duarte, E C3; Haddad, N M F C B4; da Silva, D R S4; de Campos, D L P5; Dorsa,P P5; Umemura, A Y 5; Gonella, H A6


    1. Conjunto Hospitalar de Sorocaba
    2. Politec Importaçao e Comércio Ltda
    3. Unidade de Tratamento de Queimados Conjunto Hospitalar de Sorocaba
    4. Acadêmico de Medicina - PUC SP
    5. Residente de Cirurgia Plástica - PUC SP
    6. Departamento de Cirurgia Plástica - PUC SP

    INTRODUÇAO: As queimaduras estao entre as maiores causas de danificaçao cutânea no mundo e é um desafio aos profissionais, pelo risco de desenvolver infecçoes e difícil controle da dor durante o tratamento. Novas tecnologias de curativos utilizando prata nanocristalina foram desenvolvidas, sendo potentes antimicrobianos e permitindo liberaçao prolongada e sustentada de prata na lesao. OBJETIVO: Estudo comparativo entre o tratamento com sulfadiazina de prata a 1% e curativo de prata nanocristalina em relaçao ao custo e otimizaçao do atendimento ambulatorial. MÉTODO: Foram avaliados sete pacientes, no período de maio a julho/2010, do sexo masculino, idade entre 16 e 40 anos, queimaduras de 2º e área queimada de 1 a 6%. Os pacientes foram tratados com curativo de prata nanocristalina, sendo os retornos de 3 ou 7 dias, dependendo da quantidade de camadas utilizadas no curativo. RESULTADOS: O levantamento do custo do tratamento mostrou que o uso do curativo de prata nanocristalina nao onera o orçamento comparado com a sulfadiazina de prata, além de otimizar o atendimento devido aos retornos nao serem diários. CONCLUSAO: O estudo demonstrou que a utilizaçao do curativo de prata nanocristalina é uma alternativa no tratamento de queimaduras e, embora tenha um custo unitário maior que a sulfadiazina de prata, nao aumenta o custo do tratamento, pois necessita de trocas menos frequentes, diminuindo o desconforto do paciente, limitando sua locomoçao até a unidade, além de otimizar o atendimento, economizando materiais de curativos e cuidados de enfermagem.




    TL-53
    QUEIMADURAS: CUSTOS MENSURAVEIS, BENEFICIOS DESEJAVEIS

    Amaral, A C1; Gomes, S R2


    1. Hospital Ferreira Machado
    2. Hospital Geral de Guarus

    INTRODUÇAO: A queimadura é um dos traumatismos mais devastadores que pode atingir os seres humanos, sendo a segunda maior ocorrência, após as fraturas. Sua importância decorre nao só da frequência com que ocorre, mas principalmente pela sua capacidade de provocar sequelas funcionais, estéticas e psicológicas, além da grande taxa de mortalidade. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo analisar a possibilidade de diminuiçao do tempo de internaçao hospitalar e o sofrimento dos pacientes nas trocas de coberturas dos curativos em lesoes de queimaduras. MÉTODO: A escolha do método estudo de caso foi realizada em virtude do mesmo ter caráter exploratório e descritivo, envolver análise completa e evoluçao do indivíduo. Neste estudo, foram analisados três pacientes escolhidos aleatoriamente, sem distinçao de gênero, cor, idade, causa ou extensao das queimaduras. Contou-se com a participaçao voluntária dos clientes e, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, conforme o exigido pela Resoluçao 196/96. A escolha do tratamento tópico visa atender às condiçoes clínicas do queimado, os princípios da Prática Baseada em Evidências, dos produtos padronizados na instituiçao, bem como os resultados esperados. Neste trabalho, analisa-se a utilizaçao da cobertura de gaze 100% algodao impregnada em polihexametileno de biguanida a 0,2% (PHMB). Os resultados sugerem que as açoes terapêuticas relacionadas ao cuidado tópico das queimaduras com gaze impregnada em PHMB 0,2% foram eficazes em promover a cicatrizaçao das lesoes e contribuíram para diminuiçao do tempo de hospitalizaçao, custos mensuráveis e os benefícios desejáveis como o prognóstico favorável dos pacientes com o tratamento baseado em evidências.




    TL-54
    TRATAMENTO PARA SEQUELAS DE QUEIMADURA NA FACE UTILIZANDO A COSMETOLOGIA E ELETROTERAPIA: ESTUDO DE CASO

    Natividade, V; Rolin, R; Coelho, E


    UNIMONTE

    INTRODUÇAO: A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade que tem como objetivo de restaurar as lesoes cutâneas, assim como cicatrizes inestéticas. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi verificar os resultados em relaçao à coloraçao, elasticidade do tecido cicatricial, bem como, associando princípios ativos, terapias manuais e eletroterapia. MÉTODO: O estudo foi realizado na Clínica de Fisioterapia Unimonte, em 2007, na cidade de Santos (litoral sul de Sao Paulo - SP). O paciente E.S.D.N., 10 anos, sexo masculino, estudante, sofreu uma queimadura por combustao em 13/07/2007, que atingiu aproximadamente 70% de sua superfície corpórea em graus 2 e 3 em áreas distintas. Após sua alta da Santa Casa de Misericórdia de Santos, foi encaminhado ao Espaço Saúde Unimonte para tratamento específico fisioterapêutico. Após a epitelizaçao, a pele apresentava cicatrizes hipertróficas, quelóides e hipercromias e áreas rosadas. A cicatriz estava ainda em atividade. Realizou-se peeling superficial de ácido mandélico Bel Col, durante 60 dias, 1 vez por semana, com o objetivo de diminuir a espessura e maximizar o clareamento, ionizaçao com Hialuderme (ácido hialurônico) para hidrataçao profunda; e microcorrentes para normalizaçao do potencial de membrana celular em 500µA durante 30 minutos, 1 vez por semana, em dias alternados. RESULTADOS: Melhora na hipercromia, hipertrofia e diminuiçao do quelóide. CONCLUSAO: Com este tratamento, percebeu-se melhora significativa nas sequelas, reduzindo drasticamente o inestetismo, bem como, ganhos na qualidade de vida e autoestima desta criança.




    TL-55
    ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA PREVENÇAO E NO TRATAMENTO DA RADIODERMITE EM MULHERES SUBMETIDAS A RADIOTERAPIA

    Natividade, V


    UNIMONTE

    INTRODUÇAO: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA 2007), o câncer figura no segundo lugar dentre as causas de morte por doença no Brasil. A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiaçoes ionizantes. Por meio de uma interaçao com o oxigênio molecular, a radiaçao induz à formaçao de superóxido de hidrogênio ou radicais hidroxila, que lesam ou quebram o ADN celular, levando à radiodermite. A radiodermatite aguda inicia-se por volta da segunda/terceira semana de tratamento, decorrente da destruiçao das células da camada basal da epiderme (perda da permeabilidade), com exposiçao da derme (processo inflamatório) e manifesta-se como eritema, que pode ou nao evoluir para dermatite exsudativa. A soluçao de uréia 10% recupera o manto hidrolipídico da pele devido ao potencial de retençao hídrica da pele, além de reduzir as reaçoes de oxidaçao da pele. A uréia 10% tem propriedades de recuperaçao das condiçoes fisiológicas da pele. MÉTODO: O estudo experimental será qualitativo em pacientes 5, com idade entre 42 e 60 anos, do gênero feminino, submetidas a mastectomia conservadora ou radical. A seleçao das mesmas foi por conveniência, de acordo com os critérios de inclusao e exclusao. RESULTADOS: Melhora significativa dos sintomas e reduçao de radiodermite. CONCLUSAO: A técnica proposta previne e trata a radiodermite em mulheres submetidas radioterapia, necessitando de mais pesquisa com outros ativos.




    TL-56
    USO DO GROIN FLAP NO TRATAMENTO DE QUEIMADURA ELÉTRICA EM MAO: RELATO DE CASO

    Moraes, R S; Gonella, H A; Nunes, B B; Guarizzo, J; Fregadolli, L V


    PUC-SP

    INTRODUÇAO: Queimaduras elétricas em maos causam frequentemente necrose e exposiçao de estruturas importantes, como ossos, articulaçoes, nervos e tendoes. Nesses pacientes, a cobertura cutânea dessas estruturas com pele de qualidade adequada e que possibilite rápida reabilitaçao é sempre um estágio desafiador a ser transposto durante o tratamento. OBJETIVO: Demonstrar a aplicabilidade e eficácia do groin flap na cobertura cutânea de estruturas nobres da mao, em um paciente vítima de queimadura elétrica. MÉTODO: Foi confeccionado o retalho groin flap em regiao inguinal direita para cobertura de uma área cruenta em face dorsal de punho e mao direita de um paciente vítima de queimadura elétrica. RESULTADOS: O retalho apresentou viabilidade completa, assim como um bom resultado estético e funcional. CONCLUSAO: O groin flap foi descrito pela primeira vez, em 1972, por McGregor e trata-se de um retalho dermogorduroso com suprimento sanguíneo proveniente da artéria circunflexa ilíaca superficial. O fato deste retalho apresentar nutriçao própria favorece sua aplicaçao em reconstruçoes de extremidades de membros superiores em vítimas de queimaduras elétricas, em que muitas vezes a viabilidade dos vasos sanguíneos pode estar comprometida, dificultando a realizaçao de retalhos locais ou mesmo de retalhos mais complexos, como os microcirúrgicos.




    TL-57
    EXCISAO E ENXERTO PRECOCE EM QUEIMADURAS PROFUNDAS DA FACE. QUAL O RESULTADO A LONGO PRAZO?

    Campos, D L C; Umemura, A Y; Dorsa, P; Hatanaka, E M; da Silva, I D; Gonella, H A


    Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo

    INTRODUÇAO: Historicamente, a face é considerada de difícil tratamento no pós-queimadura imediata, pela dificuldade na avaliaçao da profundidade, o valor de cada milímetro preservado e alguns resultados iniciais decepcionantes com a excisao precoce e enxertia uniforme. Porém, com o sucesso dessa conduta em tronco e extremidades, surgiu a questao se essa abordagem deve ser aplicada à face. Embora diversos autores tenham demonstrado que, com técnica meticulosa, esse método produz resultados gratificantes; a pergunta restante nao é se isso funciona, mas, em outras palavras, será possível um melhor resultado a longo prazo? OBJETIVO: Relatar o tratamento por 6 anos de uma paciente queimada na face e discutir a conduta para queimaduras faciais. RELATO DE CASO: Mulher, 30 anos, queimadura por fogo, 24% superfície, incluindo a face (3ºgrau). No 8º dia de pós-queimadura (DPQ), realizado debridamento da face. No 10º DPQ, enxerto de pele parcial em subunidades estéticas. Após dois anos, iniciado tratamento cosmiátrico com ácido retinóico (0,05%) - hidroquinona (4%), diariamente, e peelings periódicos de retinóico (5%). RESULTADOS: Após 6 anos, verifica-se assimetria nasal sem outras distorçoes e elevaçao das bordas dos enxertos. O tratamento cosmiátrico, subjetivamente avaliado, apresentou melhora na textura e coloraçao da pele. DISCUSSAO: O planejamento cirúrgico nas queimaduras faciais é fundamental. Os enxertos podem achatar o contorno facial, sendo importante considerar as subunidades estéticas: cada área deve ser reconstruída única e separadamente. O leito receptor deve ser bem preparado, com resultado uniforme e menor irregularidade alcançado com o resurfacing. O acompanhamento cosmiátrico desses pacientes é uma oportunidade para melhorar a textura e a coloraçao do enxerto.




    TL-58

    AVALIAÇAO BIOLOGICA DE MICROPARTICULAS DE ALOE VERA/ QUITOSANA/VITAMINA E INCORPORADAS EM UM GEL TERMOSSENSIVEL CONTENDO ACIDO HIALURONICO PARA O TRATAMENTO DE FERIDAS DE QUEIMADURAS

    Pereira, G G1; Santos-Oliveira, R2; Ribeiro, M H3; Guterres, S1


    1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    2. Instituto de Engenharia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco

    INTRODUÇAO: As queimaduras constituem, nas diferentes idades, uma importante causa de morte por trauma, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Sua importância tem aumentado nas últimas décadas, paralelamente ao controle de doenças infecciosas e avanço científico-tecnológico no diagnóstico de outras doenças. As queimaduras configuram, entre os traumas, mais graves a saúde. Devido nao somente aos danos físicos que podem levar o paciente à morte, mas também aos, de ordem psicológica e social. Mesmo com a melhora no prognóstico e com o progresso no emprego de substitutos biológicos da pele, as queimaduras ainda representam importante causa de mortalidade. OBJETIVOS: Avaliaçao biológica de micropartículas de Aloe vera/Quitosana/Vitamina E incorporadas em um gel termossensível, contento ácido hialurônico para o tratamento de queimaduras. MÉTODO: Foram preparadas micropartículas de Aloe vera/ Quitosana/ Vitamina E e estas foram incorporadas em um gel termossensível contendo acido hialurônico e usadas para tratar queimaduras em ratos Wistar com 30 dias conforme o protocolo de Medeiros e colaboradores, em 1999. RESULTADOS: Os resultados experimentais nos animais testados foram positivo e demonstraram a aplicaçao clínica da referida micropartícula. CONCLUSAO: Embora ainda de forma precoce, os bons resultados fortalecem a continuaçao dos estudos inclusive em humanos.




    TL-59
    RELEVANCIA DA DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM QUEIMADOS PARA OS ACADEMICOS DO CURSO DE GRADUAÇAO EM FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIAO DE CHAPECO - UNOCHAPECO

    Tibola, J1; Koerich, M H A L2; Brandalise, V3; Alba, A3; Gayardo, A3; Bettioli, B S3; Zancanaro, G3; Loeblein, M3; Pereira, V C3


    1. UDESC/ UNOCHAPECO
    2. UDESC
    3. UNOCHAPECO

    INTRODUÇAO: A fisioterapia é uma profissao que vem conquistando espaço em diversas áreas de atuaçao. Em queimaduras, vem alcançando dimensao importante desde a fase inicial do tratamento (evitando complicaçoes e prevenindo disfunçoes) até a maturaçao das cicatrizes e acompanhamento das reconstruçoes estéticas e funcionais. Entretanto, no Brasil, sao poucos os cursos de graduaçao em fisioterapia que disponibilizam uma disciplina aplicada aos queimados. Na UNOCHAPECO, esta disciplina é optativa, ministrada em forma de intensivo, totalizando carga horária de 30 horas/aula. OBJETIVOS: Avaliar a relevância da disciplina de fisioterapia em queimados para os acadêmicos do sétimo período do curso de fisioterapia da UNOCHAPECO. MÉTODOS: Ao término da disciplina, realizada em 2009, foi aplicado questionário (12 questoes objetivas e espaço para sugestoes), respondidos pelos 39 acadêmicos que realizaram a disciplina. Analisaram-se os dados através da estatística descritiva e descriçao simples do item subjetivo. RESULTADOS: Observou-se que 35,8% dos acadêmicos, consideraram a carga horária inadequada para quantidade de conteúdo. Para 79,4%, a disciplina conciliou teoria e prática e 94% avaliaram que os objetivos propostos foram alcançados. Em relaçao aos conteúdos lecionados, 89,7% consideraram relevantes para a futura profissao. As principais sugestoes propostas foram aumentar a carga horária, principalmente de aulas práticas e ministrar a disciplina durante todo o semestre letivo. CONCLUSAO: Avaliou-se a disciplina como produtiva e relevante, porém faz-se necessário aumentar a carga horária ou inseri-la em diferentes momentos do currículo para proporcionar maior vivência dos futuros profissionais na área de queimaduras.




    TL-60
    ANALISE DA IMPORTANCIA DAS CAMPANHAS DE PREVENÇAO DE QUEIMADURAS PARA CONSCIENTIZAÇAO DA POPULAÇAO

    Tibola, J1; Koerich, M H A L2; Brandalise, V3; Zuffo, A3; Guella, C L3; Beutler, M3; Lima, L3; da Silva, O3; Galli, A3


    1. UDESC/ UNOCHAPECO
    2. UDESC
    3. UNOCHAPECO

    INTRODUÇAO: As queimaduras sao a terceira causa de morte acidental em todas as faixas etárias e 75% resultam da açao da própria vítima, ocorrendo em ambientes domésticos. Algumas situaçoes oferecem riscos para acidentes por queimaduras: manipulaçao de líquidos superaquecidos, produtos químicos e/ou inflamáveis, metais aquecidos, panelas no fogao e choques elétricos. Além das vítimas serem estigmatizadas na sociedade, representam um ônus de um milhao de reais/mês, durante a recuperaçao, para o SUS. Acidentes sao explicados pela grande quantidade de agentes inflamáveis nos domicílios e a falta de programas de prevençao. OBJETIVOS: Analisar a importância das campanhas de prevençao de queimaduras e a diminuiçao da sua incidência, através das mesmas. MÉTODO: Por meio de pesquisa bibliográfica, através das palavras chaves, prevençao de queimaduras, publicados no site da Biblioteca Virtual em Saúde, resultando em 349 artigos, dentre eles foram selecionados 30 artigos, os quais foram analisados através de categorias pela Análise de Conteúdo. RESULTADOS: Obteve-se como resultado da análise 100% de aprovaçao para campanhas de prevençao de queimaduras. Desta forma, percebeu-se que a implementaçao das campanhas educativas contribui na conscientizaçao da populaçao, reduzindo a incidência das mesmas, gastos de hospitalizaçao e recuperaçao. CONCLUSAO: Confirmam-se a necessidade de campanhas de prevençao que enfoquem o ambiente doméstico e os riscos que as pessoas estao expostas, o que diminui custos de recuperaçao, além de proporcionar melhor qualidade vida as pessoas nao acometidas e informadas. Dados apontam a diminuiçao de queimaduras após campanhas realizadas.




    TL-62
    MUDANDO PARADIGMAS: TRATAMENTO EM PACIENTES QUEIMADOS AMBULATORIAIS COM USO DE NOVA TECNOLOGIA. ANALISE DE RESULTADOS CLINICOS E EFETIVIDADE

    Hatanaka, E M1; Moraes, R S2; Fregadolli, L V2; Proto, R S2; Campos, D L P2; Haddad, N M F C B2; Barros, A C P3; Ribeiro, S M S4; Pedrazolli Júnior, J5; Gonella, H A2


    1. Sec.Saúde Estado SP-CHS Sorocaba / Universidade Sao Francisco /Sao Camilo Itu
    2. PUC-SP / Serv. Cir.Plástica Lineu Mattos
    3. SES-SP CHS Sorocaba
    4. Sao Camilo Itu
    5. Universidade Sao Francisco

    INTRODUÇAO: Novos materiais sao lançados todos os dias no mercado, muitas vezes encarecendo a já muito inflacionada Medicina moderna. A proposta de novas tecnologias vem muitas vezes cercada de preconceitos, suspeitas e dúvidas da real efetividade e melhoria dos atuais padroes de tratamento. Como parte do conceito lançado pela isbi "one world, one standard of burn"; propomos a comunidade reavaliar e constatar os resultados do nosso estudo. OBJETIVOS: Análise e comparaçao da hidrofibra com prata (aquacelag-convatec) como curativo em comparaçao ao tratamento convencional com sulfadizaina de prata em queimaduras 2°grau por escaldo (considerado o grau, tipo e grupo etário como o mais frequente ambulatorial). MÉTODO: Estudo com pacientes queimados de 2°grau ambulatoriais, tipo escaldo, adultos jovens, com evoluçao até <48h. Critérios de exclusao: Lesoes 3°grau (necrose), tratamento prévio, lesoes ou patologias associadas. Tratados em dois grupos prospectivamente - randômico. Curativos com sulfadiazina de prata tratados conforme protocolo padrao com trocas diárias 4 camadas. Curativo do estudo, com hidrofibra, gaze de rolo e faixa crepe (exclusao do algodao) em revisao a cada 4 a 7 dias. (Obs: inicialmente foram observadas diariamente, porém ao padronizar a metodologia foi estabelecida conforme preconizado pelo fabricante). Resultado final estabelecido como espitelizaçao da lesao. RESULTADOS E CONCLUSAO: Como esperado e já descrito pela literatura estrangeira, o resultado final nao apresentou diferença estatisticamente significativa, porém o impacto positivo se estende a nao alteraçao da rotina da confecçao dos curativos (igual sendo desnecessário novo aprendizado), melhoria do fluxo (reduçao dos retornos), melhoria da qualidade tratamentos aos pacientes (menos trocas, menos dor), segurança (agente ativo-prata), reduçao de infecçao, reduçao de custos (material, pessoal, paciente e indiretos).




    TL-63
    USO DO AQUACELr-AG NA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMRP-USP

    Vilela, D B; Gomide, G S; Simoes, F S; Simoes, F S; Vittorazzi, A; Ceratti, T A; Melo Júnior, A M; Schwartzmann, G L E; Albuquerque, L M A; Farina Júnior, J A


    Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo

    INTRODUÇAO: Nao há consenso sobre o curativo ideal para uso em queimaduras de espessura parcial e áreas doadoras de enxerto de pele parcial. Dor associada à troca de curativos é um problema comum em queimados. O Aquacelr-Ag é um curativo de hidrofibra com prata iônica usado em muitos tipos de feridas com resultados favoráveis. Apresenta atividade antimicrobiana e nao necessita de trocas frequentes. OBJETIVOS: Apresentamos uma série de casos em que descrevemos a experiência do serviço com o uso deste curativo em queimados. MÉTODO: Foram revisados os casos dos pacientes atendidos na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da USP, entre abril de 2009 e junho de 2010, nos quais foi utilizado Aquacelr-Ag para áreas queimadas de 2º grau superficial (grupo 1) e áreas doadoras de pele parcial (grupo 2). Foram coletados dados referentes à cicatrizaçao, dor e infecçao. RESULTADOS: Foi utilizado Aquacelr-Ag em 22 pacientes no período pesquisado, sendo 13 em áreas queimadas e 9 em áreas doadoras. O tempo de cicatrizaçao médio foi de 13,1 dias para áreas queimadas e de 11,7 para áreas doadoras. No grupo 2, nao houve infecçao e no 1, o índice de infecçao foi de 15,4%. Dor esteve presente em 7,7% e 33% nos grupos 1 e 2, respectivamente. CONCLUSAO: O Aquacelr-Ag mostra-se como ótima opçao para uso em queimaduras parciais pela nao necessidade de trocas frequentes e para sítios doadores de pele parcial, pela reduzida queixa de dor, além dos baixos índices de infecçao comparados com a literatura.




    TL-64
    SEQUELA DE QUEIMADURAS ABDOMINAL E GRAVIDEZ: RELATO DE CASO

    Barra, F M L; Netto, G M; Almeida, F R; Sant'anna, L L; de Sá Júnior, C A C S; Corrêa, M P D; Dornelas, M T


    UFJF

    INTRODUÇAO: Queimaduras na infância, mesmo bem tratadas, podem deixar danos irreversíveis. Em mulheres, cicatrizes de queimaduras abdominais podem representar preocupaçao para a gestaçao. A incapacidade de distensao, as perdas de turgor e de elasticidade da pele queimada ou enxertada, além da angústia constante da gestante sao questoes relevantes. RELATO DE CASO: S.B.A., sofreu queimaduras por líquido inflamável aos 7 anos, apresentou 85% de SCQ com 70% de 3º grau. Ficando 75 dias hospitalizada, submeteu-se a sessoes de desbridamento, homoenxertia e autoenxertia cutânea. Nao usou malha compressiva doada. Aos 17 anos, retornou, na 16ª semana gestacional, com abdome distendido, queixando desconforto, maior que o esperado para a idade gestacional. Acompanhamos periodicamente para evitarmos intercorrências por falta de distensao abdominal. Ultrassonografias mostraram desenvolvimento fetal adequado, porém maturidade placentária aumentada. Umectaçao maciça com lactato de amônio, PCA-Na, óleos de amêndoa e de silicone foram mantidos até a cesariana. A gestaçao evoluiu sem intercorrências até 37 semanas. A involuçao uterina e da parede abdominal foram normais, com bom resultado cicatricial. DISCUSSAO: A distensao abdominal da gravidez é gradual e influenciada por hormônios. Mesmo em sequelas de queimadura abdominal, autores relatam gestaçao a termo. Descompressao rápida de bridas cicatriciais pode aumentar fluxo sanguíneo placentário, causando nascimento prematuro, logo o tratamento expectante parece ser a melhor escolha. Descompressao controlada, principalmente até a 16ª semana de gestaçao (período mais sensível da fisiologia fetal), pode evitar danos. CONCLUSAO: Tratamento nao intervencionista, no caso relatado, foi escolhido com êxito. Nao houve complicaçoes obstétricas, prejuízo fetal ou à gestante.




    TL-65
    A IMPORTANCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA RECUPERAÇAO DA CRIANÇA QUEIMADA

    Moriguti, E K E1; Bavaresco, M1; Cruz, L D F1; Lunardi, T C P1; Barros, V M C1; Cologna, A D M1; Barruffini, R C P1; Farina Júnior, J A2


    1. Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto-USP
    2. Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto-USP

    INTRODUÇAO: Crianças vítimas de queimaduras apresentam subnutriçao proteico-energética com maior risco de morte. A terapia nutricional tem vital importância para atenuar esse processo. Queimadura maior que 30% da superfície corporal causa alteraçao metabólica capaz de duplicar as necessidades energéticas basais. O gasto energético pode ser estimado por fórmulas, que normalmente superestimam as necessidades do queimado. Alguns trabalhos mostram que, mesmo ofertando além do recomendado, 100% dos pacientes com queimadura grave têm perda significativa de peso. OBJETIVO: Acompanhar estado nutricional de criança gravemente queimada. RELATO DE CASO: LF, 9 anos, peso antes do acidente de 34 kg, internou por queimadura de terceiro grau em 42% da superfície corpórea, por álcool, atingindo face, tronco anterior, membros superiores, com proteína total e albumina de 3,9g/dl e 2,1g/dl, respectivamente, necessitando ventilaçao mecânica. Iniciou dieta enteral polimérica para criança e, no 6º dia, apresentou evacuaçoes líquidas, obtendo melhora somente com a substituiçao para dieta hidrolisada à base de peptídeos. Após 5 dias, retornou para dieta polimérica e acrescentou-se dieta via oral, que correspondia a 176% do gasto basal. Permaneceu com dieta enteral e oral por 2 meses devido à baixa aceitaçao oral, que aumentou pelo estímulo intensivo da nutricionista, psicóloga, enfermagem e terapeuta ocupacional. No 47º dia, conseguiu-se aferir o peso, 33,1 kg e proteína total e albumina de 5,0g/dl e 3,5g/dl, respectivamente. CONCLUSAO: O empenho multiprofissional diário é de extrema importância e possibilita minimizar a perda de peso do paciente gravemente queimado, evitando assim as complicaçoes decorrentes da desnutriçao.




