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Relato de Experiência

Prevenção e primeiros socorros de queimaduras em escolas do ensino fundamental: Relato de experiência

Burn prevention and first aid in elementary schools: Report of experience

Raquel Holanda de Paula Pessoa1; Régia Beltrão Teixeira2; Rafaela Feitosa Anselmi3; Jacqueline Moraes Nogueira4; Glauber Alves de Lucena5; Arão da Silva Castro6; Tiago Silva Nascimento7; Sandra Márcia Carvalho de Oliveira8

RESUMO

OBJETIVO: Relatar açoes de extensao sobre o ensino de prevençao e primeiros socorros de queimaduras desenvolvidas pelos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC), integrantes do projeto de extensao "Ensino e Avaliaçao sobre Prevençao e Primeiros Socorros em Queimaduras".
MÉTODO: Foram abordados alunos do 6º ao 9º ano de cinco escolas de ensino fundamental do município de Rio Branco, AC, no período de agosto de 2010 a maio de 2011. As atividades incluíram: teoria e prática. As atividades teóricas consistiram de palestras; duas por mês, com duraçao de 3 horas cada sobre prevençao de acidentes para orientar alunos do ensino fundamental em relaçao aos perigos que podem levar a um quadro de queimaduras. As atividades práticas consistiram em simulaçoes de cenas de acidentes, baseados na teoria dada, para que os participantes pudessem se preparar melhor para as situaçoes reais.
RESULTADOS: Setecentos e cinquenta escolares participaram das atividades. Os episódios de acidentes relatados pelos estudantes conferem com os descritos na literatura. Por meio de simulaçao, os alunos identificaram situaçoes perigosas e seguras para a ocorrência de queimaduras. Os estudantes receberam cartilha sobre prevençao e primeiros socorros. Ao final do minicurso, os escolares se tornaram agentes da divulgaçao de medidas preventivas de acidentes por queimaduras.
CONCLUSAO: Espera-se com estas açoes estimular o compartilhamento de conhecimentos sobre formas de prevençao e situaçoes de risco para queimaduras entre os estudantes, família e amigos.

Palavras-chave: Queimaduras. Educação em Saúde. Prevenção Primária.

ABSTRACT

OBJECTIVE: To report extension actions on teaching first aid and prevention of burns developed by scholars of Medicine of the Federal University of Acre in elementary schools, members of the extension project "Teaching and Evaluation on Prevention and First Aid in Burns".
METHOD: Were addressed students from 6th to the 9th year; five elementary schools in the city of Rio Branco, AC; in the period from August 2010 to May 2011. The activities included: theory and practice. The theoretical activities consisted of lectures; two per month, with duration of 3 hours each; on the prevention of accidents to guide elementary school students about the dangers that can lead to Burns. The practical activities consisted of simulations of scenes of accidents based on the theory given, so that participants could prepare better for the real situations.
RESULTS: Seven hundred and fifty schoolchildren participated in the activities. The episodes of accidents reported by students matched those described in the literature. Through the simulation, students identified hazards and safe for the occurrence of burns. Students received primer on prevention and first aid. And at the end of the Lecture schoolchildren became multipliers, the dissemination of preventive measures of accidents by burns. And at the end of the short course students have become agents of dissemination of preventive measures of accidents by Burns.
CONCLUSION: It is hoped with these actions to stimulate the sharing of knowledge about forms of prevention and risk situations for Burns among students, family and friends.

Keywords: Burns. Health Education. Primary Prevention.

INTRODUÇAO

O trauma representa a terceira causa de mortalidade no mundo e as lesoes por queimaduras a terceira causa de morte acidental em todas as faixas etárias1. De acordo com a Organizaçao Mundial de Saúde, a queimadura é o quarto tipo de lesao mais frequente no mundo2. No Brasil cerca de 1 milhao de pessoas sao vítimas por ano3,4. Nos Estados Unidos, 70.000 pessoas sao hospitalizadas a cada ano, com ferimentos graves causados por trauma térmico5. Conhecer os principais riscos de acidentes que podem provocar queimaduras em ambiente domiciliar é fundamental para evitar o grande número de morbimortalidade1-5.

As queimaduras sao lesoes de tecidos orgânicos, ocasionadas por estímulos químicos, elétricos e térmicos6. A observaçao dos princípios básicos de reanimaçao inicial no trauma e aplicaçao, em tempo apropriado, de medidas emergenciais simples minimizam a morbidade e a mortalidade destas lesoes1,7.

As lesoes pós-queimadura sao classificadas em sequelas funcionais, aquelas que limitam qualquer funçao de um segmento após uma queimadura, e as sequelas estéticas ou nao funcionais, que nao comprometem a funcionalidade, mas que podem interferir nos aspectos sociais decorrentes da nova aprarências8.

