Resumo
OBJETIVO: As queimaduras são uma causa significativa de morbidade e mortalidade globalmente. Este estudo analisa o perfil epidemiológico das internações e mortalidade por queimaduras no estado do Rio de Janeiro de 2013 a 2023, visando entender os encargos das esferas da saúde e socioeconômicas para assim fornecer substrato para novas políticas de saúde.
MÉTODO: Estudo retrospectivo descritivo usando dados do DATASUS. Analisaram-se variáveis como faixa etária, sexo, ano e raça das internações e mortalidade por queimaduras.
RESULTADOS: Das 17.645 internações, 7,35% resultaram em óbito. Houve aumento acentuado das internações em 2021, com padrões semelhantes nos óbitos. Pardos e pretos representaram a maioria das internações e óbitos, com significância estatística na associação raça-óbito (p<0,001). Homens foram mais afetados por internações, enquanto a mortalidade não apresentou diferenças significativas por sexo. A faixa etária <10 anos teve mais internações, mas os óbitos foram mais comuns em idosos (> 60 anos).
CONCLUSÕES: Este estudo ressalta a gravidade e relevância das queimaduras no cenário de saúde pública no Rio de Janeiro. Assim, destaca a necessidade de intervenções sensíveis aos determinantes sociais da saúde na tentativa de se reduzirem as disparidades e, dessa forma, melhorar os resultados de saúde.
Palavras-chave: Saúde das Minorias Étnicas. Queimaduras. Determinantes Sociais da Saúde. Epidemiologia.