    TL-66
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA ENTRE 2001 A 2008

    Macedo, A C1; Gonella, H A1; Moreira, S S2; Umemura, A Y1; Proto, R S1; Hatanaka, E M3; Montoro, E S1; da Silva, I D1; da Silva, D R S1; Haddad, N M C B1


    1. PUC-SP
    2. Equipe de Cirurgia Plástica do CHS
    3. CTQ/CHS

    INTRODUÇAO: Estima-se que 2 milhoes de pessoas sofram queimaduras a cada ano no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Sistema Unico de Saúde dispende cerca de 55 milhoes de reais para o tratamento de pacientes queimados anualmente. Na nossa regiao, observamos grande incidência desse tipo de morbidade. OBJETIVOS: Descrever as características dos pacientes internados por queimaduras segundo faixa etária, sexo, agente etiológico, extensao da queimadura, complicaçoes e mortalidade. MÉTODO: Foram analisados registros de 1988 pacientes internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), no período de 1 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2008. RESULTADOS: Com base nos dados analisados, verificou-se que 44% tinham mais de 30 anos de idade, 66% dos casos eram do sexo masculino, os agentes etiológicos mais comuns foram fogo (42%) e escaldo (40%), 45% foram classificados como médios queimados e 23% como grandes queimados. As complicaçoes mais frequentes foram infecçao (50%), insuficiência respiratória (19%) e insuficiência renal (17%). A taxa de mortalidade foi de 5,3%. CONCLUSAO: Os pacientes admitidos na UTQ/CHS apresentaram características epidemiológicas variáveis, o que implica na necessidade de abordagens preventivas diferenciadas. Visto que a maioria dos acidentes envolvendo queimaduras sao evitáveis, é necessária uma intensificaçao das campanhas socioeducativas.




    TL-67
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES IDOSOS ADMITIDOS NA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL REGIONAL DE EMERGENCIA E TRAUMA DON LUIZ GONZAGA FERNANDES DO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE/PB, NO PERIODO DE 2002 A 2009

    Teixeira, R G; Braga, J R C; Braga, B M; Queiróz, R C T; Costa, P P C; da Silva, P F


    FCM-CG

    INTRODUÇAO: Os idosos estao altamente suscetíveis às queimaduras, fatores associados às doenças degenerativas e comprometimento físico contribuem substancialmente para a taxa de lesao térmica nessa faixa etária. OBJETIVOS: Revelar aspectos epidemiológicos relativo aos pacientes idosos admitidos na Unidade de Queimados do Hospital Regional de Campina Grande/PB, no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2009. Estabelecer campanhas preventivas, visando à diminuiçao de queimaduras nesse grupo populacional. MÉTODO: Foram avaliados os dados obtidos a partir do registro de internaçoes de 186 pacientes, com idade igual ou superior a 60 anos, atendidos na Unidade de queimados do HRETDLF Campina Grande/PB, do período de janeiro de 2002 a dezembro de 2009, através de um estudo descritivo observacional retrospectivo. RESULTADOS: Dos 186 pacientes atendidos, observou-se maior predominância do sexo feminino (65%) sobre o sexo masculino (35%). No período de 8 anos, encontramos uma média de 23,5 internaçoes/ano. Quanto à profundidade, queimadura de 2º grau foi a mais prevalente, correspondendo a 72% dos casos. Sobre os agentes causais, o mais frequente foi escaldadura (líquido superaquecido) com 78 (42%) casos e chama (fogo) com 74 (40%). O período de internaçao mais observado foi de 0-5 dias (28%), seguido de 5-10 dias (25%). CONCLUSAO: O perfil dos idosos internados na Unidade de Queimados do HRETDLF é constituído predominantemente por indivíduos do sexo feminino, tendo a escaldadura como principal agente causal e, quanto à profundidade, destacando-se queimaduras 2º grau. Tais dados sao importantes para desenvolver programas de prevençao e educaçao, a fim de reduzir os acidentes envolvendo queimaduras.




    TL-69
    ROTINA DE ATENDIMENTO DE PACIENTES NA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR

    Kramer, L K S; Zucchetti, A Z A


    Hospital Cristo Redentor




    TL-70
    DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇAO DE RECURSOS DE BAIXO CUSTO NA REABILITAÇAO DO PACIENTE QUEIMADO: RELATO DE CASO

    Gonçalves, C G1; Bocate, A C F1; Hoshino, A A1; Itakussu, E Y1; Sella, M J P1; Kauss, I2; Kuwahara, R M1; Grion, C1


    1. Hospital Universitário de Londrina - Centro de Tratamento de Queimados
    2. Hospital Universitário de Londrina

    INTRODUÇAO: Com o intuito de melhorar a reabilitaçao respiratória e motora do paciente queimado, a equipe de fisioterapia desenvolveu posicionadores e estimuladores de baixo custo, criados e ajustados nas particularidades de cada caso. OBJETIVOS: Apresentar o relato de caso de um paciente com queimadura que foi tratado durante a internaçao hospitalar com a utilizaçao de posicionadores e estimuladores feitos com material de baixo custo, para promover a melhora funcional do paciente queimado. MÉTODO: Foi realizada a confecçao de posicionadores e estimuladores com materiais alternativos, como sobras de espuma, madeira, tecido, plástico, entre outros, e aplicados a um paciente de forma contínua, durante todo o período de internaçao, visando à correçao postural e promoçao de estímulo sensório motor. A soma de técnicas fisioterapêuticas associadas com o envolvimento da equipe multiprofissional firmou a meta principal da proposta: a reabilitaçao motora do paciente. RESULTADOS: Paciente do sexo masculino, 53 anos, 30% SCQ possibilitou a amostragem para esse trabalho com recuperaçao da sua saúde funcional superada em 51 dias de internaçao na UTI e 6 dias de enfermaria no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Universitário de Londrina. Utilizou-se posicionadores e estimuladores confeccionados para membros superiores, inferiores e tronco, o que resultou em uma monitorizaçao constante da mecânica do movimento. As complicaçoes teciduais esperadas, como aderências, hipertrofias, retraçoes e bridas, foram mínimas. CONCLUSAO: Com a melhora funcional do paciente em estudo, firmou-se a importância de continuar a utilizaçao desses materiais em outros pacientes, assim como um maior envolvimento da equipe multiprofissional.




    TL-71
    INSCRITA NO CORPO, GRAVADA NA CARNE: EXPERIENCIA DE SER QUEIMADA EM MULHERES NORDESTINAS

    Arruda, C1; Nations, M2; Braide, A3


    1. Instituto de Apoio ao Queimado
    2. Universidade de Fortaleza
    3. Faculdade Christus

    A experiência humana de ser gravemente queimada ultrapassa a racionalidade e a classificaçao hegemônica da biomedicina. Este estudo antropológico investiga os sentidos atribuídos à enfermidade pela mulher queimada, a fim de humanizar o cuidado. De janeiro a outubro de 2009, a pesquisa foi conduzida no Centro de Tratamento de Queimados no hospital público em Fortaleza, Ceará, Brasil. Foram identificadas cinco mulheres cearenses, casos ricos em informaçao, para aprofundamento. Entrevista etnográfica, narrativa das experiências vividas e observaçao-participante foram realizadas. "A Interpretaçao Semântica Contextualizada" desvelou as cicatrizes simbólicas no corpo, o significado da "carne crua e torrada" e o enfrentamento do trauma. Emergiram metáforas da aparência corporal carregadas de significância cultural da "monstruosidade" e violência de gênero. A cicatriz da queimadura é capaz nao só de desfigurá-las, mas também macular sua reputaçao moral. Narrativas permitiram um olhar revelador e inovador, que desnudou a face humana, ocultado atrás das cicatrizes hipertróficas, contraturas e deformidades. Valores, preconceitos e emoçoes se escondem atrás dos dados estatísticos. A remoralizaçao da mulher queimada e traumatizada depende numa cura hipodérmica - a cura da alma.




    TL-72
    O PERFIL EPIDEMIOLOGICO E A LESAO INALATORIA EM CRIANÇAS EM UMA UNIDADE DE QUEIMADOS

    Dittrich, M H; Gonçalves, C G; Bocate, A C F; Itakussu, E Y; Sella, M J P


    Hospital Universitário de Londrina - Centro de Tratamento de Queimados

    INTRODUÇAO: A lesao inalatória é causa importante de óbito na criança queimada. O diagnóstico precoce e as estratégias de tratamento sao indispensáveis para minimizar as consequências da lesao. OBJETIVOS: Descrever características das crianças queimadas internadas no CTQ-HU, dando ênfase ao tempo de internaçao em UTI e de Ventilaçao Mecânica e ao desfecho dos casos. MÉTODO: Análise retrospectiva de prontuários das crianças internadas, no período de agosto/2007 a fevereiro/2010. RESULTADOS: Foram estudadas 147 crianças. 64,63% meninos e 35,36% meninas, com idade média de 68,54 meses. Das crianças internadas, 37,4% tiveram comprometimento inferior a 10% de superfície corporal queimada (SCQ), 34,69% entre 10 e 20% e 27,8% maior que 20% SCQ. O agente causal foi escaldo em 50,34% dos acidentes, fogo em 42,17%; e os demais agentes, 8,44%. Sessenta e duas crianças permaneceram internadas na UTI e 29% receberam suporte ventilatório. Metade das crianças em ventilaçao mecânica sofreu injúria inalatória. O tempo médio de ventilaçao mecânica foi 9,5 dias e de internaçao na UTI, 11,3 dias. A taxa de mortalidade das crianças internadas na UTI foi 9,6%. Foi instituído protocolo terapêutico em todos os casos. CONCLUSAO: Bons resultados referentes à reduçao do tempo de internaçao em UTI e de VPM estao relacionados à utilizaçao de protocolos e ao seguimento multiprofissional, fundamentais para o sucesso do tratamento da criança queimada.




    TL-73
    EPIDEMIOLOGIA DAS QUEIMADURAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Andrade, E S; Fabrini, D S; Burgarelli, G L; Gontijo, L C; Leao, C E G


    FHEMIG

    INTRODUÇAO: Queimaduras sao lesoes aos tecidos orgânicos causadas por agentes externos, com destruiçao do revestimento epitelial. OBJETIVO: Divulgar o perfil epidemiológico das queimaduras do maior centro de queimados da América Latina, localizado no Hospital Joao XXIII em Belo Horizonte. MÉTODO: Foi criado um banco de dados com 687 pacientes internados no Hospital Joao XXIII, de fevereiro de 2009 a julho de 2010, incluindo identificaçao do paciente, etiologia da queimadura, superfície e áreas queimadas, intencionalidade, procedimentos realizados, perfil dos óbitos, entre outros dados. RESULTADOS: A maioria dos pacientes internados era do sexo masculino (62,5%) contra 37,5% do sexo feminino. A idade média foi de 29 anos e 66% eram provenientes de Belo Horizonte e 34% do interior do estado. O álcool foi o agente etiológico mais frequente (34,4%), o causador das queimaduras mais extensas (média de 28% de SCQ) e o maior responsável pelos óbitos (52,7%). Cerca de 79% foram queimaduras acidentais, seguidas pelas tentativas de auto-extermínio(12%) e por agressao(9%). A média de tempo de internaçao foi de 23,5 dias, com uma taxa de mortalidade de 16,3%, que vem caindo progressivamente. Foram realizados 984 desbridamentos e 584 enxertias durante o período de acompanhamento. CONCLUSAO: O estudo realizado está de acordo com a maior parte dos trabalhos semelhantes já divulgados e evidencia a importância da prevençao e da fiscalizaçao na forma de comercializaçao dos produtos inflamáveis para diminuir a morbidade e mortalidade causadas pelas queimaduras, uma vez que a imensa maioria é acidental e se deve ao álcool líquido.




    TL-74
    INFLUENCIA DO CURATIVO COMPRESSIVO NA MECANICA RESPIRATORIA EM QUEIMADURAS DE TORAX

    Gonçalves, C G; Hoshino, A A; Bocate, A C F; Itakussu, E Y; Sella, M J P; Camuci, M; Grion, C


    Hospital Universitário de Londrina - Centro de Tratamento de Queimados

    INTRODUÇAO: A queimadura na regiao do tórax ocasiona uma restriçao na caixa torácica pela própria queimadura e também pela dor, levando a alteraçoes na mecânica ventilatória. A utilizaçao de curativos compressivos é de vital importância para o paciente queimado, porém esses curativos podem contribuir para aumento da restriçao torácica. OBJETIVOS: Verificar a influência do uso do curativo compressivo em queimaduras torácicas, na mecânica respiratória dos pacientes sob assistência ventilatória. MÉTODO: Foram avaliados seis pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina-PR, com idade média de 33±14 anos, predomínio do sexo masculino (80%), que apresentavam queimaduras de tórax e encontravam-se sob assistência ventilatória. Os valores foram coletados com o paciente sedado, em decúbito dorsal, Fowler de 30˚, em duas etapas: primeira com curativo compressivo e a segunda sem curativo. Aferiram-se o volume corrente, a complacência estática e a resistência do sistema respiratório. RESULTADOS: Foi observada reduçao da complacência de 38±8 l/cmH2O (sem curativo) para 33±9 l/cmH2O (com curativo) e aumento da resistência de 11±3 cmH2O/l/s (sem curativo) para 14±5 cmH2O/l/s (com curativo) nos pacientes avaliados. Verificou-se diminuiçao do volume corrente de 606±96 ml para 546±89 ml, quando comparado o paciente sem e com curativo compressivo na regiao de tórax, respectivamente. CONCLUSAO: Observou-se reduçao nos valores médios de complacência e volume corrente, assim como aumento de resistência, em pacientes com curativo compressivo em queimaduras de tórax.




    TL-75
    LESAO INALATORIA E A MECANICA RESPIRATORIA: RELATO DE CASO

    Gonçalves, C G; Hoshino, A A; Bocate, A C F; Itakussu, E Y; Sella, M J P; Grion, C


    Hospital Universitário de Londrina - Centro de Tratamento de Queimados

    INTRODUÇAO: A lesao inalatória se associa a aumento da mortalidade nos pacientes vítimas de queimaduras. O quadro clínico caracteriza-se pela evoluçao com hipoxemia grave com comprometimento da complacência e resistência pulmonar. OBJETIVOS: Analisar a evoluçao da mecânica respiratória na lesao inalatória em paciente queimado. MÉTODO: Revisao de prontuário com elaboraçao de resumo do caso clínico com dados relevantes e revisao de literatura. RESULTADOS: Paciente do sexo feminino, 47 anos, apresentava queimadura por incêndio, necessitou intubaçao na admissao. Apresentava queimadura de 2º grau profundo, com 16% de superfície corporal queimada, associado à lesao inalatória. A paciente permaneceu em ventilaçao mecânica por 25 dias. Foram mensuradas complacência e resistência pulmonar da paciente sedada, em modalidade volume controlado desde o 1º dia de internaçao (10 horas após o evento) até o 22º dia de internaçao, quando foi iniciado o desmame da sedaçao. Nas primeiras 24 horas, a complacência e a resistência apresentaram valores dentro da normalidade e, a partir do 2º ao 17º dia de internaçao, evoluiu com piora da mecânica respiratória com menor complacência (34 l/cmH2O) no 14º dia e maior resistência (22 cmH2O/l/s) no 11˚ dia de internaçao. A partir do 18º dia, os valores retornaram ao normal, coincidindo com a melhora clínica da paciente e início do desmame ventilatório. CONCLUSAO: O paciente com lesao inalatória apresenta alteraçoes precoces da mecânica respiratória e evolui com recuperaçao dos valores normais após período prolongado de tratamento.




    TL-76
    INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA ULTIMA DÉCADA PARA AVALIAÇAO DE DEPRESSAO E AUTOESTIMA EM PACIENTES VITIMAS DE QUEIMADURAS: REVISAO INTEGRATIVA

    Cantarelli, K J; Guanilo, M E E


    Universidade Federal de Pelotas

    INTRODUÇAO: O processo de reabilitaçao após uma queimadura pode ser comprometido por alteraçoes de autoestima e surgimento de depressao. Avaliar e tratar estas manifestaçoes torna-se imprescindível para recuperaçao desses pacientes. OBJETIVO: Identificar os instrumentos utilizados nos últimos dez anos para avaliar depressao e autoestima em vítimas de queimaduras. MÉTODOS: Consiste em uma revisao integrativa de literatura. Para busca, consultaram-se as bases de dados PubMed e LILACS. Foram empregados como descritores controlados: self esteem, self concept, depression e burns, e como limites: estudos realizados com seres humanos adultos e publicados em inglês, português ou espanhol. RESULTADOS: Na busca, foram elencados 116 títulos (PubMed: 107 e LILACS: 9; após leitura dos título e resumo, foram relacionados 16 (PubMed: 14 e LILACS: dois), dos quais apenas dois foram excluídos, por duplicidade. Os artigos foram classificados quanto aos objetivos e às manifestaçoes avaliadas: A) avaliar autoestima: três estudos; B) avaliar depressao: três estudos; e, C) avaliar outra manifestaçao, porém com aplicaçao de escala de autoestima e/ou depressao: sete estudos, sendo identificados como instrumentos para avaliar depressao: a Beck Depression Inventory e a Hospital Anxiety and Depression Scale; e para avaliar autoestima: a Body Esteem Scale, a Importance of Appearance Scale e a Escala de Autoestima de Dela Coleta. CONCLUSOES: O Beck Depression Inventory e o Body Esteem Scale foram os instrumentos genéricos mais utilizados para avaliar depressao e autoestima, respectivamente. Nao foram encontrados instrumentos específicos para avaliar autoestima e depressao em vítimas de queimaduras.




    TL-77
    NECESSIDADE DE VENTILAÇAO MECANICA EM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS

    Gonçalves, C G; Itakussu, E Y; Bocate, A C F; Hoshino, A A; Sella, M J P; Grion, C


    Hospital Universitário de Londrina - Centro de Tratamento de Queimados

    INTRODUÇAO: A ventilaçao mecânica (VM) é uma terapêutica que permite a sobrevida de pacientes queimados, sendo alta a frequência de necessidade de VM nesses pacientes e, muitas vezes, associada à presença de lesao inalatória. OBJETIVO: Descrever a necessidade de VM em pacientes queimados. MÉTODO: Estudo longitudinal observacional realizado no período de agosto de 2007 a junho de 2010, sendo a coleta de dados realizada pelas informaçoes contidas no banco de dados do setor. RESULTADOS: Foram internados 355 pacientes no período do estudo desses, 63 (17,8%) pacientes necessitaram de VM, com média de idade de 33,5 ± 21 anos, 60,3% homens, sendo que desses pacientes em VM 79% apresentavam queimadura de vias aéreas. As etiologias das queimaduras mais frequentes foram por chama (90,3%), seguida de líquido (6,5%), eletricidade (1,6%) e explosao (1,6%). A média de área total queimada foi 37±23%, sendo que 33,3% dos pacientes tinham queimadura de 2˚ grau, 3,2% de 3˚ grau e 63,5% de 2˚ e 3˚ grau. Esses pacientes ficaram, em média, 25±23 dias em VM e o tempo de internaçao foi de 35±28 dias. A mortalidade dos pacientes que necessitaram ventilaçao mecânica foi maior quando comparada aos pacientes que nao foram ventilados (58,7% versus 11%, respectivamente, p<0,001). CONCLUSAO: Existe grande necessidade de VM no paciente grande queimado, podendo estar associada ou nao à lesao inalatória. A VM nesses pacientes foi por tempo prolongado e se associou com maior taxa de mortalidade.




    TL-78
    MOBILIZAÇAO PRECOCE DO PACIENTE QUEIMADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE CASO

    Gonçalves, C G; Bocate, A C F; Itakussu, E Y; Hoshino, A A; Sella, M J P; Grion, C


    Hospital Universitário de Londrina - Centro de Tratamento de Queimados

    INTRODUÇAO: A mobilizaçao precoce do paciente criticamente enfermo já é uma realidade. Até pouco tempo, a fisioterapia só poderia iniciar sua abordagem terapêutica no paciente queimado após a alta hospitalar. Hoje, apresenta importante atuaçao já na fase aguda. OBJETIVOS: Relatar os benefícios da mobilizaçao precoce no paciente queimado. MÉTODO: Revisao de prontuário com elaboraçao de resumo do caso clínico com dados relevantes e revisao de literatura. RESULTADOS: Paciente do sexo masculino, 30 anos, vítima de queimadura por fogo, com 43,5% de superfície corpórea queimada, sendo entubado na admissao. Apresentava queimadura de 2º e 3º grau, sendo submetido a vários procedimentos cirúrgicos (desbridamentos e enxertos). Permaneceu 61 dias internado, sendo 39 dias traqueostomizado. Até o momento de desmame da sedaçao e liberaçao da cirurgia plástica, o tratamento fisioterapêutico consistia em manobras de higiene brônquica e reexpansao pulmonar, assim como mobilizaçao passiva geral e posicionamentos. No 44º dia de internaçao, iniciou-se o desmame da sedaçao e, após a pega do enxerto na regiao de abdome, o paciente iniciou exercícios ativo assistidos. Em uma semana, evoluiu de sentado no leito para deambulaçao com auxílio do andador, realizando fisioterapia motora 3 vezes ao dia. Do início dos exercícios mais ativos até alta hospitalar, decorreram 14 dias e o paciente recebeu alta deambulando sem auxílio. CONCLUSAO: A atuaçao do fisioterapeuta tem importante contribuiçao para a reabilitaçao, prevençao e reduçao do tempo de recuperaçao do paciente queimado.




    TL-79
    ROTINA DE ATENDIMENTO DE PACIENTES NA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR

    Kramer, L K S; Zuchetti, A Z A


    Hospital Cristo Redentor

    INTRODUÇAO: Neste trabalho, abordaremos a rotina da unidade de queimados do Hospital Cristo Redentor, referência em pacientes queimados no Rio Grande do Sul. OBJETIVO: Descrever o fluxo da unidade de queimados no Hospital Cristo Redentor. MÉTODO: Trabalho descritivo com registro fotográfico. Após o primeiro atendimento na emergência, o paciente é encaminhado à unidade de internaçao, indo diretamente para a sala de balneoterapia. É feita avaliaçao inicial pelas equipes médica e de enfermagem e realizado o mapeamento da superfície corporal queimada. Se necessário procedimento cirúrgico, estabelecemos a rotina de bloco cirúrgico com solicitaçao de exames e prescriçao pré-operatória. Caso necessite apenas de desbridamento mecânico e curativo, o paciente é encaminhado ao leito após realizar curativo aberto com sulfadiazina de prata a 1%, feito duas vezes ao dia, sob analgesia. Apresentando evoluçao satisfatória, a conduta é mantida. Caso necessite de desbridamento cirúrgico e/ou enxertia, implementa-se a rotina pré-operatória para cirurgia no dia seguinte. RESULTADOS: O que observamos na maioria dos casos é uma evoluçao satisfatória com curto período de internaçao. CONCLUSAO: A rotina de curativo aberto com sulfadiazina de prata a 1%, realizado duas vezes ao dia, aliado ao desbridamento e enxertia precoce demonstram que o tratamento de queimados é resolutivo precocemente.




    TL-80
    USO DE HIDROFIBRA COM PRATA EM QUEIMADOS NUM HOSPITAL DE REFERENCIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

    Silva, L K1; Rodrigues, K M2; Rosa, F M3


    1. Hospital Cristo Redentor
    2. UFRGS
    3. BMD/Convatec

    INTRODUÇAO: Neste estudo, abordaremos o tratamento de queimaduras de espessura parcial provocadas por chama em paciente adulto. OBJETIVO: Relatar o tratamento de queimadura de espessura parcial tratado com hidrofibra com prata. MÉTODO: Trabalho descritivo do tipo relato de experiência realizado num hospital de referência em queimados no Rio Grande do Sul. A evoluçao foi acompanhada por registro fotográfico. A., sexo masculino, 42 anos, em tratamento convencional para queimaduras em 7% da superfície corporal. RESULTADOS: No segundo dia de evoluçao, foi trocado o curativo para hidrofibra com prata. Na primeira semana, observamos que a hidrofibra estava gelificada e descolada em diversos pontos das lesoes, indicando áreas já epitelizadas. Nas demais áreas, a hidrofibra com prata foi mantida com trocas somente do curativo secundário. Na segunda semana, ao retirar o curativo, observamos a epitelizaçao total das áreas atingidas. Após dezesseis dias, observamos a cicatrizaçao total. CONCLUSAO: O uso da hidrofibra com prata mostrou resultado satisfatório e vantagens como a diminuiçao da dor e do tempo de cicatrizaçao, com ótimo resultado estético.




    TL-81
    DOR TRAGETORIA CONSTANTE NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS: RELATO DE EXPERIENCIA

    Castro, A N P C; Coelho, M L S; Brito, M E M; Dias, M A T; Pinheiro, P N C; Sousa, S C


    IJF

    INTRODUÇAO: A dor é considerada uma das principais causas de sofrimento humano, comprometendo o estado físico e psíquico das pessoas. Nesse sentido, considera-se de extrema importância discutir o papel da equipe de enfermagem no alívio da dor em pacientes queimados. OBJETIVO: Têm-se como objetivos: relatar as reaçoes físicas, psicológicas e emocionais frente à dor, percebidas pelos profissionais de enfermagem que trabalham em Centro Especializado de Queimaduras-CTQ e descrever o cuidado de enfermagem no alívio da dor em um CTQ. MÉTODO: Estudo descritivo de caráter reflexivo, onde uma Acadêmica de Enfermagem que trabalha como Técnica de enfermagem irá relatar a sua trajetória cuidando de pacientes vítimas de queimaduras, abordando a dor como o sintoma mais presente descrito pelo indivíduo queimado. Inicialmente procuraram-se, nos bancos de dados em pesquisa LILACS, Medline e BNDF, artigos que discutissem sobre o tema: dor nas queimaduras, cuidados de enfermagem, queimaduras e dor, para que pudesse conhecer todo o processo fisiológico da dor, pois seu conhecimento era voltado para sua experiência. RESULTADOS: Os principais cuidados prestados para aliviar a dor no CTQ sao a administraçao de medicamentos analgésicos; os profissionais de enfermagem nao consideram a dor como o quinto sinal vital e acham normal as vítimas de queimaduras sentirem dor; as reaçoes do paciente a dor sao de desespero, demonstrado com gritos, choros, súplicas, xingamento à equipe de enfermagem. CONCLUSAO: Sendo assim, conclui-se que a dor deve ser vista e avaliada como o quinto sinal, sendo registrada juntamente com os outros sinais vitais. Entretanto, seja a dor física ou psicológica, os profissionais de saúde devem estar preparados para lidar com a dor do outro e com o fato de que os procedimentos, principalmente os de enfermagem, sao extremamente dolorosos para a vítima que sofreu queimaduras.




    TL-82
    USO DE HIDROFIBRA COM PRATA NO TRATAMENTO DE CRIANÇA COM QUEIMADURA DE ESPESSURA PARCIAL

    Amaral, A L G1; Rodrigues, K M2; Rosa, F M3


    1. Hospital Sapiranguense
    2. UFRGS
    3. BMD/Convatec

    INTRODUÇAO: Neste estudo, abordaremos o tratamento de queimadura de espessura parcial em uma criança causada por escaldadura. OBJETIVO: Relatar o tratamento de queimadura de espessura parcial com uso de hidrofibra com prata. MÉTODO: Trabalho descritivo do tipo relato de experiência realizado em um hospital de médio porte, em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A evoluçao foi acompanhada por registro fotográfico. E.K.R.S., 1 ano e 1 mês de idade, vítima de queimadura em face, membro superior direito e abdome por escaldadura. A criança referiu muita dor na retirada da cobertura de gaze, necessário o uso de analgesia endovenosa. Aplicado hidrofibra com prata sobre as queimaduras. Após uma semana, na troca do curativo secundário, a hidrofibra geleificou-se e descolou-se das áreas cicatrizadas. Após quatorze dias, observamos a epitelizaçao total das áreas queimadas. RESULTADOS: Na primeira semana de tratamento, foi possível observar o processo de epitelizaçao da ferida. Após quatorze dias, houve cicatrizaçao total. CONCLUSAO: A hidrofibra com prata mostrou um resultado satisfatório quando utilizada em queimaduras de espessura parcial, tendo como principais vantagens ausência de desconforto e dor, diminuiçao do tempo de internaçao hospitalar, diminuiçao dos custos hospitalares e bom resultado estético.