O tratamento de queimados é bastante oneroso e demorado, sobretudo porque as sequelas deixadas por acidente de queimadura prejudicam a participaçao social desse paciente. É comum o quadro de depressao entre as pessoas que estao em tratamento de queimaduras, o preconceito e a falta de informaçao da populaçao em geral contribui para agravar o caso. Saber como fazer os primeiros socorros em queimaduras, entender o tratamento e as consequências da queimadura é primordial para evitar casos de preconceito e melhorar a participaçao de pessoas que sofrem queimaduras na sociedade9.

A grande quantidade de produto inflamável e os líquidos superaquecidos nas residências sao agentes que causam um grande número de acidentes. A casa é um local que possui riscos para queimaduras e tem sido pouco enfatizado em programas de prevençao e conscientizaçao. No ambiente doméstico, um fator que contribui para a ocorrência de acidentes é o desconhecimento quanto às situaçoes de riscos para acidentes e a negligência10.

Reconhecer rapidamente uma cena de acidente, saber como proceder corretamente é primordial para sobrevivência da vítima. Para isso, é necessário que pessoas sejam treinadas e instruídas para essas possíveis situaçoes. Quando mais pessoas forem ensinadas, em ambiente escolar principalmente, menor será a possibilidade de pessoas sem informaçao tentarem ajudar e agravar os casos ou mesmo se tornarem novas vítimas. O atendimento rápido do serviço especializado faz-se necessário, uma vez que uma vítima de queimadura pode evoluir rapidamente para choque e morte. Chamar o serviço móvel de emergência ou mesmo o corpo de bombeiros rápido e corretamente pode mudar toda a história do paciente e evitar um quadro mais grave e ou novos acidentes11.

O ensino em escola ou na comunidade foi considerado um meio importante para programas que visam prevenir queimaduras. Considerando que a casa constitui o principal local de acidentes por queimaduras, atingindo, principalmente, as crianças, que muitas vezes, permanecem sozinhas. A veiculaçao de programas preventivos nas escolas reflete a preocupaçao dos familiares em tornar os filhos mais atentos e responsáveis pela prevençao11.

Os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC) realizam atividades de prevençao de queimaduras vinculadas ao Projeto de Extensao "Ensino e Avaliaçao sobre Prevençao e Primeiros Socorros em Queimaduras" (Registro: 23107.012585/2010-06). Este projeto prevê a realizaçao de atividades de prevençao em escolas e instruir alunos do ensino fundamental a reconhecer os perigos de acidentes, como evitá-los, como chamar por socorro em caso de acidentes e como fazer os primeiros socorros; para minimizar os custos do tratamento e a morbimortalidade.

Este trabalho tem entao por objetivo relatar as açoes de prevençao a queimaduras realizadas pelos acadêmicos de Medicina em escolas públicas e privadas de ensino fundamental do município de Rio Branco, AC, Brasil.


MÉTODO

Trata-se de um estudo de relato de experiência sobre as açoes de prevençao e primeiros socorros de queimaduras em escolas públicas (3) e privadas (2) de Rio Branco, AC, que ocorreram a partir do programa de extensao intitulado "Ensino e Avaliaçao sobre Prevençao e Primeiros Socorros em Queimaduras", no período de 2010 a 2011. Projeto aprovado no Edital da Pró-reitoria de Extensao e Cultura (PROEX) da UFAC do ano de 2010.

Primeiramente, houve processo de seleçao e os acadêmicos selecionados para fazer parte do projeto foram capacitados, pela leitura de fontes de conhecimento formal, e, posteriormente, por meio de workshops que ocorriam na forma de encontros com duraçao de cinco horas. Nestes, foram ministradas palestras sobre a prevençao e primeiros socorros em queimaduras, e cursos de elaboraçao e confecçao do material utilizado pelos acadêmicos durante as açoes; como questionários, panfletos, cartilhas, palestras (Power Point), e simulaçoes (maquiagem e manequim)5.

As atividades do projeto foram realizadas nas salas de aula; após autorizaçao formal dos diretores de cada escola; com presença dos professores das turmas. As açoes visavam ensinar a prevençao de acidentes por queimaduras objetivando à propagaçao do saber e, consequentemente, a reduçao do número de mortes e sequelas por imprudência ou descuido.

Foram divididas em atividades teóricas e práticas.

As atividades teóricas consistiram em palestras com os seguintes temas: a) Introduçao aos Primeiros Socorros, b) Avaliaçao Inicial ao Traumatizado, c) Via aérea, d) Queimaduras, e) Interrupçao do Processo de Queimadura e f) Prevençao de Acidentes por queimaduras (Figura 1).


Figura 1 - Foto ilustrando atividades de extensao, palestras, do Projeto "Ensino e avaliaçao sobre prevençao e primeiros socorros em queimaduras" - PROEX/UFAC, Rio Branco, 2010. Fonte primária: Arquivo do projeto.



Foram realizadas duas palestras por mês, com duraçao de 2 horas cada, além de um minicurso (que é composto de uma parte teórica e uma prática; com carga horária mínima de 20 horas pelo período de 3 dias) em cada escola. A média de alunos por palestra e minicurso foi de 50 alunos por atividade. Antes e depois da palestra foi aplicado um mesmo questionário, a fim de avaliar o conhecimento dos participantes sobre queimaduras.