    TL-83
    USO DE HIDROFIBRA COM PRATA NO TRATAMENTO DE QUEIMADURA DE ESPESSURA PARCIAL EM MEMBROS INFERIORES

    Amaral, A L G1; Rosa, F M2


    1. Hospital Sapiranguense
    2. BMD/Convatec

    INTRODUÇAO: Neste estudo, será abordado o tratamento de queimadura de espessura parcial com hidrofibra com prata em paciente vítima de escaldadura extensa em membros inferiores, tratada previamente em unidade básica de saúde com curativo tradicional com cobertura primária de gaze. OBJETIVO: Relatar os resultados do tratamento utilizando cobertura primária com hidrofibra com prata. MÉTODO: Trabalho descritivo, do tipo relato de caso, realizado em Hospital Geral de médio porte. E.B.L, 27 anos, sexo feminino, vítima de queimadura por escaldadura. Realizou por dois dias curativos tradicionais, utilizando gaze como cobertura primária na lesao. Atendida no ambulatório de curativos do Hospital devido à intensa dor provocada na remoçao das coberturas, necessitando de analgesia endovenosa para realizaçao do procedimento. Realizados limpeza e desbridamento do tecido desvitalizado. Aplicado hidrofibra com prata como cobertura primária no leito da lesao e trocas diárias do curativo secundário. A hidrofibra com prata foi mantida por quatorze dias, com epitelizaçao total da lesao. RESULTADOS: Observou-se que a hidrofibra com prata proporcionou resultados satisfatórios no tratamento proposto. CONCLUSAO: A hidrofibra com prata promoveu significativa reduçao da dor, evitou a internaçao hospitalar, diminuiu tempo de execuçao do curativo e dos custos com analgesia e material utilizado nas trocas diárias, evitou infecçoes secundárias decorrentes de queimaduras, resultando em ótimo resultado estético e plena satisfaçao do cliente e da equipe de atendimento.




    TL-84
    USO DE ESPUMA DE POLIURETANO SOBRE ENXERTO DE PELE

    Damo, J M; da Silva, L K


    Hospital Cristo Redentor

    INTRODUÇAO: Neste estudo, abordaremos uma experiência realizada no Hospital Cristo Redentor, com o uso de espuma de poliuretano sobre enxerto nos pós-operatório imediato. OBJETIVO: Demonstrar a aderência e o aspecto do enxerto com o uso da espuma de poliuretano. MÉTODO: Trabalho descritivo tipo relato de experiência com registro fotográfico. Após estudos, descobrimos que a espuma é usada para diminuir o edema em queimaduras, com isso adaptamos o seu uso no Hospital Cristo Redentor, usando uma camada de espuma de poliuretano imediatamente sobre a gaze que recobre a pele recém enxertada. Visualizamos que a espuma de poliuretano, pelo seu poder de absorçao aliado à compressao, diminui o exsudato, evitando a formaçao de flictenas e hematomas, mantendo o enxerto seco. CONCLUSAO: O uso de espuma favorece a integraçao dos enxertos pela absorçao e compressao, além do conforto que proporciona.




    TL-85
    RELATO DE CASO: INTERVENÇAO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM SEQUELAS TARDIAS DE QUEIMADURAS POR CHOQUE ELÉTRICO

    Gonçalves, A C; Assis, J T S J; Cologna, P T; Almeida, C E F; Farina Júnior, J A


    HCFMRP-USP

    INTRODUÇAO: A queimadura elétrica (alta voltagem) constitui uma pequena, mas devastadora percentagem dentre todas as injúrias por queimaduras. Nesta lesao, podem ocorrer inúmeras manifestaçoes, sendo uma importante complicaçao o dano no sistema nervoso central/periférico, com sequelas sensitivo-motoras e perdas funcionais significativas. OBJETIVO: Descrever a importância do trabalho de uma equipe multiprofissional na evoluçao de um paciente, com sequelas tardias de queimadura por choque elétrico. MÉTODO: Relato de caso, paciente do sexo masculino, 51 anos, eletricista, casado, vítima de queimadura por choque elétrico (13.000 W), acidente de trabalho, em 1979, entrada da corrente pelas maos e saída pelos pés, com amputaçao de MIE. Apresenta acometimento dos nervos ulnar e mediano, deformidades em ambas as maos e sindactilia cicatricial em primeiro espaço da mao direita. Procurou a Unidade de Queimados do HCFMRP - USP, após 31 anos do trauma, com queixa de dificuldade no apoio em bengala canadense com a mao direita. Realizada avaliaçao da amplitude de movimento, força muscular, sensibilidade (estesiometria) e funçao, no pré e pós-operatório. Indicada cirurgia reparadora, liberaçao de primeiro espaço, mantendo seguimento neste serviço com reavaliaçoes periódicas realizadas pela equipe. RESULTADOS: Paciente evolui com melhora da amplitude de movimento, força muscular e funçao da mao direita. CONCLUSAO: As intervençoes, mesmo tardias, ou em casos considerados de prognóstico reservado, como nas sequelas neurológicas por queimadura elétrica, podem ser otimizadas pela atuaçao de uma equipe multiprofissional, direcionando suas açoes para as queixas específicas do paciente, principalmente no que se refere as suas limitaçoes funcionais em atividades cotidianas.




    TL-86
    USO DO ACTICOATr EM QUEIMADURAS. QUAL É A EVIDENCIA CIENTIFICA? EXPERIENCIA PILOTO EM 3 CASOS NA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMRP-USP.

    Gomide, G S; Vittorazzi, A; Ceratti, T A; Simoes, F S; Farina Júnior, J A


    HCFMRP-USP

    INTRODUÇAO: O uso do curativo Acticoatr (Smith & Nephew Co. Ltd., UK) vem sendo objeto de estudo em unidades de queimados por todo o mundo. Alguns trabalhos recentes apontam vantagens em seu uso com nível de evidência. OBJETIVO: Relatar a experiência piloto do uso de Acticoatr na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirao Preto - USP, em 3 tipos distintos de tratamento das feridas. MÉTODO: O curativo com Acticoat foi utilizado em 3 pacientes, em momentos distintos do tratamento da queimadura: (1) paciente com queimadura de 2º grau profundo em dorso da mao, como curativo de queimado agudo sem necessidade de cirurgia; (2) paciente com queimadura de 3º grau em face, no pós-operatório imediato sobre o enxerto; (3) paciente grande queimado com infecçao recorrente de enxertos por MRSA, como tratamento antimicrobiano tópico pré-reenxertia. RESULTADOS: No paciente 1: houve completa epitelizaçao da área queimada em 12 dias, sem sinais de infecçao. No paciente 2: houve integraçao completa do enxerto em 9 dias, sem sinais de infecçao. No paciente 3: houve regressao da infecçao do enxerto após inicio do curativo com Acticoat. CONCLUSAO: Neste estudo preliminar no HC-FMRP-USP, a troca de curativos com Acticoatr mostrou-se de fácil realizaçao e com comodidade de troca a cada 3 dias, o que tornou o tratamento menos sofrido aos pacientes e equipe. Além disso, mostrou- se eficaz na queimadura de 2º grau profundo, como curativo pós-operatório imediato de enxertia, e no tratamento da infecçao recorrente de enxerto por MRSA.




    TL-87
    ESQUIZOFRENIA E QUEIMADURAS: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

    Oliveira, A F; Brasolin, A G; Gragnani, A; Ferreira, L M


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: Estudos sugerem que pacientes queimados com diagnóstico psiquiátrico prévio apresentam maior tempo de internaçao, tempo maior para restauraçao das feridas e maior número de cirurgias em comparaçao a pacientes sem esse antecedente. Ansiedade e depressao, alteraçoes do ciclo circadiano, nutriçao de má qualidade, além do uso de drogas e tabagismo, comuns no esquizofrênico, influenciam a resposta do sistema imune e a restauraçao de áreas queimadas, e como consequência, pode também propiciar o surgimento de infecçoes e septicemia, aumentando a taxa de morbimortalidade desses casos. Na esquizofrenia, a prevalência do tabagismo é de 60 a 80%, por razoes comportamentais próprias da doença, e também pelo aumento do estímulo dopaminérgico causado pela nicotina para compensar os sintomas do tratamento com neurolépticos. RELATO DE CASO: Paciente de 72 anos, sexo feminino, com diagnóstico de esquizofrenia, apresentava 19% de SCQ de II e III graus, causada por chama direta da roupa de cama, iniciada por um cigarro caído na cama. As lesoes mais profundas ocorreram nos membros superiores e na face, pois essas regioes tiveram maior contato com o fogo o qual iniciou perto do membro superior direito. A paciente necessitou de 51 dias de internaçao, desses 27 dias foram na UTI, devido suspeita de lesao inalatória e necessidade de assistência ventilatória nao invasiva. CONCLUSAO: O período de internaçao da paciente ultrapassou a média da unidade de 13,7 dias. Apesar das duas doenças serem amplamente estudadas, há raros relatos da associaçao delas na literatura.




    TL-88

    PERFIL MICROBIOLOGICO DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADURAS (UTQ) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO (UNIFESP)

    Oliveira, A F; Doi, A M; Dias, R D; Lacerda, L A; Gragnani, A; Ferreira LM


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: Infecçao é uma grave complicaçao no tratamento do paciente vítima de queimadura, o que aumenta a taxa de morbidade e mortalidade desse grave trauma, pois além da menor imunidade evidenciada, o ambiente da ferida favorece a proliferaçao de microorganismos. Nas queimaduras de espessura parcial profunda e total, a enxertia é necessária, evitando assim a presença da colonizaçao, formaçao de biofilme e infecçao. OBJETIVO: Avaliar perfil microbiológico do primeiro ano de atividade da UTQ da UNIFESP. MÉTODO: Foram analisadas 163 culturas (hemocultura, urocultura, cultura de vias aéreas, ponta de cateter e secreçao da ferida). RESULTADOS: Nesse período, foram 106 pacientes com idade média de 35 anos (11m a 90 anos) e SCQ média de 10,6% (1 a 77,5%). De 163 culturas solicitadas, 33,7% foram positivas, destas 51% foi hemocultura, 36% urocultura, 6% de vias aéreas, 6% ponta de cateter e 1% secreçao da ferida. Quanto aos microrganismos isolados, prevalência de 33% de Staphylococcus coagulase negativo, 24% de Pseudomonas spp e 22% de Acinetobacter spp. Quanto ao perfil de sensibilidade, 76,9% e 58% de Pseudomonas spp e Acinetobacter spp, respectivamente, foram resistentes a diversos antimicrobianos. Apenas uma cultura isolada de Enterococcus faecium foi resistente a vancomicina e uma de Klebsiella pneumoniae resistente aos carbapenêmicos, sendo 1,2% do total. Nenhum paciente apresentou infecçao de pele. CONCLUSAO: Observamos baixa prevalência de microorganismos multirresistentes comparado a outros centros, devido ao pouco tempo de funcionamento da unidade, ao baixo tempo médio de internaçao de 13,8 dias e ao tratamento cirúrgico precoce adotado no serviço.




    TL-89
    RABDOMIOLISE E QUEIMADURA: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

    Oliveira, A F; Soares, F A; Rocha, P R; Gragnani, A; Ferreira, L M


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: Rabdomiólise é uma síndrome caracterizada pela lise de células musculares esqueléticas com liberaçao de constituintes intracelulares para circulaçao. A causa é variável, está relacionada principalmente ao trauma, infecçao e uso de drogas lícitas e ilícitas. A apresentaçao clínica é variável, a característica marcante é a hemoglobinúria e, laboratorialmente, a elevaçao das enzimas musculares cerca de cinco vezes acima do normal. A insuficiência renal aguda é uma complicaçao grave e comum. A relaçao rabdomiólise com queimadura nao é bem clara na literatura, provavelmente a síndrome é desencadeada por outras comorbidades associadas como traumas e infecçao. OBJETIVO: Descrever caso de rabdomiólise em paciente queimado e apresentar uma revisao da literatura. RELATO DO CASO: Vítima de explosao de botijao de gás de cozinha, em ambiente fechado, foi jogado e apresentou perda de consciência no local. Na admissao hospitalar, apresentava 15% de superfície corporal queimada de segundo grau misto, foi avaliado segundo ATLS e submetido à tomografia computadorizada de crânio, porém nao apresentava sinais de trauma cranioencefálico, no exame físico e radiológico também nao apresentava sinais de fraturas. Após cinco dias do acidente, o paciente apresentou elevaçao acima de três vezes do nível de creatinina sérica e escurecimento da diurese. A equipe de nefrologia foi consultada e suspeitou de rabdomiólise, confirmada pela dosagem de creatinofosfoquinase. Tratamento adequado para o quadro foi iniciado e após 48 horas, a creatinina estava dentro dos limites da normalidade. CONCLUSAO: A rabdomiólise associada ao trauma elétrico é bem descrito na literatura, porém o surgimento da síndrome associada à queimadura por fogo.




    TL-90
    EXPERIENCIA PESSOAL NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS DE ESPESSURA PARCIAL COM A UTILIZAÇAO DE CURATIVOS DE HIDROFIBRA COM PRATA: ANALISE DE 19 CASOS

    Takaki, J L


    Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HUEC

    INTRODUÇAO: As queimaduras de segundo grau sao um tipo comum de injúria térmica atendidos em Centros de Queimados. Além de dolorosas, seu tratamento pode ser traumatizante. Sao conhecidas as consequências físicas e psicológicas quando deixam sequelas como cicatrizes hipertróficas ou queloidianas. O tratamento adequado é de fundamental importância para a correta epitelizaçao deste tipo de lesao. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia, praticidade, facilidade de aplicaçao e controle clínico de queimaduras tratadas com o curativo de Hidrofibra com prata (Aquacelr) até sua completa cicatrizaçao. MÉTODO: Foi avaliado, prospectivamente, o resultado no tratamento de 19 pacientes, entre crianças e adultos, com queimaduras de espessura parcial recentes, superficiais, de média derme ou mista (superficiais e de média derme), no período de fevereiro de 2008 a maio de 2009, atendidos em nossa Unidade de Queimados, em que foi utilizado curativo de hidrofibra. A idade dos pacientes variou de 4 a 54 anos, submetidos a internamento hospitalar ou tratamento ambulatorial, com área de superfície corporal total queimada (SCTQ) 2% até 25%, calculada mediante o gráfico de Lund e Browder e que tivessem chegado ao Serviço em até 48h. A história da doença atual e os eventos relacionados à queimadura foram anotados na admissao. Todas as áreas do corpo que se enquadravam no tipo de lesao descrita anteriormente foram incluídas no estudo. Areas como períneo, face e axilas foram excluídas. Os pacientes tiveram suas lesoes debridadas sob anestesia geral com ketamina, todas as vesículas e bolhas retiradas e a seguir lavadas com soluçao aquosa de clorexidine.




    TL-91
    CIRURGIAS REPARADORAS: DADOS EPIDEMIOLOGICOS DA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HCFMRP-USP

    Assis, J T S J; Manho, F; Gonçalves, A C; Carvalho, F L; Farina Júnior, J A


    HCFMRP-USP

    INTRODUÇAO: O trauma causado por uma queimadura transcende o momento agudo da lesao, nao importando qual foi o seu agente causal. As queimaduras de média à grande extensao, mesmo recebendo os melhores cuidados no tratamento agudo, muitas vezes deixam sequelas, que comprometem a autoestima, participaçao e inclusao social. OBJETIVOS: Apresentar os dados epidemiológicos das cirurgias reparadoras nos anos de 2006 a 2009, realizadas na Unidade de Queimados do HCFMRP-USP. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório dos dados de internaçao e cirurgias realizadas nesta instituiçao. RESULTADOS: Durante os últimos quatro anos, ocorreram 812 internaçoes, sendo 321 (39,53%) cirurgias reparadoras, com predomínio do sexo masculino, maior número de pacientes em idade produtiva entre 18 e 40 anos (33%), crianças principalmente na faixa etária de 6 a 12 anos (10%), ausência de internaçao na faixa de 0 a 1 ano, sendo a faixa etária acima de 60 anos, responsável por 2,80% das internaçoes. Os procedimentos mais realizados foram as zetaplastias, exéreses, enxertos, retalhos e expansores cutâneos. CONCLUSAO: A correçao desejada nem sempre se alcança em um único procedimento cirúrgico. Ressalta-se a importância da equipe multiprofissional no acompanhamento destes pacientes para suprir as expectativas e ganho de funçao, já que as cirurgias reparadoras deste estudo apresentaram-se com predomínio para ganho de funçao em relaçao à estética.




    TL-92
    REVISAO SISTEMATICA E METANALISE EM QUEIMADURAS

    Oliveira, A F; Gragnani, A; Ferreira, L M


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: As revisoes sistemáticas reúnem, de forma organizada, grande quantidade de resultados de pesquisas clínicas e auxiliam na explicaçao de diferenças encontradas entre estudos primários que investigam a mesma questao. Esse tipo de estudo facilita a elaboraçao de diretrizes clínicas, sendo extremamente útil para decisoes na área da saúde, no setor público e privado; além disso, contribuem para o planejamento de pesquisas clínicas. OBJETIVO: Realizar análise de revisoes sistemáticas sobre o tema queimaduras, indicar conclusoes desses trabalhos e sugerir inovaçoes no atendimento desses pacientes, como também atualizaçao na pesquisa. MÉTODO: O descritor indexado burn foi utilizado na Cochrane Library, usando o termo limitante reviews e classificando por record title. Todos os artigos foram pesquisados e solicitados na íntegra através da base de dados PubMed. RESULTADOS: Apenas 22 revisoes sistemáticas com metanálise foram encontradas, sendo a primeira em 2000, porém a maioria das revisoes foi publicada a partir de 2006. Todas as revisoes se encontram na língua inglesa. Os temas escolhidos sao relevantes e vao desde prevençao até suporte nutricional e tratamento das cicatrizes, passando pelo tratamento cirúrgico e controle da dor. Sobre substitutos dérmicos, duas revisoes foram publicadas, em 2007, por Clarabelle e colaboradores e, em 2010, por Wasiak, Cleland e Campbell, na Austrália. Vários assuntos importantes ainda nao foram abordados. Atualmente, existem quatro protocolos nao concluídos. CONCLUSAO: É necessário maior número de publicaçoes com qualidade científica para fortalecer a política de atendimento do paciente com queimadura e também sua prevençao, avançar na qualidade das pesquisas desenvolvidas e sua aplicabilidade.




    TL-93
    CONHECENDO A VIDA OCUPACIONAL DO PACIENTE QUEIMADO POR AUTO-AGRESSAO APOS A ALTA HOSPITALAR

    Assis, J T S J1; Saeki, T2; Farina Júnior, J A1


    1. HCFMRP-USP
    2. EERP-USP

    INTRODUÇAO: A queimadura é considerada como um dos traumatismos mais destrutivos que o ser humano pode sofrer. A repercussao de uma queimadura por auto-agressao é um dos motivos preocupantes e de difícil manejo tanto para a equipe de saúde como para toda a sociedade, visto que, é uma situaçao que relaciona aspectos subjetivos e culturais, como também religiosos e de saúde pública. OBJETIVOS: Conhecer a vida ocupacional do paciente que praticou a autoagressao por queimadura em suas áreas de desempenho nas atividades de vida diária, atividades produtivas de trabalho e atividades de lazer após a alta hospitalar. MÉTODO: Estudo de caso instrumental, com a técnica do relato oral pontual, com o emprego da entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo indutiva descrevendo dois casos do sexo feminino, 24 e 44 anos, atendidos na Unidade de Queimados do HCFMRPUSP. RESULTADOS: Foram encontrados pontos comuns aos sujeitos: retornos constantes para a realizaçao de cirurgias reparadoras e acompanhamento com equipe multidisciplinar, mudanças na rotina de autocuidado, suporte familiar no retorno ao ambiente domiciliar, uso frequente de medicaçoes indicadas por profissional de saúde mental, isolamento e diminuiçao da participaçao social em atividades que promovam o lazer e a diversao anteriores à internaçao, preconceito e dificuldades no retorno ao trabalho, refletidos tanto pela aparência física como também pela situaçao que motivou o trauma térmico. CONCLUSAO: Conhecer a vida ocupacional desses pacientes pode permitir maior compreensao de suas necessidades e dificuldades individuais, favorecendo a adesao ao tratamento.




    TL-94
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADURAS (UTQ) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO (UNIFESP)

    Lacerda, L A; Carneiro, A C; Oliveira, A F; Gragnani, A; Ferreira, L M


    UNIFESP

    INTRODUÇAO: Queimadura é um grave trauma com repercussoes sociais, econômicas e de saúde pública, que têm seu tratamento custeado basicamente pelo poder público, e necessita de dados epidemiológicos para a correta gestao pública e para campanhas de prevençao. OBJETIVO: Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na UTQ da UNIFESP. MÉTODO: Os dados foram coletados no período de julho de 2009 a junho de 2010. O estudo analisou o total de internaçoes por mês, tipo de internaçao, sexo, idade, procedência, agente da queimadura, classificaçao quanto à extensao, gravidade do caso, SCQ, taxa de ocupaçao, período de internaçao, total e tipos de cirurgias, tentativa de suicídio, lesao inalatória, taxa de mortalidade, solicitaçao de vagas e atendimento ambulatorial. RESULTADOS: Dos 100 pacientes internados nesse período, 74% foram do sexo masculino, com média de internaçao mensal de 8,6 dias. A idade média foi de 35 anos (11 meses a 90 anos). Líquido inflamável (41%), desses o álcool líquido (28%), seguido de líquido aquecido (22%) foram os mais frequentes. Pequeno queimado em 57%, com SCQ média de 10,6% (1 a 77,5%). Com relaçao às cirurgias realizadas, a maior incidência foi de desbridamento, seguido de enxerto. Cinco por cento das queimaduras foram causadas por tentativa de suicídio, 13% dos pacientes apresentavam lesao inalatória na internaçao e evoluçao e 6% de taxa de mortalidade. CONCLUSAO: Houve predomínio do sexo masculino, das queimaduras de segundo grau misto e de menor extensao. As mulheres apresentaram tentativa de suicídio e os óbitos relacionaram-se à presença de lesao inalatória.




    TL-95
    MODELO EXPERIMENTAL DE QUEIMADURA TÉRMICA DE 2° GRAU EM RATOS WISTAR

    Lima-Ribeiro, M H M1; Pereira, D S T2; Santos-Oliveira, R3; Cavalcanti, C L B; de Pontes Filho, N T4; Correia, M T S5


    1. Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), Universidade Federal de Pernambuco
    2. Universidade Federal de Pernambuco
    3. Instituto de Engenharia Nuclear, Divisao de Radiofarmácia, Rio de Janeiro, RJ
    4. Departamento de Patologia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
    5. Departamento de Bioquímica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

    INTRODUÇAO: O estabelecimento de modelos experimentais de queimaduras se faz necessário pela ausência de uniformizaçao dos parâmetros clínicos e histológico na avaliaçao terapêutica de formulaçoes farmacêuticas. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi estabelecer um protocolo experimental visando à obtençao de queimaduras térmicas de 2° grau em ratos Wistar, machos. MÉTODO: Os animais (n = 7) foram pré-anestesiados com sulfato de atropina (0,04 mg/kg/ via intramuscular) e após 10 min anestesiados com cloridrato de quetamina 10% (90 mg/kg) associado ao cloridrato de xilazina 2% (10 mg/kg), via intramuscular. Posteriormente, realizou-se a tricotomia do dorso, pela traçao direta dos pelos, e antissepsia com polivinilpirrolidona-iodo 1%. As lesoes térmicas foram produzidas posicionando-se uma barra de alumínio maciça de 1 cm de diâmetro (51 g), por animal, aquecida a 94ºC ± 2ºC / 50 min, sobre o dorso de cada animal por 15 seg. Durante o período de 28 dias, os animais passaram por avaliaçao clínica/histológica, sendo administrado apenas o excipiente de hidrogel (placebo). No 7º, 14º, 21º e 28º dias pós-operatório foram realizadas coletas do tecido lesionado (avaliaçao histológica) sob anestesia, seguida de eutanásia com tiopental sódico (100 mg/kg/via intraperitoneal). CONCLUSAO: A análise histológica corroborou com a avaliaçao clínica de queimadura de 2° grau, confirmando que o protocolo estabelecido é aplicável a modelos de análise da atividade cicatrizante de fármacos.




    TL-97
    UNIDADE DE QUEIMADOS DA ASSOCIAÇAO SANTA CASA DE RIO GRANDE: RELATO DE CASO DE PRIMEIRA CIRURGIA

    Nascimento, L; Leonardi, D; Ebling, S; Guanilo, M E E; Gomes, J J; Amaral, V


    A. C. Santa Casa do Rio Grande/RS

    INTRODUÇAO: Queimaduras profundas apresentam morbidade funcional e estética importante, além de ocasionar importantes alteraçoes emocionais nos indivíduos que sobreviveram a queimaduras graves. OBJETIVO: Descrever a primeira experiência cirúrgica na unidade de Queimados da Associaçao Santa Casa do Rio Grande/RS. RELATO DE CASO: Paciente JG, 24 anos, admitido para realizaçao de cirurgia reparadora decorrente de queimadura há dois anos. A paciente apresentava graves sequelas de queimadura na regiao cervical, supramamária e axilar (bilateral), sendo evidente uma importante limitaçao de extensao da regiao cervical anterior e da articulaçao do ombro direito por retraçao cicatricial e fibrose local. Até o momento, a paciente foi submetida a dois procedimentos cirúrgicos: ressecçao da cicatriz na regiao cervical anterior e regiao axilar direita, com a colocaçao de enxerto bilaminado de matriz dérmica. Após 28 dias, remoçao da camada externa (silactic) sendo realizado autoenxerto em regiao cervical e supraclavicular, com epiderme retirada da coxa. É evidente a grande melhora da extensao de regiao cervical e articulaçao do ombro e nao tem sido evidenciados sinais de complicaçoes. CONCLUSAO: A primeira cirurgia na unidade de Queimados da Santa Casa do Rio Grande/RS transcorreu sem intercorrências. A paciente vem se recuperando de forma satisfatória, o que vem sendo de grande satisfaçao para a equipe multidisciplinar. A mesma vem trabalhando exaustivamente no aprimoramento de atividades profissionais que garantam um atendimento de qualidade para a populaçao do município e regiao.




    TL-98
    INSTRUMENTOS DE AVALIAÇAO DE QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAUDE EM PACIENTES QUEIMADOS: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

    Caltran, M P; Gonçalves, N; Stuchi, R A G; Guanilo, M E E; Rossi, L A


    Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto-USP

    INTRODUÇAO: Nas últimas décadas, investigadores têm demonstrado interesse pelo estudo da qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS), nos diferentes âmbitos aos quais à saúde da populaçao se refere. OBJETIVO: Analisar por meio de uma revisao integrativa da literatura os instrumentos que estao sendo utilizados para QVRS e estado de saúde de pacientes vítimas de queimaduras. MÉTODO: Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, LILACS e ISI Web of Knowledge, por meio de combinaçoes entre as palavras-chave: quality of life, health status, scale, questionnaire, assessment e burns, limitando-se aos estudos com seres humanos independente da idade, nos últimos 10 anos, nos idiomas inglês, português ou espanhol. Os estudos foram analisados e classificados de acordo com o tipo de delineamento e evidência científica [da mais forte (E - I) para a mais fraca (E -VII)]. RESULTADOS: Encontrados 45 artigos: 42 nao-experimentais E-VI; um comentário E-VII; duas revisoes sistemáticas E-V; e um estudo nao foi classificado quanto ao nível de evidência. Três instrumentos específicos e 16 genéricos estao sendo utilizados para avaliar qualidade de vida e estado de saúde em queimados, sendo os mais encontrados, a Burns Specific Health Scale- Brief - BSHS-B (alfa de Cronbach de 0,75-0,93) e Short Form Health Survey - SF- 36 (alfa de Cronbach de 0,83 a 0,95). CONCLUSOES: Para avaliaçao da qualidade de vida relacionada à saúde e estado de saúde de pacientes vítimas de queimaduras os instrumentos mais utilizados foram o BSHS-B e o SF-36, instrumentos específico e genérico para avaliaçao desses construtos nessa populaçao.




    TL-99
    O USO DA PRATA NANOCRISTALINA EM QUEIMADURA DE FACE EM CRIANÇA

    Nascimento, L1; Fioravanti Júnior, G2; Fagundes, C A2; Guanilo, M E E3; Ebling, S; Leonardi, D F4


    1. Santa Casa de Rio Grande
    2. Saavedra Tecnologia em Saúde
    3. Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas
    4. Universidade do Sul de Santa Catarina

    INTRODUÇAO: As lesoes por queimadura constituem importante causa acidental de morbimortalidade em todo o mundo, com grande frequência entre as crianças. A utilizaçao de curativos com prata nanocristalina, além de reduzirem o número de trocas, liberam prata de forma sustentada, protegendo contra infecçoes. OBJETIVOS: Avaliar os benefícios do uso da prata nanocristalina em queimadura de 2º e 3º grau na face. MÉTODO: Relato de caso de paciente atendido na Unidade de Queimados da Santa Casa de Rio Grande, no período de 10 a 20 de agosto. Paciente de 7 anos, queimadura térmica de 2º e 3º grau em face, inicialmente tratado com colagenase. Iniciados curativos com prata nanocristalina no 8º dia de evoluçao. RESULTADOS: Em 10 dias de tratamento, foram trocados 3 curativos. Observou-se reduçao da dor e menor necessidade de analgesia. Somente na regiao temporal e frontal da face foi realizada enxertia. Demais áreas epitelizadas sem sequelas estéticas ou funcionais. CONCLUSAO: A prata nanocristalina associada ao hidrogel a base d'água promoveu um ambiente livre de infecçao, favorecendo a cicatrizaçao. Reduziu as trocas de curativos, diminuindo a dor do paciente e otimizou o trabalho da equipe de saúde. Parece impedir o aprofundamento da lesao, pois a área enxertada foi pequena, quando comparada à lesao inicial. Dessa forma, a prata nanocristalina pode ser o curativo de escolha para tratamento de crianças.




    TL-100
    ALTERAÇOES DO SISTEMA ESTOMATOGNATICO EM INDIVIDUOS ACOMETIDOS POR QUEIMADURAS EM REGIAO DE FACE E PESCOÇO

    Medeiros, M N L1; Borges, G R A2; Sznejder, K S M1


    1. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
    2. Hospital da Restauraçao

    INTRODUÇAO: Queimadura é uma lesao no tecido de revestimento do corpo, que pode destruir parcial ou totalmente a pele, seus anexos e atingir camadas mais profundas. Sujeitos com queimaduras de cabeça e/ou pescoço podem apresentar alteraçoes em uma ou mais funçoes do sistema estomatognático, acarretando influências no processo de alimentaçao e na qualidade de vida. OBJETIVO: Identificar as alteraçoes do sistema estomatognático em sujeitos com queimaduras de segundo e terceiro graus em regiao de face e/ou pescoço na fase inicial da lesao. MÉTODO: Participaram desta pesquisa 20 sujeitos da Unidade de Terapia de Queimados do Hospital da Restauraçao de Pernambuco, em acompanhamento fonoaudiológico, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. Os dados foram obtidos através da leitura dos prontuários, aplicaçao de um protocolo fonoaudiológico no qual foram avaliadas as funçoes do sistema estomatognático através de filmagem. RESULTADOS: Limitaçao da mímica facial e dos movimentos cervicais, diminuiçao da abertura oral, limitaçao dos movimentos mastigatórios, presença de manobras com e sem esforço para deglutir, dor à deglutiçao, ausência de tosse e/ou engasgos, ausência de dificuldade na sucçao. CONCLUSAO: A atuaçao fonoaudiológica faz-se necessária desde o momento inicial da lesao, informando ao sujeito as possíveis alteraçoes causadas pela queimadura, orientando quanto às manobras posturais facilitadoras da alimentaçao e buscando manter a mobilidade das estruturas oromiofuncionais, prevenindo uma retraçao cicatricial que venha limitar ainda mais a funcionalidade de tais estruturas com influência direta no processo de alimentaçao.




    TL-101
    OXIGENOTERAPIA HIPERBARICA NA CICATRIZAÇAO DO PACIENTE GRANDE QUEIMADO

    França, P; Silva, A; Bastos, D; Briglia, C


    HGE




    TL102
    QUEIMADURAS EM CRIANÇAS: VISAO E AVALIAÇAO DA SOBRECARGA DE SEUS CUIDADORES EM AMBIENTE HOSPITALAR

    Freitas Filho, E V1; Lima, F M R1; Meira, G M2; Lacet, W P S3; Chaves, K V M C3


    1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
    2. Associaçao Paraibana de Ensino Renovado
    3. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

    INTRODUÇAO: As queimaduras sao um problema de saúde pública, pois constituem importante causa de morbimortalidade em crianças. Muitos casos necessitam de hospitalizaçao, onde a vítima é acompanhada pelo cuidador. OBJETIVO: Tem-se como objetivo, avaliar o conhecimento dos cuidadores sobre queimaduras e sua sobrecarga na unidade de queimados, de um hospital público em Joao Pessoa/PB. MÉTODO: A pesquisa é exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Foi utilizado um questionário, contendo questoes elaboradas pelos pesquisadores e o questionário de sobrecarga Zarit Burden Interview. A amostra contou com 20 cuidadores, onde 80% eram maes, sendo 50% na faixa etária de 20-40 anos. RESULTADOS: Quanto às crianças, observou-se: 60% meninos; 80% na faixa etária de 0-5 anos (3±2,85); 65% com diagnóstico clínico de grande queimado; média de permanência no setor de 13,35 (±12,86) dias; 70% escaldamento como agente causal; em 72% dos casos estava acompanhada por adultos. Antes da queimadura, 65% dos cuidadores informaram nao ter conhecimento sobre prevençao, 85% disseram que o fato poderia ser evitado, e 65% desconheciam o que fazer. Todos acham importante a funçao de cuidador para a melhora da vítima. Após a alta hospitalar, 90% continuarao sendo cuidador da criança, e 55% acham mais fácil cuidar desta em domicílio. Em relaçao à sobrecarga do cuidador, observou-se sobrecarga moderada (34,75±11,98), porém sem correlaçao significativa (p<0,05) entre a mesma e diagnóstico clínico (p=0,099), idade da criança (p=0,572) e tempo de internaçao (p=0,396). CONCLUSAO: É importante que sejam adotadas medidas preventivas, pelos profissionais de saúde, incluindo o fisioterapeuta, direcionadas aos cuidadores, evitando novos casos e reduzindo custos hospitalares.




    TL-103
    PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES ADMITIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DE UM HOSPITAL PUBLICO DE JOAO PESSOA-PB

    Freitas Filho, E V1; Lima, F M R1; Figueiredo, L M D2; Licariao, W C2


    1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
    2. Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena

    INTRODUÇAO: As queimaduras apresentam altas taxas de morbimortalidade em todo o mundo, sendo de grande importância a determinaçao de suas características epidemiológicas para elaboraçao de estratégias de prevençao e melhoria da qualidade na assistência. A fisioterapia está incluída no tratamento desde a fase aguda pelo risco de complicaçoes e sequelas. OBJETIVO: O objetivo desse estudo é caracterizar o perfil dos pacientes vítimas de queimaduras, admitidos pela fisioterapia, na Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. MÉTODO: A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, exploratória, prospectiva e descritiva. A coleta de dados foi realizada a partir dos prontuários, referentes ao período de Agosto de 2009 a Julho de 2010. A amostra foi constituída de 211 pacientes. RESULTADOS: Observaram-se os seguintes resultados: 62% dos pacientes do gênero masculino; 61% com média de 3,9 anos (DP±3,5); 57% com diagnóstico clínico de grande queimado; 82% com lesoes de 2º grau; 55% com escaldamento como agente causal; 35% com membros superiores como regiao corporal mais atingida. A média de atendimentos foi 12 para fisioterapia respiratória (DP±14,9) e 10 para motora (DP±15,9), 76% dos pacientes necessitaram da utilizaçao de substitutivo temporário de pele, 3% de enxertia cutânea e 2% de oxigenoterapia hiperbárica; houve 19% de complicaçoes; a média de dias de internaçao foi de 8,18 (DP±8,8) e o índice de mortalidade foi de 2%. CONCLUSAO: As medidas de prevençao sao essenciais em casos de queimaduras, pois evitam que novos casos aconteçam, além de contribuir para a reduçao das internaçoes hospitalares e do sofrimento das vítimas.




    TL-104
    LOCAL DE INSERÇAO DO CATETER INTRAVASCULAR E OCORRENCIA DE INFECÇAO NO PACIENTE QUEIMADO

    Ciofi-Silva, C L; Guanilo, M E E; Gonçalves, N; Rossi, L A


    Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto

    INTRODUÇAO: A ocorrência de infecçao relacionada ao cateter intravascular está associada a vários fatores, entre eles a distância entre o local de inserçao e a queimadura, a qual pode estar colonizada ou infectada. OBJETIVO: Descrever evidências científicas sobre a relaçao entre a distância da inserçao do cateter intravascular da lesao de queimadura e a ocorrência de infecçao. MÉTODO: Busca nas bases de dados PubMed, LILACS, Cochrane e CINAHL, nos últimos dez anos, e análise do nível de evidência segundo classificaçao adotada (nível I para mais forte e nível VII para mais fraca). RESULTADOS: Oito estudos foram incluídos, com nível de evidência variando de II a VII. Esses mostram que cateteres inseridos próximos à lesao têm maior risco de desenvolver infecçao. Embora a escolha do local de inserçao seja limitada pela superfície corporal queimada, recomenda-se que o cateter seja inserido a pelo menos 5 cm da lesao. O cateter venoso central de inserçao periférica (PICC) é uma alternativa ao cateter venoso central, por permitir a inserçao em locais alternativos e apresentar características semelhantes ao cateter venoso central em relaçao ao tempo de permanência e ao índice de infecçao de corrente sanguínea. Porém, nao é indicado para infundir grandes volumes de líquidos. A utilizaçao de locais alternativos, tais como veia axilar e veia femoral, está associada a complicaçoes, como trombose venosa profunda. CONCLUSOES: A inserçao de cateteres intravasculares a menos de 5 cm de distância da lesao aumenta o risco de infecçao relacionada ao cateter (evidências de nível III-VI).




    TL-105
    AVALIAÇAO DO ESTADO NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS ADMITIDAS NO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL GERAL DO ANDARAI

    Costa, L M; Ramos, P B; Serra, M C V F; Gaudencio, A


    Hospital Federal do Andaraí

    INTRODUÇAO: As queimaduras induzem a uma grave resposta hipermetabólica. A prevalência da desnutriçao em pessoas hospitalizadas é um significativo problema de saúde, porque influencia na evoluçao clínica do paciente. OBJETIVO: Descrever o perfil nutricional de crianças admitidas no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Federal do Andaraí. MÉTODO: Foram analisadas 34 crianças internadas no período de 2009 a 2010, sendo realizada avaliaçao nutricional desses pacientes com a obtençao de dados antropométricos como peso e estatura. Foram obtidas também a idade para classificaçao nutricional, bem como o uso de suplementaçao oral hipercalórica e/ou hiperproteica, superfície corporal queimada, tempo de internaçao e agente causal. Para análise dos dados foi utilizado o programa Epi Info versao 3.5.1. RESULTADOS: As crianças analisadas apresentaram idade entre 0-17 anos. A média da superfície corporal queimada foi de 19%, sendo o líquido superaquecido o agente causador predominante (50%). Foi observado também que 62,1% das crianças receberam suplementaçao via oral e o período médio para o início da suplementaçao a partir da admissao foi de 5 dias. O período médio de internaçao dos que usaram suplemento foi de 23 dias e dos que nao usaram foi de 11 dias (p<0,05). Entre as alteraçoes no estado nutricional, 45% dos pacientes tiveram perda de peso enquanto 55% tiveram ganho, porém, dos pacientes que perderam, apenas 1 apresentou mudança na classificaçao nutricional passando de peso adequado a idade para alerta nutricional. CONCLUSAO: Observou-se que a suplementaçao nutricional foi importante para promover um resultado favorável na recuperaçao e alta desses pacientes.




    TL-106
    TERAPIA CELULAR COM CÉLULAS AUTOLOGAS EM CULTURA DE FIBROBLASTOS E QUERATINOCITOS EM TRATAMENTO DE QUEIMADURAS

    Hatanaka, E M1; Rehder, J2; Ribeiro, S M S3; Batista, F R X4; Puzzi, M B2


    1. Sec. Saude SP CHS Sorocaba/ Unicamp-Ciped /Sao Camilo Itu
    2. Unicamp-Ciped; 3Sao Camilo Itu

    INTRODUÇAO: Vários estudos sao realizados para resolver o problema chave dos grandes queimados que têm necessidade de grande quantidade de pele para transplante e sua limitaçao. Mais recentemente, o uso de células cultivadas é uma das propostas a ser estudada. OBJETIVOS: Avaliar a possibilidade de utilizaçao de células autólogas em pacientes com queimaduras. MÉTODO: Fragmentos de pele total sao obtidos do paciente na sua admissao e estes espécimes sao separados em linhagem de células de queratinócitos e fibroblastos; estes entao sao cultivados e multiplicados em meio de cultura (incubados com tripsina Edta 0,25%) a 37°C, por 3 horas, o qual se obtém a separaçao da derme e epiderme. A tripsina é neutralizada e realizada separaçao das células com microfiltro e centrifugaçao (colocada em meio de cultura específico por 15 dias). RESULTADOS: Em geral, após 15 dias, se obtém uma quantidade de células que é aplicada na queimadura associada a uma cola de fibrina (obtida do sangue total do paciente). A reepitelizaçao da área ocorre geralmente em 15 dias após a aplicaçao. A terapia celular apresenta certas vantagens em relaçao ao enxerto, pois a área doadora é diminuta, entretanto o tempo necessário para seu cultivo e limitaçoes em relaçao à replicaçao ainda permanece um fator limitante importante, sendo necessários mais estudos para se estabelecer qual citquina ou fator promove a replicaçao celular de forma mais importante.




    TL-107
    TERAPIAS NAO FARMACOLOGICAS PARA O ALIVIO DA DOR DE PACIENTES QUEIMADO: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

    Fernandes, P S; Gonçalves, N; Guanilo, M E E; Stuchi, R A G; Rossi, L A


    Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto-USP

    INTRODUÇAO: As vítimas de queimaduras sao submetidas a procedimentos dolorosos, como banho, troca de curativos, desbridamentos, enxertias e fisioterapia, até a completa recuperaçao. OBJETIVO: Descrever, por meio de uma revisao integrativa, as terapias nao farmacológicas utilizadas para alívio da dor em pacientes queimados. MÉTODO: Foi realizada busca nas bases de dados Medline, LILACS e ISI Web of Knowledge, por meio de combinaçoes das palavras-chave pain, burns, alternative therapy, measurement, analgesia, evaluation, music relaxation, non-pharmacological e virtual reality, limitando-se aos estudos com humanos adultos, entre 1999 a 2009, em inglês, português ou espanhol. Foram selecionados para a amostra final 18 estudos, analisados e classificados de acordo com o tipo de delineamento e evidência científica [da mais forte (E-I) para a mais fraca (E-VII)]. RESULTADOS: Foram utilizados diferentes tipos de terapias nao farmacológicas: estratégia de reduçao do estresse, relaxamento respiratório e muscular progressivo, focalizaçao sensorial, musicoterapia, massagem terapêutica e rápida induçao de analgesia, dentre as quais as mais investigadas foram a realidade virtual imersiva (RV) e hipnose. A RV se mostrou eficaz na reduçao da dor em pacientes queimados (variando de E-II a E-VI). O instrumento mais utilizado para avaliar a dor foi a escala visual analógica. CONCLUSOES: A RV foi a terapia complementar que se mostrou mais eficaz para alívio da dor em pacientes queimados. Há necessidade de estudos randomizados controlados que propiciem evidências fortes em relaçao à eficácia das terapias complementares para alívio da dor em queimados.




    TL-108
    ATITUDE INICIAL FRENTE A QUEIMADURA

    Tokushima, E H; Andrade, M A; Camuci, M B; Camargo, E I; Zampar, E F; Barros, S K A; Moraes, S P; Nascimento, N B; Oussaki, F


    Hospital Universitário de Londrina/UEL

    INTRODUÇAO: Remover a fonte de calor e resfriar a área queimada pode prevenir a progressao da queimadura. A irrigaçao com água tépida (15°C) deve ser realizada de forma continuada nos 20 minutos iniciais ao trauma. OBJETIVO: Conhecer as atitudes iniciais dos pacientes e/ou familiares frente às queimaduras. MÉTODO: Estudo descritivo realizado no CTQ de um hospital escola público de Londrina. Todos os pacientes com queimaduras de até 15% da SCQ atendidos ou internados no período de janeiro a abril de 2010 foram investigados quanto: dados demográficos, SCQ e atitude inicial frente à queimadura. As queimaduras elétricas foram excluídas. Foi utilizado o programa EPI-INFO. RESULTADOS: Foram incluídos 52 pacientes. Em 30,2% dos casos, os informantes foram as maes e, em 66,0%, o próprio paciente. Houve predomínio do sexo masculino (61,5%), com média de idade de 26,6 anos. O agente causal mais frequente foi o álcool (34,6%), seguido do escaldo (30,8%). A média da SCQ foi 6%. A maioria (78,8%) referiu nao ter tomado nenhuma atitude inicial frente ao trauma, em 11 casos (21,2%) a queimadura foi resfriada com água fria, mas por tempo insuficiente (< 5 min), 3,8% referiu ter usado água gelada e 7,6% o uso de pomada, creme dental e clara de ovo. CONCLUSAO: Embora bem estabelecido na literatura, o resfriamento inicial das queimaduras nao é praticado e o uso de agentes alternativos que podem ser prejudiciais ainda permanece. As campanhas de prevençao devem permear as orientaçoes adequadas para o cuidado inicial antes do encaminhamento para o atendimento especializado.




    TL-109
    PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO CTQ DO HU DE LONDRINA VITIMAS DE ACIDENTES DURANTE A PRODUÇAO DE SABAO CASEIRO

    Camargo, E I; Oussaki, F; Zampar, E F; Anami, E H T; Andrade, M A; Barros, S K A; Moraes, S P; Nascimento, N B; Camuci, M B


    Hospital Universitário de Londrina/UEL

    INTRODUÇAO: As lesoes por queimaduras sao a terceira causa de morte acidental em todas faixas etárias; 75% delas resultam da açao da vítima e ocorrem no ambiente domiciliar. Um tipo de queimadura que tem sido atendido em nosso serviço é a produzida durante a fabricaçao de sabao caseiro, ao utilizarem óleos, gorduras e bases como hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, que, ao reagirem, realizam o processo de saponificaçao, sendo o calor um ingrediente indispensável. Com o incentivo do reaproveitamento do óleo de cozinha e a frequência de atendimentos devido a acidentes durante a produçao deste sabao, torna-se relevante a realizaçao desta pesquisa com o intuito de melhor atender o paciente e subsidiar medidas preventivas. OBJETIVO: Levantar o perfil dos pacientes e o atendimento fornecido para as vítimas de queimaduras durante a produçao de sabao caseiro. MÉTODO: Pesquisa descritiva, retrospectiva, efetuada em prontuários dos pacientes atendidos no centro de tratamento de queimados do HU de Londrina desde agosto de 2007 até dezembro de 2009. RESULTADOS: Foram admitidos 10 pacientes com queimaduras decorrentes do preparo de sabao caseiro, 50% pela explosao do álcool e 50% pela soda caustica. Observou-se predominância de mulheres (70%). A idade média foi de 32,4 anos, com média de SCQ de 16,9%, 20% foram a óbito, a média de internaçao foi de 14 dias. CONCLUSAO: Demonstra-se que tal queimadura tem se tornado significante, exigindo, assim, educaçao populacional no intuito de mobilizaçao para medidas de prevençao, embora a reutilizaçao do óleo doméstico seja uma atitude ecologicamente correta.




    TL-110
    TÉCNICAS AVANÇADAS DE CURATIVOS NO TRATAMENTO DAS LESOES DE QUEIMADURA

    Reis, R C S


    INTRODUÇAO: Tratar de pacientes queimados é um desafio diário na nossa prática de assistência efetivamente. O sujeito queimado sofre um desequilíbrio físico, psíquico, emocional e social de proporçoes irrelevantes. A dor da queimadura é deletéria e imensurável, cabendo a nós cuidadores o melhor recurso de técnica de curativo no sentido de diminuir esta referida. As inovaçoes tecnológicas em curativo baseados na literatura, nos estudos científicos e na prática diária deste serviço, mostram resultados significativos nas lesoes de queimadura, diminuindo assim tempo de internaçao, risco de infecçao, mas principalmente melhor resultado funcional, motor e estético. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é mostrar nossa experiência com as inovaçoes de curativo em nosso serviço de queimados.




    TL-111
    ATUAÇAO DA TERAPIA OCUPACIONAL EM GRANDE QUEIMADO: RELATO DE CASO

    Cologna, P T1; Alvarez, M F2; Assis, J T S J1; Santos, C M N M A1


    1. HCFMRP-USP
    2. Hospital de Niños Dr. Orlando Alassia, Santa Fé, Argentina

    INTRODUÇAO: A lesao resultante de queimaduras é uma das maiores preocupaçoes no âmbito da saúde mundial. Há uma grande incidência destas lesoes em crianças de 1 a 5 anos devido principalmente a queimaduras por líquidos quentes. Em adolescentes e adultos, a causa primária sao acidentes por líquidos inflamáveis. Estas lesoes sao caracterizadas por destruiçao da integridade capilar e vascular, resultando na formaçao de edema e concomitante perda de fluido intravascular, rico em proteína, para os espaços intercelulares, causando destruiçao da integridade vascular e formaçao de edema. OBJETIVO: Descrever a importância do trabalho da Terapia Ocupacional com um paciente grande queimado. MÉTODO: Relato de caso de um paciente, J.B., 7 anos, queimadura por fogo direto tipo grande queimado, com consequente amputaçao de todos os dedos a nível de metacarpofalangeana direita, e amputaçao do 2º e 4º dedos a nível de metacarpofalangeana esquerda. O paciente é seguido pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitaçao, Setor de Terapia Ocupacional do Hospital de Niños Dr. Orlando Alassia, Santa Fé, Argentina. Foram realizados atendimentos com objetivos de: promover autonomia nas atividades de vida diária, desenvolver habilidades de escrita e com tesoura e manter força, principalmente de preensoes, nos membros superiores. RESULTADOS: O paciente obteve melhoras significativas no plano de tratamento proposto, apesar da baixa adesao ao tratamento. CONCLUSAO: O trabalho da Terapia Ocupacional é de extrema importância no tratamento de pacientes queimados, pois é ela quem vai atuar nas potencialidades do paciente, mantendo suas funçoes e, principalmente, sua qualidade de vida e independência.




    TL-112
    ESTUDO DE CASO: INJURIA INALATORIA

    Zampar, E F; Anami, E H T; Andrade, M A; Camuci, M B; Camargo, E I; Mimura, E; Bertan, M C; Oussaki, F


    Hospital Universitário de Londrina/UEL

    INTRODUÇAO: A injúria inalatória é dos principais preditores de morte após a queimadura térmica. A mortalidade está associada à intoxicaçao por monóxido de carbono, hipoxia e inalaçao da fumaça. OBJETIVO: Descrever a internaçao de uma paciente com injúria inalatória e pequena extensao de queimadura em CTQ em Hospital Escola Público. RELATO DE CASO: V. R., 26 anos, admitida no CTQ/ Londrina, vítima de injúria inalatória provocada por incêndio no domicílio. Foi intubada na sala de emergência e ventilada a 100%. O aspirado traqueal apresentava grande quantidade de fuligem. Nao foi submetida à broncoscopia por indisponibilidade do equipamento (manutençao). A SCQ foi calculada em 01%, escore APACHE II: 8 com taxa de mortalidade aproximada calculada: 15%, e o escore SOFA dia1: 6. A relaçao PaO2/ FiO2 inicial era de 200, evoluindo no segundo dia para 127. Necessitou de noradrenalina nos 5 dias iniciais. Desde a intubaçao, foi instituída a nebulizaçao com heparina 5.000 u 6/6 h, Pulmicort a cada 12 horas e fisioterapia pulmonar. No 7º dia, por piora do padrao radiológico, foi iniciada antibioticoterapia (Vancomicina). Permaneceu sob ventilaçao mecânica por 14 dias e suporte ventilatório com Venturi por mais 3 dias. Recebeu alta hospitalar no 20º dia, com encaminhamento para fonoaudiologia. DISCUSSAO/CONCLUSAO: Embora a mortalidade por inalaçao de fumaça isolada varie de 0 a 11%, a predisposiçao à pneumonia aumenta independentemente a mortalidade em 40%. O diagnóstico precoce e a instituiçao agressiva de suporte para o manejo adequado das complicaçoes associadas sao primordiais para a diminuiçao da mortalidade.




    TL-113
    USO DE MATRIZ DÉRMICA PORCINA: EXPERIENCIA DE UM CTQ DE HOSPITAL ESCOLA PUBLICO

    Kuwahara, R M; Ito, Y; Queiróz, L F; Borba, M F; Andrade, M A; Camuci, M B; Camargo, E I; Diettrich, M H M; Gonçalves, C; Anami, E H T


    Hospital Universitário de Londrina/UEL

    INTRODUÇAO: A matriz dérmica de regeneraçao acelular foi inicialmente desenvolvida como cobertura cutânea de queimaduras. Com a qualidade dos resultados funcionais e estéticos adquiridos, seu uso tornou-se alternativa para o tratamento de sequelas de queimaduras e de cirurgias reconstrutoras. OBJETIVO: Descrever a experiência de um CTQ de hospital universitário público no uso de matriz dérmica porcina. MÉTODO: Análise dos pacientes que utilizaram matriz dérmica porcina no HUL no período de outubro de 2009 a julho de 2010. RESULTADOS: Sete pacientes foram submetidos ao implante da matriz dérmica. A mediana da idade foi 22 anos e média de SCQ de 19%. Em cinco pacientes, a queimadura foi causada por chama direta, um por queimadura elétrica e um por escaldo. Os pacientes foram submetidos ao autoenxerto epidérmico delgado, três após 3 semanas e quatro após 2 semanas. Em cinco pacientes, a indicaçao foi retraçao cicatricial e, em dois pacientes, na fase aguda. As regioes do implante da matriz dérmica foram três em regiao cervical, três em MMSS, um em MMII. Em 86% dos pacientes, houve pega total e, em 14%, a pega foi parcial. Os resultados foram considerados bons em todos os casos, sem a ocorrência de complicaçoes. CONCLUSAO: Embora seja necessário o acompanhamento a longo prazo, o uso da matriz dérmica porcina foi satisfatório. O alto custo da matriz dérmica restringe a sua utilizaçao mais ampla. Trabalhar para oferecer este tratamento a uma gama maior de pacientes, inclusive com fomentos públicos da área de saúde, é objetivo de nossa equipe multidisciplinar.




    TL-114
    PERFIL BACTERIOLOGICO DO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DE ITU-SP

    Ferrari, G; Stillitano, F; Lopes, D


    Hospital Sao Camilo - Santa Casa de Itu

    INTRODUÇAO: O paciente queimado sofre inúmeras alteraçoes sistêmicas, entre elas o sistema imune. Este se apresenta prejudicado com a alteraçao da permeabilidade vascular e edema, que dificulta os processos de fagocitose e opsonizaçao. Somado a isto, a perda de cobertura cutânea torna a prevençao e o tratamento das infecçoes um desafio constante. O conhecimento do perfil bacteriológico de um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) é fundamental para desenvolver protocolos de antibioticoterapia empírica, uma vez que o paciente grave nao permite aguardar o resultado de uma cultura. OBJETIVO: Traçar o perfil bacteriológico de um CTQ. MÉTODO: Foram incluídos os pacientes queimados internados entre julho/09 a junho/10 (12 meses), perfazendo um total de 128. RESULTADOS: O porcentual de pacientes que desenvolveram infecçao foi de 21,9%. A média de superfície corpórea queimada (SCQ) dos pacientes com infecçao foi de 25%, para uma média de 11% dos que nao desenvolveram infecçao. Os microrganismos mais isolados foram: Acinetobacter baumanni, Enterobacter sp, Klebsiella sp e Pseudomonas aeruginosa, somando 58% das infecçoes, sendo o sítio prevalente a pele (60%). CONCLUSAO: No CTQ da Santa Casa de Itu, o sitio de infecçao prevalente é o de pele. Prevalecem os Gram (-), destes 55% sensíveis a cefalosporina de 3ª geraçao. A sensibilidade preservada às cefalosporinas de 3ª geraçao em unidade de alto risco para a seleçao de germes multirresistentes reflete bons cuidados assistenciais, adesao às precauçoes de contato e lavagem de maos, além do uso criterioso e racional de antibióticos.




    TL-115
    CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM O PACIENTE QUEIMADO TRATADO COM HEPARINA TOPICA X TRATAMENTO COM CURATIVOS

    Stillitano, F; Martins, K C P; Brizotti, B; Costa, P; Ferrari, G; Ribeiro, S M S; Borin, L; Marques, B P A; Hatanaka, E M


    Hospital Sao Camilo - Santa Casa de Itu

    INTRODUÇAO: O paciente queimado apresenta muitas características específicas, como a fisiopatologia, psicológico, nutricional e, com certeza, o cuidado de enfermagem. A execuçao dos curativos, que muitas vezes sao complexos, exige profissionais habilitados e treinados. O tempo de atençao também é um fator importante, somando ao curativo extenso, os múltiplos horários de medicaçao (principalmente analgésica) e, com frequência, o auxílio na alimentaçao quando as maos estao comprometidas. O tratamento da queimadura com heparina tópica é uma opçao que promove analgesia e nao necessita de curativos, o que muda drasticamente a exigência da equipe de enfermagem. OBJETIVO: Comparar a atençao de enfermagem dispensada ao paciente queimado tratado com heparina tópica versus tratamento convencional com curativos. MÉTODO: Dez pacientes com queimaduras de 2º grau internados, sendo 5 tratados com curativos e 5 tratados com heparina tópica. Foi avaliado o tempo de enfermagem necessário para o cuidado dos pacientes. RESULTADOS: O tratamento com heparina tópica permitiu maior liberdade e autosuficiência dos pacientes nos momentos de alimentaçao, necessidades básicas de sanitário e higiene, quando comparado aos outros que possuíam curativos. Em relaçao ao tempo específico de cuidado com a queimadura, a enfermagem necessitou uma média de 38,5 minutos por paciente para troca dos curativos, enquanto que 17,6 minutos por paciente somando as três vezes diárias de aplicaçao da heparina tópica. CONCLUSAO: O tratamento do paciente queimado com heparina tópica permitiu maior liberdade e conforto do mesmo, exigindo menor tempo de cuidado da equipe de enfermagem em relaçao ao tratamento tradicional com curativos.




    TL-116
    O USO DA PRATA NANOCRISTALINA EM CRIANÇA COM QUEIMADURA

    Fioravanti Júnior, G1; Bellio, H2; da Silva, V B G2; Fagundes, C A1


    1. Saavedra Tecnologia em Saúde
    2. Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre

    INTRODUÇAO: A utilizaçao de curativos com prata no tratamento de queimaduras garante melhores resultados estéticos e funcionais. A prata nanocristalina (PN) oferece liberaçao sustentada de prata, com forte poder bactericida, reduzindo o tempo de cicatrizaçao e aumentando o conforto do paciente. OBJETIVOS: Relatar a experiência do uso da PN em queimadura de espessura parcial profunda por escaldadura em crianças. Método: Relato de caso de paciente de 9 meses, com queimadura de espessura parcial por escaldadura, com 2,5% de TBSA, atendido em centro de queimaduras municipal em Porto Alegre, tratado com PN. Dados coletados por registro fotográfico, observaçoes durante as trocas de curativos e análise de prontuário. Foram respeitados os aspectos éticos, conforme Resoluçao 196/96 no Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS: Foram realizados três curativos com PN, com trocas a cada 3 dias, em 10 dias de tratamento. Na primeira troca, ocorreu reduçao de 25% da lesao. Na segunda troca, a queimadura reduziu cerca de 75%. Na terceira troca, houve 100% de epitelizaçao, sendo que a paciente recebeu alta hospitalar. Estima-se uma reduçao de custo pela reduçao das trocas de curativos. Houve também reduçao no tempo de cicatrizaçao e internaçao. CONCLUSAO: O uso da PN foi eficiente no tratamento de queimaduras em crianças. Resultou em cicatriz de qualidade, sem sequelas ou complicaçoes. A PN é o curativo ideal para o tratamento de queimaduras em crianças.




    TL-117
    EPIDEMIOLOGIA E TRATAMENTO DAS SEQUELAS DE QUEIMADURAS: REVISAO DE 15 ANOS DE EXPERIENCIA DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

    Teixeira Neto, N; Vana, L P M; Paggiaro, A O; Carvalho, V F; Fontana, C; Herson, M R; Ferreira, M C


    FMUSP

    INTRODUÇAO: As queimaduras sao consideradas um dos maiores traumas que o organismo pode sofrer. Gera grandes alteraçoes na cobertura cutânea, sistêmicas e influencia a qualidade de vida dos pacientes. O conhecimento sobre a fisiopatologia das queimaduras e seu processo cicatricial vem evoluindo nos últimos 50 anos. Apenas no ano de 2007 cerca de 1000 artigos originais sobre queimaduras foram publicados utilizando a língua Inglesa. Apesar dos avanços, os resultados alcançados ainda sao insatisfatórios. Neste estudo foram revisados os dados epidemiológicos dos pacientes do ambulatório de sequelas de queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo (HCFMUSP). As queimaduras resultam em graves sequelas físicas e psíquicas, necessitando de tratamento multidisciplinar, o qual é fundamental. OBJETIVO: O presente estudo analisa os aspectos epidemiológicos e tratamentos cirúrgicos realizados em 15 anos de experiência do HCFMUSP. MÉTODO: Foi estudado o período entre fevereiro de 1995 e dezembro de 2009, para tanto se procedeu à análise retrospectiva dos prontuários dos pacientes tratados por sequela de queimadura no período em questao. RESULTADOS: Os pacientes apresentaram um ou mais sítios anatômicos queimados, exibindo sequelas com necessidade de tratamento cirúrgico. Foram estudados 3008 casos com dados referentes ao sexo, área anatômica envolvida, tipo de sequela, número de intervençoes, tratamento instituído, número de cirurgia e seguimento. CONCLUSAO: O conhecimento dos fatores epidemiológicos inerentes às sequelas de queimaduras faz-se importante para o reconhecimento do impacto das queimaduras e suas sequelas em nosso meio, assim como o modo que estas ocorrem.




    TL-118
    O USO DA PRATA NANOCRISTALINA EM PACIENTE COM QUEIMADURA DE 2º GRAU

    Fagundes, C A1; Gomes, M S2; Silveira, L K2; Fernandes, A2; da Silva, L K2; Azevedo, A M2; Costa, M G F2; Fioravanti Júnior, G1


    1. Saavedra Tecnologia em Saúde
    2. Hospital Cristo Redentor Unidade de Queimados

    INTRODUÇAO: No Brasil, ocorrem cerca de 1 milhao de acidentes com queimaduras por ano, sendo que muitos precisam de atendimento especializado. O uso da tecnologia auxilia na prevençao e tratamento dessas vítimas. A prata é muito usada em queimados, porém o uso da prata nanocristalina se destaca no tratamento das queimaduras. OBJETIVO: Avaliar a eficácia da prata nanocristalina em queimadura de 2º grau profundo. METODO: Relato de caso atendido no Centro de Queimados de um hospital público federal em Porto Alegre, no período de 26/03 a 08/04/2010. Solicitado consentimento informado. Paciente do sexo masculino, 21 anos, queimadura de 2º grau nas pernas por escaldamento com água, ácido fórmico e anelina. Iniciou o uso da prata nanocristalina associada ao gel à base de água em 26/03, na perna direita. Paciente com Acinetobacter baumanni, tratando com antibiótico sistêmico. RESULTADOS: Foram realizados 4 curativos em 13 dias. Após enxerto em panturrilha direita, que correspondeu a 1% da queimadura, o restante da área epitelizou sem sequelas. Observou-se reduçao da dor e o trabalho da equipe de saúde foi otimizado. CONCLUSAO: A prata nanocristalina associada ao gel à base de água facilitou o desbridamento e reduziu o balanço bacteriano, mesmo em lesoes com presença de Acinetobacter baumanni, pois sua concentraçao é bactericida, mesmo contra germes multirresistentes. A liberaçao dos nanocristais de prata é sustentada, o que requer trocas de curativos a cada 3 dias. Isso comprova o custo-benefício do uso da nanotecnologia em queimaduras.




    TL-119
    PRINCIPAIS CAUSAS DE QUEIMADURAS EM CRIANÇAS: NECESSIDADE DE PREVENÇAO

    Ximenes, R M1; Sousa, M A1; Ribeiro, N S3; Tomaz, V S1; da Silva, A C L1


    1. IJF
    2. HU
    3. SOBEM

    INTRODUÇAO: Segundo a literatura, as lesoes por queimadura apresentam maior incidência em crianças, ocorrendo principalmente durante brincadeiras com fósforos, aparelhos elétricos, fogo ou fogao, queimaduras solares, com produtos químicos ou certos animais e vegetais. Tais acidentes podem ser previstos e evitados. Na maioria das vezes, causam lesoes irreversíveis ou morte. OBJETIVOS: Identificar através da literatura as principais causas de acidentes por queimaduras em crianças. MÉTODO: Realizou-se levantamento bibliográfico em livros, revistas e periódicos, almejando identificar as principais causas dos acidentes com queimaduras em crianças. RESULTADOS: A maior causa esteve relacionada a acidentes domésticos, especialmente ocorridos na cozinha dos domicílios, através de líquidos quentes. Percebeu-se incidência maior em crianças na idade de um ano, devido à curiosidade e à imaturidade da coordenaçao, colocando-a em situaçoes de perigo, ainda, fácil acesso à cozinha e supervisao inadequada da criança contribuem para a ocorrência desses eventos. O choque elétrico, outra causa de queimaduras, ocorre porque em muitos domicílios as tomadas sao instaladas ao alcance das crianças, e muitos pais nao colocam protetores para evitar esses acidentes. CONCLUSAO: Estratégias preventivas deveriam ser intensificadas para evitar as lesoes por queimaduras em crianças por parte dos órgaos de saúde competentes, tais como: açoes educativas direcionadas aos pais ou responsáveis de crianças para diminuir a incidência de acidentes graves em crianças menores, visando à prevençao como a melhor forma de evitar lesoes provocadas por queimaduras, eliminaçao de fatores de risco no ambiente domiciliar e veiculaçao principalmente através de meios de comunicaçao sobre esse tipo de acidente e como evitá-los.




    TL-120
    QUEIMADURAS NA INFANCIA: ANALISE DE INTERNAÇOES NO SISTEMA UNICO DE SAUDE POR REGIOES NO BRASIL

    Freitas Filho1, E V; Lima, F M R1; Virgínio, F B2; Figueiredo, L M D1; Medeiros, V M L3


    1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
    2. Clínica de Reumatologia, Medicina Física e Reabilitaçao da Paraíba
    3. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

    INTRODUÇAO: Os acidentes infantis, dentre eles as queimaduras, apresentam altas taxas de morbimortalidade. A maioria acontece em domicílio, e alguns casos requerem internaçao hospitalar na rede pública de saúde. OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa é analisar o número de internaçoes hospitalares por regioes do Brasil, de vítimas de queimaduras na infância, do Sistema único de Saúde (SUS), de Janeiro de 2008 a Dezembro de 2009. MÉTODO: O estudo caracteriza-se por ser de caráter epidemiológico, descritivo, exploratório, retrospectivo e nao-experimental, com método de análise quantitativo. O universo foi composto por indivíduos de zero a 14 anos, de ambos os gêneros, internados em hospitais conveniados do SUS nas regioes do Brasil. A coleta de dados foi via Internet, através das informaçoes do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). RESULTADOS: Das informaçoes obtidas de acordo com o CID-10, verificou-se: total de 18.508 casos (9.158 em 2008 e 9.350 em 2009), maior incidência na regiao Nordeste (n= 6.136 / 33%); 11.142 casos do gênero masculino (60%); faixa etária mais atingida de 1 a 4 anos (n=9.374 / 51%), prevalente em todas as regioes; maior média de permanência de 8,7 dias no Sudeste; 146 óbitos, a maioria no Nordeste (n=54 / 37%); taxa de mortalidade total de 0,79, sendo maior no Sudeste com 0,9; e um valor médio geral por internaçao de R$1.540,82, sendo maior no Nordeste com R$1.766,02. As queimaduras podem trazer traumas, físicos e psicológicos permanentes, sendo essencial sua prevençao, a fim de se reduzir as taxas de morbimortalidade, além de custos hospitalares e de reabilitaçao.




    TL-121
    MÉTODOS DE TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO PARA QUEIMADURAS NAS MAOS

    Alvarenga, C B; Souza, H S; Cardoso, K C; Diamantino, L M; Barbosa, R N


    UEG

    INTRODUÇAO: A queimadura nas maos acarreta alteraçoes sensitivas e funcionais. Para Ribeiro et al., (2005) da mao advém informaçoes como temperatura, espessura, textura, profundidade e forma, assim como sobre movimento de um objeto, a perda dessa acuidade sensorial leva a alteraçoes complexas da sua funçao. A mao e o punho sao as partes mais ativas da extremidade superior. Por essa razao, elas sao vulneráveis a lesoes, e nao respondem bem a traumas graves. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é relatar as técnicas e recursos mais utilizados e mais eficazes de reabilitaçao na mao queimada. MÉTODO: Foi realizada uma revisao bibliográfica de artigos científicos já publicados, incluindo bancos de dados do LILACS e SciELO, assim como livros e material disponível pela Internet em língua portuguesa e inglesa. RESULTADOS: Todos os estudos demonstraram a eficácia do tratamento fisioterapêutico nas sequelas de queimaduras na mao antes da sua instalaçao, fixaçao e transformaçao em retraçoes. Como condutas utilizadas incluem a utilizaçao de órteses, ultrassom com cabeçote unidirecional, luvas compressivas, material de apoio para terapia na mao (triângulos de madeira, bastonetes, bolas flexíveis, escada de dedos, rolo de punho, mesa de Kanavel) e cinesioterapia. CONCLUSAO: Diante dos resultados encontrados na literatura, a fisioterapia vem se firmando como um método conservador de reabilitaçao promissor.




    TL-122
    QUEIMADURA DE FACE: ABORDAGEM FONOAUDIOLOGICA NA PREVENÇAO DE MICROSTOMIA

    Borges, G; Vieira, A C; Barreto; M


    Hospital da Restauraçao

    INTRODUÇAO: Queimaduras sao traumas térmicos que agem na pele, podendo atingir tecidos mais profundos. Na regiao de cabeça e pescoço, é considerada grave devido à facilidade de complicaçoes como infecçoes, retraçoes cicatriciais severas e comprometimento das estruturas da face. A retraçao nos lábios pode determinar variados graus de microstomia, possibilitando alteraçoes nas funçoes estomatognáticas. Inicialmente é indicado o tratamento conservador através do uso de splints orais (órteses), capazes de aplicar forças que possam parar ou inverter essa situaçao. OBJETIVO: Apresentar a abordagem fonoaudiológica em um caso de queimadura de face, com retraçao das comissuras oral em evoluçao para microstomia, associando as técnicas específicas de terapia ao uso de órteses, visando à funcionalidade do sistema estomatognático, MÉTODO: Paciente SLSS, vítima de queimadura de 2º e 3º graus por explosao, apresentou na avaliaçao inicial limitaçao de abertura oral e alteraçao nas funçoes estomatognáticas. Evoluiu com retraçao das comissuras oral. Para conter o avanço cicatricial foi associada à terapia o uso de um afastador de lábios da marca PRISMA, posteriormente foi desenvolvido um afastador em termoplástico, moldado em forma de C, para um maior ganho na abertura oral. RESULTADOS: O paciente evoluiu com diminuiçao do processo fibrótico, ganho na abertura oral e funçoes estomatognáticas. CONCLUSAO: Através da avaliaçao pelo método observacional e de parâmetros como recursos fotográficos, o paciente SLSS, após o uso da órtese associado às técnicas fonoaudiológicas, apresentou melhor processo de maturaçao cicatricial, evitando sequelas definitivas e a necessidade de cirurgia.




    TL-123
    CICATRIZ E QUALIDADE DE VIDA: CONSEQUENCIAS DAS QUEIMADURAS NOS PACIENTES

    Fukushima, M; Afonso, C L


    Universidade Estadual de Goiás

    INTRODUÇAO: O termo Qualidade de Vida no âmbito da Saúde é recorrente na atualidade, decorre tanto do aumento da expectativa de vida e da sobrevivência de pessoas com incapacidades ou com comprometimentos crônicos de saúde advindos dos expressivos avanços científicos-tecnológicos, quanto das discussoes acerca da eutanásia e da sobrevivência em estado vegetativo que culminou com a busca de respostas sobre o que significa viver com qualidade numa perspectiva de totalidade. OBJETIVO: Esse estudo tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico dos diversos efeitos que o processo de queimaduras na vida da vítima e daqueles que o rodeiam. RESULTADOS: A compreensao do fisioterapeuta da importância do contexto social e cultural de cada um desses sujeitos norteia seus passos, assegurando o envolvimento do paciente à reabilitaçao.




    TL-124
    O USO DE ORTESE NO TRATAMENTO DE QUEIMADURA

    Costa, G A; Freitas, S C; Pavlik, L O


    UEG

    INTRODUÇAO: A mao é possuidora de funçoes únicas e essenciais para a realizaçao das atividades cotidianas, participa da comunicaçao e expressoes de sentimentos. Detentora de grande mobilidade, capacidade de preensao, pinça e sensibilidade é um instrumento de trabalho comumente lesado. Para minimizar sequelas e limitaçao da funcionalidade, indica-se o uso de órtese no tratamento da mao queimada. OBJETIVO: Objetivou-se caracterizar o uso de órtese na mao queimada nas fases de cicatrizaçao da queimadura. MÉTODO: Por meio de revisao de literatura, livros e periódicos científicos, mediante busca em bibliotecas universitárias (Goiânia) e bases de dados eletrônicas, utilizando os descritores: queimaduras, órteses e mao. As bases de dados foram: SciELO, Medline, Biblioteca Cochrane, LILACS, Google Acadêmico. RESULTADOS: Na fase inflamatória, as órteses estáticas sao mais apropriadas, pois protegem melhor os tendoes expostos, enxertos e tecidos em cicatrizaçao. Durante a fase proliferativa, órteses dinâmicas oferecem pequena carga, alongamento progressivo de tecidos e articulaçoes em contraçao. Na fase de maturaçao, sao usadas órteses dinâmicas e estáticas progressivas promovendo força, facilitando o deslizamento diferencial das estruturas e combate à rigidez. Na associaçao de órteses, deve-se planejar o período de utilizaçao durante o dia, para evitar sobrecargas ao paciente e permitir o uso funcional da mao. A reabilitaçao da mao queimada é complexa e deve contar com atendimento multidisciplinar. A ortetizaçao precoce, adaptada a cada fase da cicatrizaçao da ferida, demonstra grande potencial de diminuiçao das deformidades e prevençao de contraturas. As órteses devem ser monitoradas diariamente, com ajuste adequado para impedir áreas de pressao que possam causar maceraçao ou impedir a circulaçao.




    TL-125
    PARTICULARIDADES DAS QUEIMADURAS EM IDOSOS E PREVENÇAO DE ACIDENTES

    Terêncio, K P; Afonso, C L; Silva, G C; Andrade, M G L; Gomes, E F; Demuner, J M M


    Universidade Estadual de Goiás

    INTRODUÇAO: O mundo está envelhecendo. Em 2050, as pessoas com mais de 60 anos serao 32% da populaçao mundial. No Brasil, os números de vítimas de queimaduras chegam a um milhao, e cerca de 10% dos casos sao de pacientes geriátricos. OBJETIVOS: Analisar as intervençoes que o organismo fragilizado pelo envelhecimento sofre com o trauma térmico; identificar os tipos de queimaduras mais comuns a essa faixa etária e ressaltar a importância da prevençao para minimizar os fatores de risco nos acidentes em queimaduras fatais com idosos. MÉTODO: Revisao bibliográfica realizada no período de outubro/novembro de 2009, nas bases de dados BIREME, BURNS, LILACS, Medline, PubMed, SciELO, com publicaçoes no período de 1998 a 2009, utilizando os termos: queimaduras, idosos, e prevençao de acidentes combinados entre si. DISCUSSAO: A reduçao da capacidade de adaptaçao a sobrecargas funcionais exigidas por um organismo fragilizado pelo envelhecimento e pela queimadura concomitantemente sao os principais fatores que levam a altas taxas mortalidade e/ou morbidade desses idosos. Com o aumento da expectativa de vida e maior exposiçao deste grupo ao risco de acidentes, a prevençao é premissa para a reduçao desses índices e fatores de risco nos acidentes em queimaduras fatais nessa populaçao. CONCLUSAO: O gerenciamento dos fatores de risco é a melhor soluçao para o combate das queimaduras fatais em pacientes geriátricos, sendo mediado pela intervençao precoce da saúde pública com políticas de prevençao de acidentes e cuidados com queimaduras em pacientes idosos.




    TL-126
    INTERVENÇAO FISIOTERAPEUTICA NA CICATRIZAÇAO DO PAVILHAO AURICULAR DO PACIENTE QUEIMADO

    Andrade, M G L1; Afonso, C L1; Garcia, M O B2; Silva, G C1; Terêncio, K P1; Demuner, J M M1; Gomes, E F1; Castro, G F1


    1. Universidade Estadual de Goiás
    2. Instituto Nelson Picolo

    INTRODUÇAO: Queimaduras sao feridas traumáticas causadas na maioria das vezes por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruiçao total ou parcial da pele e anexos, podendo atingir camadas mais profundas, tais como tecido subcutâneo, músculos, tendoes e ossos. O pavilhao auricular é frequentemente atingido durante a lesao térmica. Por estar coberto por pele, sem qualquer tecido subcutâneo subjacente, nao tem isolamento significativo para proteger a estrutura cartilaginosa. Estando sujeito após lesao à infecçao, e sendo um tecido pouco vascularizado quando lesado tem dificuldade para regenerar. OBJETIVO: Analisar os recursos fisioterapêuticos disponíveis para o tratamento do paciente queimado com lesao em pavilhao auricular. MÉTODOS: Revisao bibliográfica realizada no período de outubro/novembro de 2009, nas bases de dados BIREME, BURNS, LILACS, Medline, PubMed, SciELO, com publicaçoes no período de 2000 a 2009, utilizando os termos: lesao em áreas especiais, queimadura em pavilhao auricular, fisioterapia, combinados entre si. DISCUSSAO: Foi possível verificar as principais medidas utilizadas no tratamento das queimaduras em pavilhao auricular, sendo os principais objetivos, evitar compressao, infecçao e cicatrizaçao com contratura. Grande parte das queimaduras em áreas especiais evolui com contraturas e comprometimento funcional da regiao, tornando a intervençao precoce imprescindível na prevençao de possíveis sequelas. CONCLUSAO: A fisioterapia com suporte nos recursos eletroterapêuticos apresenta papel essencial na intervençao precoce, sendo o laser e o ultrassom os principais mediadores na busca da cicatrizaçao e prevençao de deformidades em pavilhao auricular.




    TL-127
    A IMPORTANCIA DAS POLITICAS DE PREVENÇAO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM QUEIMADURAS POR ACIDO SULFURICO

    Silva, G C1; Afonso, C L2; Terêncio, K P; Demuner, J M M1; Andrade, M G L2


    1. Universidade Estadual de Goiás
    2. Instituto Nelson Picolo e Universidade Estadual de Goiás

    INTRODUÇAO: Queimaduras químicas resultam do efeito direto ou indireto de produtos sobre a parede celular e seu conteúdo envolvendo pele, mucosas, olhos, trato digestivo ou respiratório. Segundo estatísticas brasileiras, elas correspondem de 1 a 4% das queimaduras de várias etiologias, com aproximadamente 36% de letalidade. A maioria ocorre em lugares longe de casa (94,4%), especialmente no ambiente de trabalho (67,8%). Por ser muito utilizado nas indústrias, ácido sulfúrico compoe a maioria das lesoes que envolvem acidentes de trabalho. OBJETIVO: Descrever a incidência de queimadura por ácido sulfúrico em ambiente de trabalho, bem como a importância das políticas de prevençao de acidentes de trabalho. MÉTODO: Foi realizado levantamento bibliográfico com uma busca sistemática da literatura, através da consulta de indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicos (Google Scholar, Bireme, Medline, LILACS, SciELO, Biblioteca Cochrane, Science Direct) e em bibliotecas universitárias de Goiânia. DISCUSSAO: As queimaduras químicas, apesar de representarem um pequeno percentual quando comparadas às queimaduras térmicas, se caracterizam por uma urgência local. A destruiçao dos tecidos pode produzir complicaçoes sistêmicas severas, levando até mesmo à morte. Devido à sua estreita relaçao com o ambiente de trabalho, elas acometem principalmente adultos jovens, com idade variando entre 16 e 45 anos, populaçao economicamente ativa. CONCLUSAO: O trabalho demonstra que políticas preventivas vêm de encontro às necessidades impostas pelo avanço tecnológico e crescimento industrial, reduzindo o número de vítimas e minimizando as sequelas causadas pelo trauma.




    TL-128
    O EFEITO DO BIOFEEDBACK ELETROMIOGRAFICO NA ATIVIDADE MUSCULAR DO PACIENTE VITIMA DE QUEIMADURA ELÉTRICA APRESENTANDO LESAO NERVOSA PERIFÉRICA

    Demuner, J M M1; Afonso, C L; Morais, S2; Silva, G C1; Terêncio, K P1


    1. Universidade Estadual de Goiás
    2. Universidade Católica de Goiás

    INTRODUÇAO: As lesoes nervosas periféricas sao sequelas frequentes dos acidentes elétricos por alta tensao, comprometendo as atividades motoras e sensitivas da vítima. O conhecimento dos mecanismos celulares envolvidos na neuroplasticidade unido a novos meios de auxílio à reabilitaçao pode ocasionar a melhor reabilitaçao clínica desse paciente. OBJETIVO: Demonstrar o efeito do Biofeedback Eletromiográfico (BE) na recuperaçao motora do paciente após a aplicaçao do mesmo. MÉTODO: Trabalho foi submetido e aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Goiás. É um estudo de caso de um paciente, do sexo masculino, 26 anos de idade, vítima de queimadura elétrica por alta tensao, apresentando lesao nervosa periférica do nervo radial direito em decorrência do acidente elétrico, a qual foi classificada como axonotmese leve através do exame de eletroneuromiografia, apresentando tempo de lesao de 2 meses e 7 dias e perda amplitude de movimento de extensao do III dedo. Antes e depois do tratamento foram avaliados a força muscular, a amplitude de movimento comprometidas e o sinal eletromiográfico da musculatura prejudicada por meio da eletromiografia de superfície. Foram realizadas 7 sessoes de Biofeedback Eletromiográfico com duraçao cada de 45 minutos, duas vezes por semana, durante as quais os eletrodos foram colocados sobre o grupo muscular responsável por extensao de punho e dedos da mao. RESULTADOS: Houve aumento de 22,47% no sinal eletromiográfico gerado pela musculatura comprometida e melhora da força muscular afetada. CONCLUSAO: O BE pode ser útil para estimular a regeneraçao axonal e melhorar a força muscular prejudicada atuando de forma específica.




    TL-129
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DOS INDIVIDUOS QUEIMADOS POR CHAMA NO PERIODO JUNINO ATENDIDOS NO HOSPITAL REGIONAL DE CAMPINA GRANDE - PARAIBA, DURANTE O PERIODO DE 2002 A 2009

    Coutinho, P P C; Braga, J R C; Braga, B M; Queiróz; R C T; Teixeira, R G; da Silva, P F


    FCM-CG

    INTRODUÇAO: As lesoes físicas por chama sao uma das principais causas de queimaduras, refletindo um alto índice de morbi/mortalidade nas últimas décadas. O período de festas juninas tem característica epidemiológica importante e faz jus a um aumento deste tipo de queimadura. OBJETIVO: Caracterizar o perfil epidemiológico dos queimados por chama quanto ao sexo, idade, causa e superfície corporal queimada correlacionando com a época do ano. Utilizar os dados obtidos para estabelecer campanhas preventivas para este tipo de queimadura. MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo e retrospectivo, com dados obtidos dos pacientes no período de 2002 a 2009. Analisando-se o perfil epidemiológico no período de Junho em relaçao a sexo, faixa etária, tempo de internaçao e grau das queimaduras. RESULTADOS: Foram estudados 678 casos de queimados por chama, com faixa etária entre um a setenta e nove anos; 12% dos queimados por ano equivalem a queimadura por chama; 19% ocorreram no mês de Junho; o agente etiológico principal é a chama (40%); 74% do sexo masculino; faixa etária mais acometida foi de dez a quatorze anos (23%); 51% tiveram queimaduras de primeiro e segundo grau concomitantemente. CONCLUSAO: Identificado o perfil epidemiológico de queimaduras por chama, mostrou-se que o período junino é de fato uma época importante na incidência de novas lesoes desse tipo. Conclui-se que medidas preventivas devem ser formuladas, divulgadas e aplicadas de forma direcionada para que o número de queimaduras diminua neste período.




    TL-130
    USO DO CURATIVO A VACUO NA OTIMIZAÇAO DO TRATAMENTO DE QUEIMADURA ELÉTRICA - RELATO DE CASO

    Volpato, D1; Dimatos, D C1; Santos, G B1; Bochese, L E1; German, G A A1; Aleán, J C Q1; Santos, M C2; Bins-Ely, J1; Neves, R E


    1. Serviço de Cirurgia Plástica SCP-HU/UFSC
    2. UFSC

    INTRODUÇAO: O trauma elétrico é responsável pela maior gravidade de lesao em queimados. Acomete principalmente homens jovens, trabalhadores, sendo responsável por taxas significativas de morbimortalidade com afastamento laboral e internaçoes prolongadas. OBJETIVO: Relatar caso de queimadura elétrica, onde curativo a vácuo foi utilizado como auxiliar no tratamento com bom resultado. RELATO DO CASO: M.A.J., sexo masculino, 24 anos, montador de estruturas, vítima de queimadura elétrica ao tocar haste metálica que manipulava em cabo elétrico. A queimadura teve porta de entrada nas maos e saída no pé esquerdo. Encaminhado à emergência onde, após cuidados clínicos, foi submetido ao primeiro debridamento no D1 de internaçao, evidenciando-se queimadura de 3º grau em 90% da superfície do hálux, além de 1% SCQ 2º grau profundo em dorso e regiao medial do pé. Evoluiu com aprofundamento e inviabilidade do hálux, submetido à amputaçao e novo debridamento no D7. Como o aspecto nao era favorável no D10, optou-se por colocaçao de curativo a vácuo, com três dias de aspiraçao contínua em pressao média de 150 mmHg. Na retirada do curativo, observou-se melhora importante da ferida, com boa granulaçao, possibilitando a enxertia de pele parcial e alta hospitalar após 5 dias, com boa evoluçao. DISCUSSAO: A queimadura elétrica provoca lesao no trajeto da corrente pelo corpo, gerando acometimento profundo imediato ou aprofundamento tardio. Nesses casos, o uso do vácuo pode abreviar o tempo para a melhora da ferida. CONCLUSAO: A queimadura elétrica demanda tratamento prolongado, gerando alta morbidade e custos elevados. O uso do curativo a vácuo parece ser boa opçao, obtendo bons resultados nestes casos.




    TL-131
    USO DA POLIHEXANIDA ASSOCIADA A BETAINA NO TRATAMENTO DAS ULCERAS DOS MEMBROS INFERIORES

    Pinto, D C S; Rocha, F; Sakai; R L; De Campos, M H; Andrade, A; Reis, R; Almeida, P C C; Mattar, C A; Faiwichow, L


    HSPE-IAMSPE

    INTRODUÇAO: As úlceras das extremidades inferiores sao consequência de doenças venosas, arteriais ou neurovasculares. Sao responsáveis pela perda de aproximadamente 2 milhoes de dias de trabalho por ano na populaçao dos EUA. Portanto, o desenvolvimento de materiais e técnicas que levem à cicatrizaçao das feridas é de fundamental importância para o profissional que lida com o problema. OBJETIVOS: Avaliar o uso da polihexanida associada à betaína no tratamento de úlceras de diversas etiologias dos membros inferiores, quanto à evoluçao, facilidade das trocas e dor. MÉTODO: Foram avaliados 11 pacientes de ambos os sexos, entre 30 e 80 anos, portadores de diferentes tipos de ulceraçoes, em um período de 4 a 16 semanas, quanto a evoluçao, facilidade das trocas e dor. Foram realizadas trocas semanais dos curativos, usando a soluçao de polihexamida. RESULTADOS: Os pacientes avaliados tiveram melhora a partir da quarta semana de tratamento, mostrando diminuiçao da ulcera, incidência de infecçao secundária, com baixo limiar de dor durante as trocas de curativo. As lesoes menos extensas tiveram restauraçao da área, em um período médio de 8 semanas. Já as mais extensas, em até 16 semanas, adquirindo aspecto nunca antes obtido com tratamentos anteriores, conforme evidenciado em fotografias evolutivas das lesoes. CONCLUSAO: A polihexamida constitui uma boa opçao terapêutica nas úlceras crônicas de membros inferiores, apresentando reduçao na incidência de infecçoes secundárias, aumento no ritmo de cicatrizaçao, com melhora do aspecto da ferida em pouco tempo, facilidade no manuseio do curativo, devido à aplicaçao praticamente indolor do produto.




    TL-132
    ANALISE DO TEMPO DE MATURAÇAO DOS IMPLANTES DE MATRIZ DE REGENERAÇAO DÉRMICA UTILIZANDO CURATIVOS SOB PRESSAO NEGATIVA

    Goulart, B C1; Valentim, L1; Pereima, M J L1; Souza, J A2; Araújo, E J2; Capella, M R2; Quaresma, E R2; Camacho, J2; Feijó, R2; Souza Jr; W2


    1. Universidade Federal de Santa Catarina
    2. Serviço de Cirurgia Pediátrica Hospital Infantil Joana de Gusmao

    INTRODUÇAO: A Matriz de Regeneraçao Dérmica (MRD) é um substituto cutâneo permanente, desenvolvido para promover cobertura e regeneraçao cutânea em feridas com grandes defeitos da pele, comuns em pacientes pediátricos. Recentemente, os Curativos sob Pressao Negativa (CPN) têm sido utilizados para acelerar a maturaçao da MRD, pelo fato de estimularem a angiogênese local. OBJETIVO: Analisar a utilizaçao do CPN como adjuvante no tratamento com MRD no tratamento de feridas em geral, em crianças atendidas no serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmao (HIJG). MÉTODO: Foram analisados todos os prontuários de crianças submetidas ao implante de MRD associada ao CPN, de janeiro de 2009 a março de 2010, totalizando 18 pacientes. RESULTADOS: A idade pré-púbere (33,33%) e o sexo masculino (61,11%) predominaram. O trauma foi a indicaçao de uso de MRD e CPN mais frequente (44,44%). Os membros inferiores foram os principais locais de implante de MRD (77,78%). A complicaçao inicial mais comum foi o hematoma, e a média de pega da matriz foi de 90,56%. O tempo médio de maturaçao da MRD com a utilizaçao do CPN foi de 15,88 dias. A quantidade de trocas de curativos foi em média de 3,06 procedimentos. Obteve-se como desfecho final o enxerto de pele em 100% dos casos, sendo a média de pega de 93,62%. CONCLUSOES: O CPN oferece vantagens no tratamento adjuvante à MRD, como um menor número de trocas de curativos, reduçao no tempo maturaçao da MRD e reduçao do tempo de internaçao hospitalar.




    TL-133
    USO DE MATRIZ DE REGENERAÇAO DÉRMICA E CURATIVO SOB PRESSAO NEGATIVA NO TRATAMENTO DE LESOES TRAUMATICAS NOS PÉS

    Valentim, L1; Goulart, B C1; Pereima, M J L2; Souza, J A2; Araújo, E J2; Capella, M R2; Quaresma, E R2; Camacho, J2; Feijó, R2; Souza Jr; W


    1. Universidade Federal de Santa Catarina
    2. Unidade de Queimados - Serviço de Cirurgia Pediátrica - Hospital Infantil Joana de Gusmao - Universidade Federal de Santa Catarina

    INTRODUÇAO: Lesoes traumáticas de pele demandam preocupaçao no atendimento ao paciente, pois a morbimortalidade cresce rapidamente e, em crianças, as modificaçoes estéticas podem limitar seu convívio social. A matriz de regeneraçao dérmica (MRD) é um substituto cutâneo permanente desenvolvido para cobrir e regenerar a estrutura cutânea, e vem sendo utilizada em associaçao aos curativos sob pressao negativa (CPN), diminuindo seu tempo de maturaçao através do estímulo à angiogênese. OBJETIVO: Analisar a utilizaçao da MRD associada ao CPN em lesoes traumáticas de pé, com perda de substância, de pacientes internados no Hospital Infantil Joana de Gusmao. MÉTODO: Foram analisados todos os prontuários de crianças vítimas de trauma de pé submetidas ao tratamento com MRD e CPN de janeiro de 2009 a março de 2010, totalizando 5 pacientes. RESULTADOS: A idade escolar (60%) e o sexo masculino (60%) predominaram. Houve apenas um caso de infecçao como complicaçao, resultando em perda total da MRD; a média de pega da matriz foi de 80%. O tempo médio de maturaçao da MRD com a utilizaçao do CPN foi de 15,8 dias. A quantidade de trocas de curativos foi, em média, 3,2 procedimentos. Obteve-se como desfecho final o enxerto de pele em 100% dos casos, com média de pega de 96%. CONCLUSOES: O CPN como adjuvante do implante de MRD oferece vantagens no tratamento de lesoes traumáticas em pé, como reduçao no tempo de maturaçao da MRD, menor número de trocas de curativos, diminuindo os riscos de infecçao e o tempo de internaçao hospitalar.




    TL-134
    ANALISE DO MÉTODO CLINICO NO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL ENTRE QUEIMADURAS DE ESPESSURA PARCIAL E TOTAL

    Garcia, A P; Pollo, V; Pereima, M J L; de Souza, J A; Araújo, E J; Capella, M R; Quaresma, E R; Camacho, J; Feijó, R; Souza Jr; W


    Unidade de Queimados, Serviço de Cirurgia Pediátrica, Hospital Infantil Joana de Gusmao, Universidade Federal de Santa Catarina

    INTRODUÇAO: Clinicamente, as queimaduras podem ser divididas em: lesao de espessura parcial superficial - dolorosa, eritematosa, esbranquiçada ao toque, podendo apresentar bolhas; espessura parcial profunda - aspecto pálido e amolecido, nao esbranquiçada e sensível ao toque; e espessura total - superfície menos dolorosa, seca, com coloraçao negra ou marmórea. OBJETIVO: Analisar parâmetros clínicos das queimaduras como fatores preditivos para o diagnóstico diferencial entre queimaduras de espessura parcial e total, relacionando o diagnóstico inicial das lesoes ao diagnóstico evolutivo após duas semanas. MÉTODO: Estudo prospectivo, descritivo e longitudinal através da análise de parâmetros clínicos (sensibilidade, umidade, coloraçao e retorno do preenchimento capilar) de 89 queimaduras em crianças internadas na Unidade de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmao com superfície corporal queimada menor ou igual a 20% nas primeiras 48 horas, com formulaçao de hipótese diagnóstica inicial. Após 14 dias, as lesoes foram reavaliadas: a reepitelizaçao espontânea definiu queimaduras de espessura parcial e sua ausência definiu lesoes de espessura total. RESULTADOS: Os valores preditivos positivos dos parâmetros clínicos foram: coloraçao da área lesada - 70,67%, retorno do preenchimento capilar - 70,58%, presença de umidade - 69,56%, presença de sensibilidade - 69,23%. O método clínico obteve acurácia de 83,14% no diagnóstico diferencial nas primeiras 48 horas. CONCLUSAO: A coloraçao da queimadura foi o parâmetro clínico que apresentou melhor valor preditivo positivo (70,67%) para diagnóstico de queimadura de espessura parcial e o método clínico foi adequado para diagnóstico da profundidade das queimaduras em 83,14% das lesoes com dúvidas na profundidade nas primeiras 48 horas.




    TL-135
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA NO PERIODO DE JANEIRO DE 2005 A DEZEMBRO DE 2009

    Bocchese, L E1; Volpato, D; Dimatos, D C1; Dos Santos, G B1; German, G A A1; Santana, J I2; Schiavini, M2; Clementoni, V N2; Neves, R E1; Bins-Ely, J1


    1. Serviço de Cirurgia Plástica SCP-HU/UFSC
    2. UFSC

    INTRODUÇAO: Queimadura corresponde à quarta causa de morte por injúria nos Estados Unidos e quinta causa de morte violenta em todo mundo. O devido conhecimento da populaçao atendida é de extrema importância, pois a epidemiologia é quem fornece subsídios de avaliaçao e organizaçao de programas de tratamento e campanhas de prevençao. OBJETIVO: Revisar a epidemiologia dos pacientes internados no HU/UFSC, no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2009, analisando seus dados. MÉTODO: Foi realizada análise dos prontuários dos pacientes internados HU/UFSC, período de janeiro de 2005 a dezembro de 2009. A amostra foi composta pelos registros de informaçoes hospitalares de pacientes queimados adultos, oriundos através da emergência ou encaminhados de outras instituiçoes, sendo excluídos da pesquisa os pacientes cujos dados estavam incompletos ou com informaçoes ilegíveis. RESULTADOS: Foram avaliados 29 pacientes neste período. 68% destes eram do sexo masculino e 32% eram do sexo feminino. 44% tinham entre 20 e 30 anos, 40% eram de Florianópolis e 60% de outros municípios. Em 80% dos queimados, o agente foi fogo; 44% tiveram queimadura domiciliar; 52% tiveram queimadura acima de 20% SCT. Tivemos 2 óbitos; 24% dos pacientes necessitaram de tratamento em UTI. CONCLUSAO: Conclui-se que o perfil dos pacientes vítimas de queimaduras internados no HU/ UFSC, no período de 2005 a 2009, é de indivíduos do sexo masculino, procedentes da grande Florianópolis, tendo o fogo como principal agente causal e predominância para as queimaduras com taxa acima de 20% de superfície corporal queimada.




    TL-136
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DE ACIDENTES COM QUEIMADURAS ATENDIDOS NO HOSPITAL MUNICIPAL DJALMA MARQUES - SOCORRAO

    I Velozo, R R; Miranda Filho, A R; Leite, C T S; Queiroga Júnior, E D; Castro, I T; Reis, M M M; Oliveira, R C; Silva, T K M; Santos, O J


    UFMA

    INTRODUÇAO: A queimadura é considerada a mais devastadora agressao que o homem pode sofrer, pela gravidade e sequelas. Nos Estados Unidos, 2.000.000 a 2.500.000 queimaduras ocorrem anualmente; no Brasil, 1 milhao: 100 mil necessitarao hospitalizaçao e 2500 irao falecer. OBJETIVO: Estudar a epidemiologia dos acidentes com queimaduras atendidos no Socorrao I, em 2009. MÉTODO: Foram , retrospectivamente, no Epi Info 3.3.2, os registros de 243 pacientes queimados. RESULTADOS: 56% eram adultos, 24,3% crianças de 1-4 anos. Houve maior incidência no sexo masculino (52,7%). 23,4% dos acidentes ocorreram em junho e julho. A etiologia nao foi descrita em 63,8% dos casos, sendo líquido aquecido a mais prevalente (15,2%) entre os restantes. 74,6% apresentaram superfície corpórea queimada <10% e 44,3% ocorreram em membros superiores. Em 35,4% nao se descreveu o grau da queimadura; dos restantes, 43,2% eram de 2º grau, 58,8% dos pacientes prescindiram de internaçao. O período de internaçao foi de até 30 dias, menor que 10 em 58,8% dos casos. A mortalidade atingiu 1,2%: 1 óbito na faixa etária de 1-4 anos; 2 adultos. CONCLUSAO: Nao foi possível correlacionar tempo de internaçao e óbito com etiologia e grau das queimaduras devido ao preenchimento incompleto de muitos prontuários. Verificaram-se incidência significativa de acidentes com crianças pequenas, predomínio de queimaduras em membros superiores, mortalidade baixa e maior ocorrência em junho e julho, talvez relacionados às festas juninas e férias. Do levantamento conclui-se a necessidade de elaboraçao de protocolos de preenchimento dos prontuários e orientaçao quanto à prevençao, principalmente às crianças pequenas.




    TL-137
    EXCISAO PRECOCE E AUTOENXERTIA CUTANEA EM QUEIMADURA DE MAOS

    Vaitsman, G P; Da Silva; M A L; Bonadia, C R F; Cardoso, G F; Barona,K P; Esbérard, F


    Hospital de Força Aérea do Galeao

    INTRODUÇAO: Queimaduras em maos estao presentes em mais de 80% dos pacientes queimados. Mesmo que nao interfiram na sua sobrevivência, sua funçao e aparência sao importantes para reintegraçao social e profissional. O tratamento das queimaduras em maos requer decisoes cruciais na prevençao e no tratamento das sequelas: 1-escarotomias, 2- o momento de intervir, escarectomia precoce x tratamento conservador, 3- tipo de cobertura escolhido, assim como tipo de imobilizaçao e reabilitaçao. MÉTODO: Realizada excisao tangencial e autoenxertia cutânea no quarto dia de queimadura, em paciente com queimaduras de terceiro grau na mao esquerda em funçao de acidente aeronáutico. RESULTADOS: Resultados no pós-operatório imediato, vigésimo e trigésimo dia, que mostram completa cicatrizaçao das áreas queimadas, e no oitavo e décimo-sétimo mês de acompanhamento, quando foi realizada zetaplastia múltipla, evidenciando preservaçao total de funçao. DISCUSSAO: A vulnerabilidade do aparelho extensor das maos requer atuaçao precoce e eficaz na prevençao das sequelas estético-funcionais nesta regiao, justificando a cirurgia precoce associada à mobilizaçao ativa e passiva e ao controle da infecçao. A excisao precoce das escaras, antes da colonizaçao bacteriana, previne infecçao e atraso na cicatrizaçao, diminui a formaçao de cicatrizes e sequelas incapacitantes, reduzindo a morbidade, o tempo de internaçao e a necessidade de outras cirurgias reparadoras. CONCLUSAO: A excisao e enxertia cutânea precoces em queimaduras de maos sao procedimentos seguros. Associados à reabilitaçao e à pressoterapia, mostram resultados favoráveis, diminuindo o tempo de internaçao, necessidade de cirurgias reparadoras, preservando a funçao e obtendo-se resultados estéticos favoráveis, permitindo retorno precoce ao trabalho e às atividades diárias.




    TL-138
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DE CRIANÇAS VITIMAS DE QUEIMADURAS ELÉTRICAS NO HOSPITAL MUNICIPAL DJALMA MARQUES

    Silva, T K M; Miranda Filho, A R; Santos, O J; Velozo, R R; Leite, C T S; Queiroga Júnior, E D; Castro, I T; Reis, M M M; Oliveira, R C


    UFMA

    INTRODUÇAO: As queimaduras sao um problema de saúde significativo no Brasil. A queimadura elétrica é menos frequente, porém causa lesoes de extrema gravidade, mutilaçoes e óbito. Extensao e profundidade da lesao, baixa idade e falha no primeiro atendimento sao fatores agravantes e associados ao aumento da mortalidade. OBJETIVO: Avaliar os dados epidemiológicos em crianças vítimas de trauma elétrico atendidas no Hospital Municipal Djalma Marques. MÉTODO: Realizado estudo retrospectivo de todas as internaçoes por trauma elétrico em crianças no Hospital Municipal, no período de janeiro/2007 a maio/2009. Através de análise de prontuário, observando os parâmetros sexo, idade, regiao acometida e grau da lesao. Análise de dados através do Epi Info versao 3.5.1. RESULTADOS: Do total de internaçoes por queimadura no período do estudado, 17 foram crianças, entre 1 a 14 anos, sendo 52,94% do sexo masculino. Predominou a segunda infância de 2 a 9 anos (58, 82%). Maos e pés foram as regioes mais acometidas, 76,47% dos pacientes apresentando lesoes em ambas as áreas ou em uma delas. Em seguida, os membros inferiores (23,52%). Quanto ao grau das lesoes, 53,27% eram do 2º grau. Nao foi relatado nenhum caso de óbito e internaçao em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). CONCLUSAO: Os dados observados sugerem a segunda infância como a faixa etária predominante, os meninos os mais acometidos; maos e pés as regioes mais lesionadas. As queimaduras de 2º grau predominaram. A ausência de óbitos e internaçoes em UTI contraria a literatura, uma vez que essa faixa etária apresenta maior vulnerabilidade a complicaçoes.




    TL-139
    FREQUENCIA DE QUEIMADURAS ELÉTRICAS ENTRE OS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DA RESTAURAÇAO - RECIFE, PE

    Lima, l1; Barretto, M2; Medeiros, A3; Lima, L3; Lima; L4; Martins, M3


    1. Hospital Barao de Lucena-HBL
    2. Hospital da Restauraçao- HR
    3. Universidade de Pernambuco-UPE
    4. Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS

    OBJETIVOS: Verificar a frequência das queimaduras por eletricidade em pacientes internados no Hospital da Restauraçao - Recife, PE, no período de janeiro 2007 a dezembro de 2008, e avaliar o perfil clínico-epidemiológico destes pacientes. MÉTODO: Realizado estudo epidemiológico retrospectivo. Foram avaliados os dados obtidos a partir dos prontuários de pacientes internados na Unidade de Queimados do Hospital da Restauraçao- HR com diagnóstico de queimadura elétrica, entre janeiro 2007 a dezembro de 2008, perfazendo um total de 115 pacientes. RESULTADOS: Dentre os 1440 casos de pacientes internados na Unidade de Queimados do HR, aproximadamente 8% foram acometidos por queimadura elétrica. Observouse maior predominância do sexo masculino (83,5%) contra 16,5% do sexo feminino. A média de faixa etária foi de 27 anos. Foram internadas 28 crianças por injúria elétrica (24,3%). Em relaçao ao perfil da queimadura, 70% destes pacientes foram classificados como médio queimado. O local de ocorrência predominante, em ambos os sexos, foi o ambiente doméstico. O tempo de hospitalizaçao para aproximadamente 90% dos pacientes foi de menos de dois meses. Nenhum óbito foi notificado. CONCLUSAO: Neste estudo, verificamos correspondência do perfil das queimaduras por eletricidade em relaçao a outros serviços e centros de tratamentos de queimados. Tais dados sao importantes para o desenvolvimento de programas de prevençao e educaçao, a fim de reduzir a quantidade de acidentes por queimadura elétrica.




    TL-140
    OXIGENIOTERAPIA HIPERBARICA NA CICATRIZAÇAO DO PACIENTE GRANDE QUEIMADO

    França, P; Silva, A; Bastos, D; Briglia, C


    HGE

    INTRODUÇAO: A queimadura leva à perda do revestimento cutâneo do organismo diante ao ambiente externo, aumentando as chances de infecçoes com alto potencial de mortalidade, além da possibilidade de severas repercussoes clínicas. O paciente com queimadura de 3º grau envolve tempo prolongado de internamento, balneoterapia e procedimento cirúrgicos, podendo levar sequelas. Na oxigenoterapia hiperbárica (OHB), o paciente inala oxigênio puro (100%) em um ambiente pressurizado (câmera hiperbárica), terapêutica segura, utilizada em patologias graves e sua açao decorre da dissoluçao do O2 no plasma, permitindo a oxigenaçao de tecidos antes isquêmicos, provocando alteraçoes bioquímica e biofísica na fisiologia celular, agredindo a estrutura das bactérias e suas toxinas, recuperando os tecidos através da granulaçao e cicatrizaçao. Isso culmina em benefícios como: diminuiçao do internamento, reduçao das infecçoes e menor custo hospitalar. OBJETIVO: O trabalho constitui um estudo paralelo, prospectivo, aplicado em um paciente com queimaduras, objetivando avaliar a eficácia da oxigenoterapia hiperbárica em queimaduras de 3º grau. METODO: O trabalho foi desenvolvido com aplicaçao da oxigenoterapia hiperbárica em paciente com queimaduras de 3º grau envolvendo coxa direita e saco escrotal, sendo realizado curativo com gaze impregnada com petrolatum em dias alternados, através de registro fotográficos, mensuraçao e consulta em prontuário. RESULTADOS: A oxigenoterapia hiperbárica demonstrou eficácia ao tratamento convencional, incluindo aspectos inerentes à reaçao inflamatória, formaçao de crostas e epitelizaçao. É possível utilizar a oxigenoterapia hiperbárica como alternativa no tratamento de queimaduras, pois o principal benefício consistiu no aumento da velocidade da cicatrizaçao, sem comprometimento da sua qualidade.




    TL-141
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DAS QUEIMADURAS ELÉTRICAS DO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL GERAL - MACEIO

    AL Lima, L1; Rebelo, M2; Lima, L3; Lima, L4


    1. Hospital Barao de Lucena-HBL
    2. Hospital Geral de Alagoas-HGE
    3. Universidade de Pernambuco-UPE
    4. Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS

    OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi revelar aspectos epidemiológicos relativos aos pacientes internados por queimadura elétrica no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral (HGE) - Maceió, AL, durante o período de janeiro de 2000 a dezembro de 2005. MÉTODO: Realizado estudo epidemiológico retrospectivo. Foram avaliados os dados obtidos a partir dos prontuários de pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral - Maceió, AL, com diagnóstico de queimadura elétrica entre janeiro de 2000 a dezembro de 2005, em um total de 82 pacientes. RESULTADOS: Dentre os 82 casos avaliados, 92,68% dos casos foram do sexo masculino; os adultos maiores de 30 anos foram os mais acometidos com frequência de 39,04%; observou-se predomínio de médio queimado (51 indivíduos) correspondendo a 62,20% dos casos; constatou-se uma maior frequência de acidentes relacionados ao trabalho (43%); a maior parcela dos internamentos durou menos de 15 dias. A taxa de mortalidade foi de 3,66%. CONCLUSAO: O conhecimento dos fatores epidemiológicos inerentes ao trauma elétrico faz-se importante para o reconhecimento do impacto e do modo de ocorrência das queimaduras elétricas em nosso meio, determinando assim a realizaçao de campanhas educativas na prevençao dessa injúria.




    TL-142
    QUEIMADURA - TENTATIVA DE AUTOEXTERMINIO REVISAO DE 1 DÉCADA - 2000/2010 - O QUE MUDOU?

    Serra, M C; Carvalho, I D; Macieira, L


    Hospital Federal do Andaraí

    INTRODUÇAO: A queimadura ocasionada por tentativa de autoextermínio está entre as piores formas de trauma que acometem o indivíduo. Os efeitos da queimadura grave podem ser considerados como irreparáveis em todas as áreas da vida do paciente e de sua família. OBJETIVOS: Analisar por uma década o que mudou nos pacientes que sofreram queimaduras ocasionadas por tentativas de autoextermínio MÉTODO: Estudo retrospectivo e descritivo de janeiro/2000 a agosto/2010, através da análise do banco de dados do CTQ - HFA - RJ em Access/Microsoft dos pacientes internados por queimaduras ocasionadas por tentativas de autoextermínio por ano, sexo, idade, agente causal, época do ano, local de ocorrência, qualificaçao, % de SCQ, tempo de internaçao e taxa de mortalidade dos pacientes. RESULTADOS: 113 pacientes, 83,18% (94) do sexo feminino. Faixa etária variou de 15 a 76 anos, estando 29% entre 30 e 39 anos. O álcool foi o agente causal em 84% dos pacientes e a mortalidade de 37,7% . CONCLUSAO: O número de casos foi constante, observado apenas uma baixa entre 2006 e 2008, com eventual retorno à incidência padrao em 2009. Foi observado conforme a literatura internacional a maior incidência de queimadura ocasionada por tentativa de autoextermínio no sexo feminino. O álcool ainda hoje é o agente causal mais utilizado.




    TL-143
    TRATAMENTO TOPICO DE QUEIMADURA POR ESCALDADURA COM PRATA NANOCRISTALINA: RELATO DE CASO

    Trovarelli, K1; Silveira, V L2; Aron, S1


    1. Politec Saúde
    2. Hospital Sao Domingos - Catanduva

    INTRODUÇAO: As pequenas queimaduras correspondem a 95% do número de queimaduras em geral. Na maioria das vezes, nao ultrapassam 10% de superfície corporal queimada (SCQ) e normalmente se tratam de queimaduras de pele parcial. Estudos prévios destacam a escaldadura como a principal causa das pequenas queimaduras, sendo a água, o café e o chá os principais responsáveis pelos acidentes domésticos. Independente da extensao, o trauma térmico é uma agressao e pode causar danos físicos e psicológicos ao paciente. As condiçoes da ferida e as alteraçoes imunodepressoras desencadeadas predispoem ao crescimento bacteriano, sendo a infecçao considerada a maior causa de morbidade e mortalidade conhecida no paciente queimado. Dentre os produtos lançados no mercado para tratamento das queimaduras, a prata nanocristalina tem se destacado, pois além de fornecer barreira antimicrobiana, libera prata para o leito da lesao, reduzindo níveis bacterianos, número de trocas e acelera o processo cicatricial. OBJETIVO: Esse estudo tem como objetivo relatar a eficácia da prata nanocristalina como tratamento tópico em queimadura por escaldadura, para controle da infecçao, dor e acelerar o processo da cicatrizaçao. MÉTODO: Estudo nao comparativo realizado na unidade de Queimados de um hospital privado no interior do Estado de Sao Paulo, no período entre 01.03.2010 a 11.03.2010, após consentimento livre e esclarecido. RESULTADOS: Paciente teve alta hospitalar precoce, relatou maior conforto pela diminuiçao das trocas dos curativos e passou a ser acompanhada no ambulatório. O curativo com prata nanocristalina mostrou- se eficaz como barreira efetiva contra infecçao, diminuiu a dor, favoreceu a cicatrizaçao, mostrando bom resultado no tratamento da queimadura.




    TL-144
    MÉTODOS DE MENSURAÇAO E AVALIAÇAO DE DOR EM PACIENTES VITIMAS DE QUEIMADURAS: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

    Grossi, D A G1; Gonçalves, N1; Guanilo, M E E2; Rossi, L A1


    1. Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo-USP
    2. Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pelotas

    INTRODUÇAO: O paciente queimado é submetido a muitos procedimentos e a mensuraçao e o tratamento da dor têm se tornado um grande desafio para os distintos profissionais de saúde. OBJETIVO: Analisar, por meio de uma revisao integrativa da literatura, os instrumentos utilizados para avaliar dor em pacientes vítimas de queimaduras. MÉTODO: Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, LILACS, por meio de várias combinaçoes entre as palavras-chave pain, pain assessment (pain measurement), questionnaire, nursing, burns e scale. A busca foi limitada na identificaçao das palavras-chave no título ou no resumo, estudos realizados com seres humanos e publicados em inglês, português ou espanhol nos últimos 13 anos. Os estudos foram analisados e classificados de acordo com o tipo de delineamento, evidência científica [do mais forte (E - I) para o mais fraco (E -VII)]. RESULTADOS: Foram selecionados 38 artigos: 14 estudos foram classificados com nível de evidência II, um como nível III, um como nível IV, e 22 estudos como nível VI. A Escala Visual Analógica (VAS) foi o instrumento mais utilizado, porém nao é um instrumento específico para pacientes queimados. Outros instrumentos encontrados foram: Verbal Rating Scores, Visual Analogue Thermometer, Graphic Rating Scale, Short Form Mc Gill, Escala Numérica e Present Pain Intensity Index. CONCLUSOES: A escala mais encontrada para avaliar dor em pacientes queimados foi a Escala Visual Analógica. Essa escala tem se mostrado confiável para avaliar dor em diferentes populaçoes. Agradecimento: Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.




    TL-145
    PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATORIO DE QUEIMADOS DO CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA

    Proto, R S; Macedo, A C; Dorsa, P P; Moraes, R S; Fregadolli, L V; Guarizzo, J; Nunes, B B; Moreira, S S; Montoro, E S; Gonella, H A


    Cirurgia Plástica da PUC-SP

    INTRODUÇAO: As lesoes por queimadura constituem importante causa acidental de morbimortalidade em todo o mundo e há vários fatores que influenciam o prognóstico e a gravidade das queimaduras. De acordo com a literatura, cerca de 95% dos casos sao tratados em regime ambulatorial. Em nossa regiao, o grande número de casos ambulatoriais mostra a necessidade de um estudo mais amplo. OBJETIVO: Traçar um perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Ambulatório de Queimados (AQ) do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) com o intuito de comparar os dados à estatística mundial e elaborar melhores estratégias de prevençao e atendimento adequado a esse tipo de injúria. MÉTODO: Analisamos dados de 19.694 pacientes atendidos no Ambulatório de Queimados do CHS, entre os anos de 2002 a 2008, quanto aos seguintes aspectos: sexo, idade, agente etiológico e extensao da queimadura. RESULTADOS: Dentre todos os casos de queimaduras atendidos no CHS no período considerado, 91% foram de tratamento ambulatorial. Destes, 99% foram diagnosticados como pequenos queimados, 36% foram por escaldo, 63% ocorreram em adultos e 60% do sexo masculino. CONCLUSAO: Assim como na literatura mundial, confirmamos que a grande maioria dos pacientes pode ser tratada em regime ambulatorial, com abordagens simples, visando à proteçao da queimadura, ao conforto e à reabilitaçao precoce. O tratamento das queimaduras envolve equipe multidisciplinar, com o intuito de restabelecer e conservar as funçoes orgânicas e reconduzir os pacientes ao convívio social. A maioria das queimaduras resulta de negligências, seja em ambiente doméstico ou laboral.




    TL-146
    CARACTERIZAÇAO DE PACIENTES CRIANÇAS ADMITIDAS PELA FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA DE QUEIMADOS

    Freitas Filho, E V1; Lima, F M R1; Carvalho, G S F2; Monteiro, L F2; Oliveira, R G2; Almeida, W S C2


    1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
    2. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

    INTRODUÇAO: A queimadura é uma condiçao que contribui para o aumento nas taxas de morbimortalidade infantil. O processo de recuperaçao do paciente consiste na prevençao de complicaçoes diretas e indiretas para o retorno às atividades de vida diária. OBJETIVO: Objetivou-se caracterizar a prevalência de crianças admitidas pela fisioterapia na Unidade de Terapia de Queimados do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, de Janeiro de 2007 a Outubro de 2009. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, exploratória e quantitativa. A amostra constou do universo de 383 crianças, que sofreram queimaduras admitidas pela fisioterapia, registrados nos livros de admissao e ocorrência. Os resultados da pesquisa foram tratados pela estatística descritiva das variáveis obtidas. RESULTADOS: Verificou-se maior incidência de crianças que sofreram queimaduras no gênero masculino, na faixa etária de 0 a 5 anos, nos três anos avaliados; em 2007 quanto ao diagnóstico clínico, a prevalência foi do grande queimado de gênero masculino (40%); já nos anos de 2008 e 2009 foi o médio queimado, onde o gênero masculino (40%) e o feminino (35%) foram os mais incidentes, respectivamente; escaldamento como agente causal mais prevalente; grande maioria dos pacientes, nos três anos, foi submetida à fisioterapia motora isolada. O tempo mais incidente de permanência na fisioterapia foi o de 0 a 10 dias para os três anos. CONCLUSAO: Os serviços de referência em queimados devem criar e recriar estratégias para a prevençao das queimaduras, pois mais sensato que cuidar destas crianças é trazer à realidade, o que de fato somos enquanto profissionais responsáveis pela saúde.




    TL-147
    CARACTERIZANDO AS CRIANÇAS ACOMETIDAS POR QUEIMADURAS NUMA COMUNIDADE DA CIDADE DE JOAO PESSOA/PB

    Freitas Filho, E V1; Lima, F M R1; Leite, J C2; Oliveira, R G2; Albuquerque, V L N2


    1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
    2. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

    INTRODUÇAO: Estudos apontam as crianças como principais vítimas de queimaduras, o que acarreta importantes prejuízos sociais, econômicos e emocionais. OBJETIVO: Objetiva-se caracterizar a prevalência de crianças acometidas por queimaduras na Unidade Viver Bem I na comunidade do Padre Zé, na cidade de Joao Pessoa/PB. MÉTODO: É uma pesquisa exploratória, descritiva, documental e quantitativa. O universo da amostra foi composto por 218 pais e ou responsáveis de crianças com faixa etária de 0 a 12 anos, onde a populaçao amostral foi de 42 que referiram ocorrência de queimadura nas crianças. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e analítica tratando as correlaçoes propostas pelo teste de Qui-Quadrado. RESULTADOS: Foi detectado que 52,4% dos relatos apontam que as crianças acometidas por queimaduras foram meninas, com 47,6% de idade entre um e quatro anos; 61,9% das queimaduras das crianças foi de segundo grau; o líquido aquecido foi a causa principal (35,7%); os membros superiores foram os locais mais referidos; 76,2% de relatos sobre a presença de cicatrizes e manchas, como as principais sequelas. Na relaçao entre os agentes causadores e ambientes de ocorrência das queimaduras, foi comprovada significância estatística (p= 0,05), assim como a relaçao quanto ao tipo de queimaduras das crianças e a presença de sequelas (p=0,008). CONCLUSAO: A pesquisa contribuiu para a evidência de que estudos epidemiológicos sao ferramentas imprescindíveis para o aprimoramento de estratégias preventivas. Deve-se encarar a queimadura como um acidente grave que pode ser evitado por meio da aplicaçao de princípios epidemiológicos, realizaçao de campanhas de conscientizaçao e programas educativos.




    TL-148
    QUEIMADURAS INFANTIS: ANALISE EPIDEMIOLOGICA DE PACIENTES EM TRATAMENTO COM FISIOTERAPIA E SUBSTITUTIVOS DE PELE

    Freitas Filho, E V1; Lima, F M R1; Figueiredo, L M D2; Licariao, W C2


    1. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba / Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
    2. Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena

    INTRODUÇAO: As queimaduras infantis sao responsáveis por altas taxas de morbimortalidade. Alguns casos requerem internaçao hospitalar, sendo assistidos pela equipe multidisciplinar, incluindo o fisioterapeuta, e utilizando substitutivos de pele em seu tratamento. A determinaçao epidemiológica deste tipo de lesao é essencial para a elaboraçao de medidas de prevençao, reduzindo os custos hospitalares e o trauma dos pacientes e familiares. OBJETIVO: Esta pesquisa objetiva analisar epidemiologicamente as vítimas de queimaduras infantis, submetidas à fisioterapia e que fizeram uso de substitutivo de pele, internas na Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. MÉTODO: Metodologicamente caracteriza-se como pesquisa quantitativa, exploratória, prospectiva e descritiva. A coleta de dados foi realizada através dos prontuários e livros da fisioterapia do respectivo setor, referentes ao período de Agosto de 2009 a Julho de 2010. RESULTADOS: A amostra foi de 129 pacientes. Observaram-se os seguintes resultados: 59% do gênero masculino; média de idade de 3,7 anos (DP±3,4); média de 3 atendimentos de fisioterapia respiratória (DP±5,4) e 7 atendimentos de fisioterapia motora (DP±7,7); 85% necessitaram de substitutivos de pele, sendo a película biológica o mais prevalente; 58% com diagnóstico clínico de médio queimado; 100% com lesoes de 2º grau; 74% escaldamento como agente causal; 55% na regiao corporal do tronco; média de 6 dias de internaçao (DP±5,1); 96% de alta como destino, 9% apresentaram complicaçoes. CONCLUSAO: As crianças sao as maiores vítimas de acidentes domésticos, como as queimaduras. Estas podem trazer traumas, físicos e psicológicos, para o resto da vida, sendo essencial a sua prevençao.




    TL-149
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRAO PRETO - USP

    Matos, M S1; Gonçalves, A C1; Guanilo, M E E2; Rossi, L A3; Fonseca, M C R1; Farina Júnior, J A4


    1. FMRP-USP
    2. UFPEL-RS
    3. EERP-USP
    4. HCFMRP-USP

    INTRODUÇAO: As queimaduras sao acidentes relevantes nos países da América Latina, entre estes, o Brasil, devido nao somente à alta mortalidade, mas por deixarem sequelas estéticofuncionais. Estudos epidemiológicos permitem evidenciar as situaçoes mais frequentes e características da populaçao atingida. OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes internados na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - Universidade de Sao Paulo (HCFMRP-USP). MÉTODO: Coleta de dados de 2212 prontuários de pacientes atendidos no período no período de 1 de janeiro de 1994 a 31 de dezembro de 2009. Na coleta de dados, foram identificados os principais agentes causais, tipo de acidente, faixa etária, sexo, porcentagem de superfície corpórea queimada (SCQ) e procedência. RESULTADOS: Do total de pacientes, 1381 (62,43%) eram homens, com SCQ de 0,2 a 99 % (49,6±69,86). O álcool (21,3%) e os líquidos superaquecidos (13,3%) foram os agentes mais comuns. A faixa etária mais atingida foi de 20 a 59 anos. Dos 2212 pacientes, 40,0% sofreram queimaduras no domicílio. CONCLUSOES: Os dados mostram que o maior número de acidentes ainda ocorre nos domicílios, em indivíduos com idade produtiva, do sexo masculino, sendo o álcool e os líquidos superaquecidos os agentes mais frequentes. Em relaçao às tentativas de suicídio, foram identificadas particularidades no que se refere à regiao corpórea atingida, sazonalidade e situaçao desencadeante do trauma.




    TL-150
    PERFIL DAS INFECÇOES NO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS

    Serra, M C; Brentan, P I; Rucci, B O; Buritica, L R; Redondo, L H. M. Souza Aguiar


    INTRODUÇAO: Com a melhor abordagem terapêutica dos distúrbios hidroeletrolíticos e hemodinâmicos da fase inicial após a queimadura, surgiu a infecçao como obstáculo na manutençao da vida destes pacientes. OBJETIVO: Analisar a prevalência das infecçoes nos pacientes queimados. MÉTODO: Estudo retrospectivo através levantamento do banco de dados do Access/Microsoft dos prontuários de pacientes internados no CTQ, entre janeiro 2006 a fevereiro 2010. Analisados idade, percentual da superfície queimada, agente etiológico, perfil microbiológico, tempo de hospitalizaçao e mortalidade. RESULTADOS: 433 pacientes com idade entre 12 a 87 anos. Os agentes causais da queimadura foram: 38% líquido inflamável (álcool), 16% líquidos, 14% chama direta, 14 elétricas, 6% doenças dermatológicas, 6% gás, 2% e 4% outras. 43% dos pacientes apresentavam área queimada superior a 25,2%. A hemocultura foi positiva em 37,3% dos pacientes e 25,4% para Acinetobacter baumannii/haemolyticus, 20,3% para Pseudomonas aeroginosas e 13,5% para Staphylococcus aureus; A cultura da ponta de cateter (9,5%) 33,3% Pseudomonas aeroginosas e 26,6% Staphylococcus aureus; na secreçao (8,9%) 28,6% Staphylococcus aureus e 28,6% Pseudomonas aeroginosas. Tempo médio de internaçao foi de 19 dias e a taxa de mortalidade 9,2%. CONCLUSAO: As bactérias mais frequentes encontradas foram Gram negativas, multirresistentes, havendo a necessidade de medidas de prevençao mais rigorosa e tratamento.




    TL-151
    AVALIAÇAO DA APLICAÇAO TOPICA DE COLISTINA EM AREAS ENXERTADAS

    Bolgiani, A1; Belloni, R1; Serra, M C2; Benaim, F1


    1. Hospital Alemán - Ar
    2. Hospital Souza Aguiar

    INTRODUÇAO: O aumento das bactérias gram-negativas multirresistentes é um problema crescente nas unidades de queimados, havendo a necessidade do uso da Polimixina para o tratamento. OBJETIVOS: Avaliar o uso tópico de colistina em pacientes com queimaduras profundas enxertadas, colonizados com bactérias sensíveis apenas à colistina. MÉTODO: Foram selecionados quatro pacientes com queimaduras profundas que necessitavam enxertia. Administrado localmente, antes e/ou pós-enxertia imbibiçao de colistina, preparada com três ampolas de 200 mg em 500 cc de soro fisiológicas. Realizada cultura de área sangrante no momento da preparaçao do leito para enxertia. As culturas da área receptora foram positiva para Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii multirresistentes. Avaliados a resposta clínica (pega do enxertos) e o swab para pesquisa bacteriológico. RESULTADOS: Observamos que em todos os pacientes houve pega integral do enxerto, sem evidência clínica e bacteriológica da infecçao local. CONCLUSOES: Colistina provou ser um antibiótico e antisséptico, eficaz para controle local da infecçao antes da enxertia. Colistina tópica parece ser segura nessas doses e tempo utilizados. Devem ser realizados mais estudos prospectivos com maior número de pacientes com um protocolo estabelecido.




    TL-152
    PADRONIZAÇAO DE ESTUDOS EXPERIMENTAIS DE QUEIMADURAS EM RATOS WISTAR TRATADOS COM O LASER DE BAIXA POTENCIA

    Moraes, J M1; Mendonça, D E O1; Lino Júnior, R S1; Afonso, C L2; Piccolo, N S3; Oliveira, M A P1; Moura, V B L1


    1. Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás
    2. Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia Ltda e Universidade Estadual de Goiás
    3. Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia Ltda

    INTRODUÇAO: Modelos experimentais em ratos sao utilizados para estudo de queimaduras, entretanto há limitaçoes quanto sua reproduçao em trabalhos que analisam a cicatrizaçao com laser. OBJETIVOS: Padronizar estudo experimental em ratos com lesoes de queimaduras para aplicaçao do Laser (AlGaInP). MÉTODO: Para induçao da queimadura, 6 ratos Wistar foram anestesiados, tricotomizados na regiao dorsal, acomodados em um cilindro com abertura de 2x2cm, expondo o dorso à água fervente por 7 e 14 segundos para posterior biópsia da pele. Paralelamente, induziu-se queimadura por 7 segundos em 9 animais acompanhando por 14 dias para padronizaçao de curativo oclusivo e desbridamento químico. Estes animais foram subdivididos em 3 grupos (n=3 cada): G1: Sulfadiazina de Prata (sulfa), G2: sulfa e Papaína 4% e G3:sulfa e Papaína 8%. Todos os animais foram testados para verificar um suporte de fixaçao do laser e a contençao do animal para a terapêutica mais eficaz. Outros 6 animais com lesoes de 2º grau foram tratados com laser de 3J/cm2 e 6 animais com lesoes de 3º grau com laser de 3 J/cm2. RESULTADOS: A exposiçao por 7 segundos provocou lesao na derme profunda e, durante 14 segundos, a lesao atingiu a hipoderme. A Papaína 8% nao permitiu formaçao de crosta, o curativo oclusivo manteve a umidade da lesao, nao sendo observados sinais de infecçao. Aos 14 dias, teve-se uma diminuiçao da lesao quando comparados ao grupo controle, porém nao foi estatisticamente significativo. CONCLUSAO: O modelo descrito proporcionou queimadura uniforme e aplicaçao do laser com maior exatidao, utilizando materiais de baixo custo.




    TL-153
    CAMPANHA DE PREVENÇAO: SONHANDO E MOVIMENTANDO IDÉIAS

    Anami, E1; Ito, Y; Kuwahara, R1; Kuwahara, M1; Camucci, M1; Camargo, E1; Queiroz, L F1; Hashimoto, R2; Dittrich, M H1; Nagata, Z2


    1. Hospital Universitário de Londrina / UEL
    2. IDEASS

    INTRODUÇAO: A prevençao de queimaduras em crianças é um desafio mundial. No CTQ Londrina, 89% das queimaduras em crianças foram ocasionadas por acidentes domésticos. A educaçao de pais e cuidadores para identificar os fatores de risco modificáveis e proporcionar um ambiente seguro para a criança é um objetivo a ser alcançado. Implementar campanhas continuadas e efetivas devem ser metas de um centro de referência. OBJETIVO/ MÉTODOS: Descrever a idealizaçao e implementaçao de uma campanha de prevençao de queimaduras em crianças na cidade de Londrina/Pr. RESULTADOS: O Movimento Prevençao de Queimaduras nasceu de uma parceria com a IDEASS, entidade civil organizada composta por diversos profissionais, cujo objetivo é apoiar açoes sociais para inovaçao, acessibilidade e sustentabilidade. Os objetivos da campanha sao promover açoes educativas de conscientizaçao e sensibilizaçao para a mobilizaçao social para a prevençao. As atividades previstas sao treinamento de voluntários leigos e acadêmicos, eventos em praças e escolas públicas, apresentaçao de peça teatral, veiculaçao na mídia através de spots em rádios, videos na TV, busdoor e outdoor, banners virtual e folders. O lançamento da campanha ocorrerá no dia 18/10/2010 e permanecerá ativa até a Semana Municipal de Prevençao de Queimaduras, que ocorrerá em junho de 2011. CONCLUSAO: A eficácia de uma campanha de prevençao deve permear múltiplos programas de educaçao dos cuidadores, políticas públicas, e repetiçao da mensagem de prevençao em diferentes formas. As articulaçoes para a campanha culminaram no projeto de lei que instituíra a Semana Municipal de Prevençao de Queimaduras na cidade de Londrina/Pr.




    TL-154
    ANALISE MACROSCOPICA DE QUEIMADURAS DE 2º GRAU TRATADAS COM LASER DE BAIXA POTENCIA EM RATOS WISTAR

    Mendonça, D E O1; Moraes, L M1; Lino Júnior, R S2; Afonso C L3; Piccolo, N S4; Oliveira, M A P2; Moura, V B L2


    1. Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás
    2. Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - Universidade Federal de Goiás
    3. Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia Ltda e Universidade Estadual de Goiás
    4. Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia Ltda

    INTRODUÇAO: O uso do laser de baixa potência no tratamento de queimaduras está baseado na sua açao antiinflamatória, proporcionando a diminuiçao no tempo de cicatrizaçao. Porém, poucos sao os dados consistentes para comprovaçao dos seus efeitos. OBJETIVO: Avaliar os efeitos do laser de baixa potência AlGaIP (Alúminio Gálio Indio e Fósforo) em diferentes doses energéticas utilizando modelo experimental em ratos Wistar, por meio da morfometria macroscópica. MÉTODO: Para induçao da lesao 36 ratos Wistar foram anestesiados com soluçao de Ketamina 10% e Xilazina 2% intraperitonial, tricotomizados na regiao dorsal onde foi provocada a queimadura de segundo grau por imersao em água fervente durante 7 segundos. Os ratos foram subdivididos em 3 grupos de 12 animais e submetidos às seguintes terapêuticas: G1: controle ; G2: laser na dose de 3 J/cm2; G3: laser na dose de 6 J/cm2. Todos os animais receberam curativos oclusivos diários com Sulfadiazina de Prata e Papaína 8%. Aos 3, 7, 14 e 21 dias pós queimadura, avaliouse o percentual de reduçao das lesoes de 3 animais de cada grupo, utilizando o programa Image J (NIH). RESULTADOS: Os grupos tratados com laser 3J/cm2 e 6J/cm2 tiveram uma maior contraçao de bordas quando comparados ao grupo controle aos 3 dias (p<0,01). Os grupos de 7, 14 e 21 dias que receberam laser apresentaram reduçao da lesao, entretanto, esta nao obteve relevância significativa. CONCLUSAO: Verificou-se que a melhor atuaçao do laser de baixa potência AlGaIP ocorreu na fase inflamatória do processo de cicatrizaçao.




    TL-155
    CATETER CENTRAL DE INSERÇAO PERIFÉRICA - CCIP: UTILIZAÇAO EM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS

    Camuci, M B; Anami, E T; Andrade, M A; Moraes, S P; Camargo, E I; Barros, N; Barros, S K A; Flauzino, E; Oussaki, F


    Hospital Universitário de Londrina / UEL

    INTRODUÇAO: O tempo prolongado de internaçao associado ao escasso acesso à rede venosa causado pela lesao cutânea, torna o acesso venoso no paciente queimado um grande desafio. O CCIP é um dispositivo intravenoso de longa permanência e é uma opçao para a terapia intravenosa no paciente queimado. OBJETIVO: Descrever a utilizaçao do CCIP em CTQ de hospital escola público. MÉTODO: Foram avaliados todos os pacientes submetidos à inserçao de CCIP, no CTQ do Hospital Universitário de Londrina/PR, no período de janeiro a dezembro de 2009. Todos os enfermeiros da unidade foram capacitados para inserçao do cateter conforme resoluçao nº 258/2001- COFEN. RESULTADOS: Foram inseridos 43 cateteres, 24% em crianças e 76% em adultos. Os sítios da inserçao foram: 28,6% em veia basílica, 23,8% em veia cefálica e 38,1% em veia jugular. Houve sucesso em 96% das inserçoes, porém houve retirada nao programada do cateter em 42,8%, (23.8% febre/ flebite e 19% por traçao). Na cultura de ponta de cateter, realizado em 70% das retiradas, ocorreram 5 infecçoes, 1 por Candida albicans, 1 Stafilococus aureus, 1 Klebsiela pneumoniae, 2 Pseudomonas aeruginosa. O tempo médio de permanência do cateter foi de 13,4 dias. A SCQ média foi de 23,1%, 72,1% por queimadura térmica e 18,7% por escaldo. CONCLUSAO: O CCIP é uma opçao viável para acesso venoso em pacientes com queimaduras. É imprescindível capacitar a equipe para o manuseio adequado, evitando as traçoes e contaminaçoes. A inserçao pelo enfermeiro é uma importante conquista que requer habilidade técnica e conhecimento científico.




    TL-156
    CHOQUE HIPOVOLEMICO DEVIDO A ULCERA DE CURLING EM CRIANÇA QUEIMADA

    Diettrich, M H; Okuno, E; Andrade, M A; Kuwahara, R M


    Hospital Universitário de Londrina - CTQ

    INTRODUÇAO: Ulceras gastro-duodenais no queimado sao semelhantes àquelas da populaçao hospitalar em geral, denominadas genericamente de 'úlceras de estresse'. As úlceras duodenais agudas, menos frequentes, sao as que mais sangram, e podem perfurar, necessitando de maiores cuidados. OBJETIVOS: Descrever caso de criança grande queimada com hemorragia digestiva e choque hipovolêmico devido a úlcera duodenal. Atentar para a potencial morbimortalidade e necessidade de profilaxia sistemática para todos os casos. RELATO DE CASO: D.S.C., 8 anos, queimado por fogo (2º e 3º graus), 35% de superfície corpórea acometida. Recebeu reposiçao volêmica adequada, dieta enteral precoce e bloqueador H2 profilático. No 7º dia de evoluçao, apresentou 2 episódios de enterorragia e hematêmese importantes e instabilidade hemodinâmica. Recebeu hemoderivados, omeprazol e sucralfato havendo estabilizaçao. Endoscopia digestiva evidenciou úlcera duodenal com coto arterial sangrante. Realizada escleroterapia, nao havendo reincidência do sangramento. RESULTADOS: A profilaxia das lesoes ulcerosas é imperiosa no queimado, submetido a enorme estresse, causado pela dor e pela resposta endocrinometabólica ao trauma. A úlcera aguda pode levar ao choque e óbito, sendo fundamental o diagnóstico e tratamento precoces. CONCLUSAO: A incidência da úlcera de Curling é proporcional à superfície queimada. Pode ocorrer precocemente, sendo mais frequente na segunda semana pós queimadura. A hemorragia severa é uma complicaçao rara, com incidência relatada de 3%. A prevençao é feita utilizando-se criteriosa reposiçao volêmica (evitando isquemia da mucosa gastrintestinal), bloqueadores H2 ou da bomba de prótons e dieta enteral precoce.




    TL-158
    UTILIZAÇAO DE BIPAP NASAL EM MÉDIO QUEIMADO DE 11 MESES: RELATO DE CASO

    Barcelos, L D P; Piccolo, M S; Camêlo, C N; Carneiro, J A; Domiciano, C J; Lopes Afonso, C L; Costa, A P; Mendes, J H; Rodrigues, S R F F; Garcia, M O P


    PSQ

    INTRODUÇAO: O BIPAP nasal é um modo de suporte ventilatório bem estabelecido, que fornece pressao positiva com duplo nível de pressao às vias aéreas, podendo ser usado de maneira nao invasiva através de prongas nasais. OBJETIVO: Comprovar a eficácia do uso de VMNI em paciente queimado, com diagnóstico radiológico de opacidade interstício-alveolar difusa e sinais de insuficiência respiratória aguda. MÉTODO: Paciente, sexo masculino, médio queimado, 11 meses, SCQ 23%, história de sibilância recorrente, internado em UTI e submetido a debridamento cirúrgico e curativos oclusivos diários. Evoluiu com Insuficiência Respiratória Aguda, ruídos adventícios, pO2 <60mmHg, FR> 50 ipm, sendo prescrito corticoterapia, furosemida e BIPAP nasal. RESULTADOS: Boa aceitaçao da VMNI, com melhora da imagem radiológica em menos de 48 h, e elevaçao da pO2 com FiO2 a 30%. Progressao para cateter nasal O2 a 3L/min e ar ambiente. CONCLUSAO: Conclui-se que neste caso houve sucesso no uso de VMNI por pronga nasal, evitando intubaçao, propiciando menor tempo de internaçao hospitalar e menor risco de complicaçoes associadas à ventilaçao mecânica invasiva e internaçao prolongada.




    TL-159
    ANALISE EPIDEMIOLOGICA DAS QUEIMADURAS DE MAO NO SERVIÇO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FMUSP

    Narikawa, R; Hiraki, P Y; Milcheski, D A; Ferreira, M C; Tuma Jr, P; Nakamoto H A; Nuberto Neto


    HCFMUSP

    INTRODUÇAO: No mundo, entre 50 a 80% dos pacientes vítimas de queimaduras apresentam acometimento das maos. A presença de queimadura nas maos consiste no fator específico com maior influência no retorno desses pacientes ao trabalho, pois, apesar dessas lesoes nao apresentarem impacto negativo relevante na mortalidade, elas influem diretamente na reintegraçao à sociedade e na vida profissional após a alta hospitalar. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo apresentar as características epidemiológicas dos pacientes portadores de queimaduras em maos atendidos na Divisao de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo (HCFMUSP). MÉTODOS: Foram avaliados, retrospectivamente, os prontuários de pacientes internados no Serviço de Queimados do Hospital das Clínicas FMUSP, no período de março de 2008 a março de 2009. A mao queimada constitui um grande desafio para o cirurgiao plástico. DISCUSSAO: A maioria das queimaduras de mao pode ser tratada com enxertia de pele, mas lesoes profundas que resultem em exposiçao de tendoes, ossos, vasos e nervos podem exigir reconstruçao com retalhos locais ou microcirúrgicos. A mao queimada constitui um grande desafio para o cirurgiao plástico. Em nosso estudo, assim como na literatura, fica evidente a alta incidência de queimadura de mao em nosso meio, o que demonstra a necessidade de tratamento apropriado para minimizar sequelas estéticas e para que o paciente recupere funçao adequada, possibilitando retorno rápido às atividades habituais.




    TL-160
    CASO DIFICIL - NAO QUEIMADURA: DIAGNOSTICO DIFERENCIAL RARO

    Hatanaka, E M; Brizotti, B A; Stillitano, F; Marques, B P S; Borin, L; Ribeiro, S M S


    Hospital Sao Camilo - Santa Casa Itu

    INTRODUÇAO: Quando a história e o exame físico confundem e dificultam o diagnóstico de doença rara, muitas vezes a evidência e o conhecimento da sua existência facilita seu diagnóstico diferencial. Em revisao constatamos que existe apenas um relato semelhante. RELATO DO CASO: M.R.L., D.nasc.: 02/04/04, Fem, Branca 02/01/2009:admitida no PS com história de ter tomado banho de piscina há 1 dia com queixa de dores e lesoes cutâneas avermelhadas em tronco e membros superiores sem bolhas em área de aproximadamente 10%, foi medicada com analgésicos usuais e comuns, prescriçao de medicaçao tópica para queimadura e hidrataçao oral e liberada. 3/1/2009: Retorna 24horas depois com história de piora do quadro: aumento das lesoes em área e evoluçao para lesoes com bolhas. área superfície 15%.Admitida na Unidade de queimaduras com hidrataçao EV, curativo e analgesia EV. 4/1/2009 Apresentando sangramento genital e retal em pequena quantidade, solicitado avaliaçao da Ginecologia, que constata apenas edema de mucosa sem laceraçao. 5/1/2009 progressao das lesoes eritemato- bolhosas em áreas que aparentemente nao estavam comprometidas na avaliaçao inicial. Area de 20% comprometida. 6/1/2009 Hematúria e diminuiçao do débito urinário em hidrataçao adequada. Aumento da hidrataçao e alcalinizaçao EV. 8/1/2009 Persistência de hematúria, porém com melhora; mantida a funçao renal. Edema conjuntival e periocular, associado a edema de mucosa oral. Tosse seca. Afebril. 9/1/2009 hematêmese em moderada quantidade. EDA edema de mucosa esofagiana e gastrite enantemática sem sangramento ativo. 10/1/2009 Quadro de hemoptise e insuficiência respiratória aguda com necessidade de suporte ventilatório. Insuficiência renal Aguda. 12/1/2009 Padrao hemodinâmico choque com necessidade de aminas vasoativas e expansor de volume. 13/01/2009 Choque irreversível.




    TL-161
    ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES VITIMAS DE QUEIMADURA NA BAIXADA SANTISTA NO ANO DE 2009, COM ENFASE NOS MENORES DE 14 ANOS

    Cavalheiro, L T; Naitzke Júnior, J C; da Silva Júnior, S C


    OBJETIVO: Determinar a frequência das queimaduras na criança e no adolescente, segundo as características do paciente, da lesao e da evoluçao clínica. Investigar os principais fatores associados às queimaduras em crianças e adolescentes e correlacionar variáveis, tais como faixa etária, sexo, extensao, agentes e permanência hospitalar. MÉTODO: Estudo do tipo descritivo, realizado no período de janeiro a dezembro de 2009, na Santa Casa da Misericórdia de Santos. Os dados foram coletados através de levantamento dos registros em prontuário de pacientes internados na unidade no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2009. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa da Misericórdia de Santos. A unidade de queimados possui vinte e dois leitos e nela sao atendidos adultos e crianças oriundos, principalmente, da Baixada Santista e, eventualmente, de outras cidades do estado de Sao Paulo. RESULTADOS: A Maioria dos pacientes internados é do sexo masculino (65%) contra 35% do sexo feminino. Quanto à faixa etária, 71% dos pacientes tinham menos de 7 anos e 29% tinham entre 7 e 14 anos . A superfície corpórea em média foi de 12%. Ao avaliarmos a etiologia dos casos acometendo os menores de 14 anos, segue-se a média nacional, com 45,65% dos casos causados por escaldo de água fervente, 19,57% por álcool, 6,52% por incêndio, 15,22% por trauma elétrico e 13% por outras diversas causas. CONCLUSAO: Os resultados demonstram a necessidade de desenvolver açoes de sensibilizaçao e orientaçao aos pais, assim como à populaçao em geral, por meio de programas educativos.




    TL-163
    O ASSISTENTE SOCIAL FRENTE A POTENCIALIZAÇAO DE DEMANDAS SOCIAIS NO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS (CTQ) DE LONDRINA

    Okabayashi, R Y; Camuci, M B


    HU Londrina

    INTRODUÇAO: Os pacientes internados no CTQ do Hospital Universitário de Londrina, Paraná, expressam peculiaridades que potencializam as demandas sociais, exigindo a intervençao do Assistente Social (A.S.). OBJETIVO: Apresentar a atuaçao do A.S. frente às demandas sociais dos queimados. MÉTODO: Relato de experiência com base no período de 2007 a 2010. Desenvolvimento: Os grandes queimados, em sua maioria, procedem do interior do Paraná, mas com familiares residentes em diversos Estados. Ao fator "distância", somaram-se o impacto das queimaduras, as dificuldades de compreensao das causas (muitas vezes, incógnitas para o paciente e para a família), as expectativas de prognóstico. Nessas circunstâncias, chegaram as famílias dos queimados, recebidas pelo Assistente Social, enquanto o paciente era atendido pelo médico e enfermeiro. A sua funçao foi acolher, apoiar, mas também, identificar as demandas imediatas (se o familiar vai permanecer, onde, qual o nível de ansiedade, perfil, vínculo com o paciente), colher dados sociais, para o estabelecimento de canal de comunicaçao. A internaçao, "longa e em ambiente fechado", potencializou novas demandas: adoecimento do familiar acompanhante, desempenho inadequado de papéis, restriçao de visitas, violaçao de direitos. A alta, o óbito ou o retorno ambulatorial, determinaram novas intervençoes. Orientaçoes individuais, grupo de apoio (conjunto Psicologia) e açoes coletivas de prevençao também se fizeram presentes. RESULTADOS: A atençao às demandas sociais reverteu em benefício ao queimado, permitiu à equipe multiprofissional, uma leitura dos aspectos sociais que interferiram na dinâmica do tratamento. O foco imediato foi o "curativo", mas com açoes no "preventivo".




    TL-164
    FISIOTERAPIA EM QUEIMADOS SOB ANESTESIA

    Carrilho, J Z; Cunha, F A; Galafassi, R T; Brizotti, B A; Stillitano, F; Marques, B P A; Ribeiro, S M S; Hatanaka, E M


    Hospital Sao Camilo - Santa Casa Itu

    INTRODUÇAO: Um dos desafios da fisioterapia nos queimados é se obter a cooperaçao de alguém com quadro de dor importante e com várias camadas de curativos restritivos de mobilidade. No conceito de equipe multidisciplinar e como objetivo precípuo de otimizar e melhorar seu tratamento e bem estar apresentamos nossa experiência. MÉTODO: Pacientes com queimaduras importantes de membros com necessidade de curativo circunferencial limitantes, dor importante e limitante e com necessidade de realizaçao de procedimentos cirúrgicos. Submetidos a induçao anestésica para o procedimento cirúrgico e no período de alcance do plano anestésico e ainda ao fim do procedimento cirúrgico no aguardo da metabolizaçao ou reversao do plano anestésico utilizamos a janela para realizarmos procedimentos fisioterápicos nos pacientes sem o fator limitante de dor e (quando inicial) sem o curativo limitante. Sem aumentar o tempo cirúrgico e utilizando um período que eventualmente desperdiçado. RESULTADOS: Temos um incremento nas respostas obtidas do paciente em atividades posteriormente realizadas sem anestesia, principalmente com aumento da ADM.




    TL-165
    USO DE CURATIVO COM PRATA NA ROTINA DE PACIENTES INTERNADOS

    Hatanaka, E M1; Guarizzo, J2; Nunes, B B2; Macedo, A C2; da Silva, I D2; Montoro, E S2; Moreira, S S3; da Silva, D S2; Haddad, N M F C2; Gonella, H A2


    1. Hospital Sao Camilo-Santa Casa Itu/ CHS Hospital Regional Sorocaba
    2. PUC SP Sorocaba
    3. CHS Hospital Regional de Sorocaba

    INTRODUÇAO: A utilizaçao de curativos com prata ou impregnados com prata nanocristalina em queimados faz parte da rotina dos pacientes internados no CHS-Hospital Regional de Sorocaba há 4 anos, como parte do tratamento dispensado aos pacientes internados apresentamos nossa experiência. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba faz parte do SUS da Sec. Saúde Estado de SP e temos a disposiçao vários produtos com prata tais como Acticoat (prata nanocristalina), Aquacel Ag (hidrofibra com prata)-Convatec e o SelectSilver. Com o passar do tempo e como parte da rotina estabelecemos alguns critérios e parâmetros para seu uso criterioso e devido a restriçao da quantidade dado seu custo elevado. RESULTADOS: Vários estudos foram conduzidos e apresentados em relaçao ao Acticoat, estabelecendo seu uso em lesoes com infecçao de difícil controle (cepas multirresistentes) e lesoes com necessidade de oclusao por determinados períodos. Em relaçao ao Aquacel apresentamos uma indicaçao precípua de curativos em lesoes extensas com programaçao para abertura seriada a cada 3 dias ( sem proposta de procedimento cirúrgico a curto prazo) ótimo substituto ao curativo convencional para aberturas com prazo alongado.SelecSilver mais estudos sao necessários para estabelecermos um adequado uso para o mesmo. CONCLUSAO: Concluímos que os curativos com prata apresentam uma ótima alternativa ao arsenal terapêutico disponível porém devem ser considerados seus impactos em relaçao ao custo e aplicaçoes.




    TL-166
    ANALISE DO PERFIL DAS VITIMAS DE QUEIMADURAS NO TRABALHO X SUPORTE DA EMPRESA

    Mendonça, A C P R; Serafim, R I M


    Pronto Socorro para Queimaduras

    INTRODUÇAO: A queimadura está entre os traumas mais graves, pois acomete alteraçoes físicas, funcionais, estéticas, psicológicas e sociais. Grande parte desses pacientes é vítima de acidentes no trabalho por falta de treinamento, equipamentos específicos para proteçao dos funcionários. A assistência das empresas após o acidente nem sempre acontece. OBJETIVO: Descrever o suporte dado à empresa desde os primeiros socorros até a alta hospitalar, analisar o apoio familiar durante o tratamento, analisar o perfil dos pacientes vítimas de queimaduras. MÉTODO: Foi feito um levantamento retrospectivo de 100 prontuários dos pacientes admitidos no Pronto Socorro para Queimaduras em Goiânia nos anos de 2009 e 2010, que foram vítimas de acidente de trabalho. Analisando o tipo de acidente, agente causador, idade, sexo, superfície corporal queimada e circunstância, por meio de um questionário. RESULTADOS: Foram analisados 100 prontuários, desses 100 pacientes somente 23% tiveram suporte da empresa durante todo o tratamento, 73% foram acompanhados durante a internaçao por seus familiares. CONCLUSAO: Conclui-se que poucas empresas oferecem todo o suporte necessário e que a grande maioria tem respaldo familiar. As vítimas desses acidentes em sua maioria estao em idade produtiva entre 18 a 37 anos, ficando lesados pela desconsideraçao e desrespeito da empresa.




    TL-167
    NOVAS TECNOLOGIAS PARA REDUÇAO DE CUSTOS EM PACIENTES AMBULATORIAIS PARA TRATAMENTO DE QUEIMADURAS EM SERVICO PUBLICO

    Hatanaka, E M1; Pedrazolli Júnior, J2; Umemura, A Y3; Dorsa, P3; Campos, D L P3; Moraes, R S3; Proto, R S3; Fregadolli, L V3; Barros, A C P2; Gonella, H A2


    1. chs Hospital Regional Sorocaba / Hospital Sao Camilo -Santa Casa Itu /Universidade Sao Francisco
    2. Universidade Sao Francisco
    3. PUC SP Sorocaba- CHS Hosp Regional Sorocaba

    INTRODUÇAO: Todos conhecem algo para tratar queimaduras de espessura parcial (2°grau) e, portanto ainda nao possui um padrao ouro para este tipo de lesao. Enquanto que a de 1° e 3° graus já existe um tratamento estabelecido, várias propostas sao dadas para as lesoes de 2° grau. No sistema público brasileiro, que possui um elevado número de pacientes com um escasso volume de recursos, há necessidade de buscar otimizar e utilizar os melhores meios. MÉTODO: Comparamos o uso de Aquacel Ag (hidrofibra com prata-Convatec) em pacientes ambulatoriais queimados com lesoes de 2°grau com o tratamento usual com sulfadiazina de prata obtendo como análise o custo financeiro final. RESULTADOS: É descrito na literatura que a cicatrizaçao das lesoes de 2º grau geralmente ocorre em até 2 semanas, se nao houver intercorrências tais como aprofundamento da lesao, infecçao. Considerando que o protocolo de tratamento com sulfadiazina de prata estabelece trocas diárias e o protocolo do fabricante para o Aquacel Ag estabelece trocas em até 14 dias fica fácil estabelecer seus resultados. Como resultados temos que, apesar do custo do material ser importante, deve ser analisado seu impacto em outros fatores associados a trocas menos frequentes, tais como uso de menor quantidade de material, hora profissional, conforto do paciente, dentre outros que nao existe possibilidade de se contabilizar economicamente. Mas que em análise pura e simples dos recursos financeiros envolvidos, o impacto é importante. Mais estudos, eventualmente multicêntricos, devem ser realizados para avaliar todos os fatores e eventuais complicaçoes nao apresentados no numero de casos. Para entao apresentarmos como proposta ISBI de ''one world, one treatment".




    TL-168
    INCIDENCIA DE QUEIMADURAS INTERNADOS NO HOSPITAL SAO CAMILO - SANTA CASA ITU DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADURAS

    Hatanaka, E M; Brizotti, B A; Borsari, M E; de Paula, V A; Gomes, L A; Oliveira, R M; Stillitano, F; Borin, L; Marques, B P A; Ribeiro, S M S


    Hospital Sao Camilo - Santa Casa Itu

    INTRODUÇAO: Queimaduras é um problema de saúde pública e resultado de uma série de eventos socioeconômicos. O Hospital Sao Camilo -Santa Casa, situado no interior do Estado de Sao Paulo em Itu, possui uma Unidade de Queimados de pequeno porte, com 6 leitos de enfermaria e 1 de unidade de tratamento intensivo. OBJETIVO: Analisamos a incidência de pacientes com queimaduras que necessitaram internaçao no período de 2008 a 2010. Este estudo foi conduzido analisando retrospectivamente, no período 2008 a 2010, os pacientes queimados que necessitaram de internaçao na unidade. RESULTADOS: Em acordo com a literatura, os pacientes internados predominantemente foram os adultos jovens e com etiologia por fogo, ou seja, a faixa etária mais comprometida é a mais economicamente ativa, devendo entao ser analisados aspectos de educaçao e prevençao destes casos.




    TL-169
    INCIDENCIA DE QUEIMADURAS AMBULATORIAIS NO HOSPITAL SAO CAMILO - SANTA CASA ITU

    Hatanaka, E M; Brizotti, B A; Marques, B P A; Stillitano, F; Borsari, M E; Costa, P; Ferrari, G; de Paula, V A; Gomes, L A; Ribeiro, S M S


    Hospital Sao Camilo - Santa Casa Itu

    INTRODUÇAO: O atendimento de queimaduras ambulatoriais no sistema público de saúde apresenta um importante desafio para a saúde pública. Em nosso serviço do Hospital Sao Camilo - Santa Casa Itu, a grande maioria dos pacientes pertence ao SUS, logo carentes de recursos e possibilidade econômicas. Como nos pacientes internados, a grande maioria dos pacientes pertence à faixa etária mais produtiva da sociedade e tem como causa acidentes domiciliares e de trabalho. MÉTODOS: Analisamos os pacientes admitidos para tratamento ambulatoriais referenciados pelos pronto atendimentos regionais e Unidades Básicas de Saúde. MÉTODOS: Em análise retrospectiva dos dados de prontuários, avaliamos as etiologias mais acometidas e faixa etária no período compreendido de 2008 a 2010. RESULTADOS: Corroborando com a literatura, a etiologia predominante foi o escaldo, logo a seguir do fogo, devido ao caráter de origem de tais lesoes.




    TL-171
    A IMPORTANCIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA LIGA ACADEMICA DE QUEIMADURAS EM GOIAS

    Afonso, C L1; Moraes, J M2; Andrade, M G L3; Cavalcante, D C3; Barbosa, R N3


    1. Universidade Estadual de Goiás e Pronto Socorro para Queimaduras de Goiânia Ltda
    2. Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual
    3. Universidade Estadual de Goiás

    INTRODUÇAO: Estudos realizados apontam que a maioria dos acidentes com queimaduras acontece em ambientes domésticos, explicado pela grande quantidade de agentes inflamáveis nos domicílios e a falta de programas de prevençao voltados para esses locais. Partindo deste princípio, implantou-se a Liga Acadêmica de Queimaduras (LAQ) pelo curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2007. OBJETIVO: Incentivar o desenvolvimento de projetos científicos e atividade assistencial à comunidade, com principal destaque para os níveis primário e secundário de prevençao em queimaduras. MÉTODO: A LAQ é organizada por discentes e docentes universitários, com caráter multiprofissional. Anualmente é realizado um curso introdutório e processo de seleçao para admissao de novos membros. Atividades: 1) realizaçao de palestras preventivas em escolas públicas com o apoio do Núcleo de Proteçao aos Queimados, apoiada pelo Pronto Socorro de Queimaduras de Goiânia Ltda (PSQ); 2) Acompanhamento dos serviços hospitalares no PSQ durante 4 semanas, com apresentaçao de um artigo científico ao final; 3) Assistir a aulas teóricas/ práticas quinzenalmente. RESULTADOS: Em dois anos foram realizadas palestras preventivas abrangendo 2 colégios, em média, a cada 30 dias e participaçoes em eventos. Foram produzidos, em média, 40 artigos científicos. No ano de 2008, a LAQ foi reconhecida pela populaçao como melhor Liga Acadêmica de Goiás. Em 2009, a liga conquistou novamente este título, além da premiaçao de 2ª melhor Liga Acadêmica de Goiás na avaliaçao dos docentes da Universidade Federal de Goiás. CONCLUSAO: A LAQ promoveu o trabalho de prevençao em Goiás e estimulou o conhecimento científico em Queimaduras dentro da comunidade acadêmica.




    TL-172
    PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE QUEIMADURAS DO HOSPITAL DO SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL DE SAO PAULO

    Souza, A A; Rocha, F S; Sakai, R L; Manzotti, M S; Fernandes, F S; De Paiva, L G R; Mattar, C A; de Almeida, P C C; Faiwichow, L


    HSPE-IAMSPE

    INTRODUÇAO: As queimaduras estao entre as principais causas de trauma em todas as faixas etárias, trazendo sequelas e necessitando de tratamentos, internaçoes e reabilitaçao prolongados. OBJETIVO: Estudo do perfil epidemiológico das queimaduras no HSPE-SP. MÉTODO: Foram avaliados, retrospectivamente, 472 pacientes internados na unidade de queimaduras do HSPE-SP entre maio de 2005 e julho de 2008 quanto a etiologia, superfície corporal queimada (SCQ), comparando-se com sexo e a faixa etária. RESULTADOS: A maioria dos pacientes é composta por homens adultos (47,4%). Quanto à faixa etária, 20,7% dos pacientes tinham menos do que 7 anos, 11,7% entre 7 e 14 anos e 67,6% acima de 14 anos. Em relaçao ao sexo, notou-se maioria de casos do sexo masculino (68,6%) contra 31,4% do feminino. A SCQ média foi de 16,1%. Entre os maiores de 14 anos, o álcool foi a principal causa de internaçao. Ao avaliarmos a etiologia dos casos internados acometendo os menores de 14 anos de idade, observou-se que 41,72% dos casos foram causados por escaldo de água fervente, 29,13% por álcool, 10,5% por incêndio, 3,31% por gasolina, 3,97% por trauma elétrico, 2,6% por óleo fervente e 8,77% por outras diversas causas. CONCLUSAO: Os pacientes internados na unidade de queimados sao principalmente do sexo masculino, com a principal etiologia na faixa etária superior aos 14 anos sendo o álcool. No grupo dos menores de 14 anos, a água fervente. Tais dados sao importantes para desenvolver programas de prevençao e educaçao, a fim de reduzir a quantidade de acidentes envolvendo queimaduras.

    © 2024 Todos os Direitos Reservados