As atividades práticas foram oficinas de simulaçoes de cenas de acidentes por queimaduras baseadas na teoria, para que os participantes pudessem se preparar melhor para as situaçoes reais.

Na primeira etapa, houve a participaçao espontânea dos alunos sobre as experiências com queimaduras; além de responderem ao questionário e receberem informaçoes sobre a prevençao e primeiro socorros de queimaduras por meio de palestra e minicurso.

Na segunda etapa, os estudantes, sob a orientaçao dos acadêmicos de Medicina, participaram de oficinas de simulaçao.

Na terceira etapa, foi entregue uma cartilha informativa, que contempla as informaçoes discutidas com os alunos sobre prevençao e primeiros socorros de queimaduras. E cada escolar recebeu um certificado de agente de divulgaçao de medidas preventivas de acidentes por queimaduras.


RESULTADOS E DISCUSSAO

Foram realizadas 25 atividades (20 palestras e 5 minicursos) em cinco escolas públicas (3) e privadas (2); no período de agosto de 2010 a maio de 2011. Participaram 750 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Visando melhor compreensao sobre as atividades realizadas, as mesmas serao descritas na seguinte ordem: 1) atividade teórica: rodada de conversa, palestras e minicursos (parte teórica), questionário de avaliaçao; 2) atividades práticas: simulaçao e 3) entrega de panfletos informativos, cartilhas e certificados.

Atividade Teórica

Todas as atividades tiveram início com a apresentaçao dos acadêmicos de Medicina, escolares e professores, sendo seguida por entrega do questionário com questoes sobre queimaduras. Como por exemplo - "alguém neste grupo já se queimou ou você conhece alguém que já tenha se queimado?". Grande parte dos estudantes relatou mais de um caso de queimadura ocorrido entre familiares, amigos ou consigo mesmo.

Os principais agentes etiológicos relatados neste estudo foram líquidos superaquecidos e álcool ou outros produtos inflamáveis que confirmam os relatos descritos na literatura11. Com o objetivo de prevenir queimaduras, reforçou-se a necessidade de ter cuidado ao manusear líquidos quentes e produtos inflamáveis e nao brincar na cozinha11, bem como solicitar aos pais a conservaçao de produtos perigosos em locais longe do alcance das crianças7,11.

Foi relatada ainda a superexposiçao ao sol e contato da pele com superfícies quentes. Para evitar a superexposiçao solar, discutiu-se a importância de utilizar protetor solar, boné ou outros artigos que protejam a pele do sol e evitar a exposiçao do corpo em períodos de sol intenso12.

O domicílio foi o local mais citado para ocorrência dos acidentes, que, em geral, aconteceram na presença de adultos, conforme relatos da literatura2,8.

Entre as primeiras medidas após a ocorrência de queimaduras, os escolares relataram a utilizaçao de água corrente, manteiga e creme dental, em conformidade com a literatura. Os alunos receberam orientaçao para utilizar somente água corrente para resfriar a lesao, por 15 a 20 minutos (exceto para queimaduras elétricas). Em caso de chamas nas roupas, orientou-se nao correr, e sim rolar no chao. Nas queimaduras elétricas, aconselhou-se nao tocar na vítima e chamar um adulto para desligar a energia elétrica central. Além disso, ressaltou-se a importância de sempre procurar atendimento em uma unidade de saúde para avaliaçao e tratamento das queimaduras1,7,9.

Ao fim das palestras, o mesmo questionário era novamente respondido. E após a reflexao sobre o conteúdo respondido cada grupo elegeu um representante, para que em voz alta, pudesse compartilhar com os colegas o conteúdo apreendido.

Atividade Prática

Após a primeira rodada de conversa, a turma foi dividida em 5 grupos com cerca de 10 escolares. Foram feitas oficinas de simulaçao com cenas de queimados e atendimentos aos queimados. Percebeu-se que houve compreensao dos escolares sobre as situaçoes de perigos e segurança, pois os mesmos exemplificaram situaçoes similares às apresentadas e encenadas (Figuras 2 e 3).


Figura 2 - Foto ilustrando atividades de extensao do Projeto "Ensino e avaliaçao sobre prevençao e primeiros socorros em queimaduras" - PROEX/UFAC, Rio Branco, 2010. Fonte arquivo do projeto. Fonte primária: Arquivo do projeto.


Figura 3 - Foto ilustrando simulaçao de primeiros socorros em queimaduras. Fonte Primária: Arquivo do projeto "Ensino e avaliaçao sobre prevençao e primeiros socorros em queimaduras" - PROEX/UFAC, Rio Branco, 2010.



Entrega de panfletos e cartilhas educativas

Ao final das atividades, escolares e professores receberam cartilha ou panfletos educativos, que contêm informaçoes sobre medidas de prevençao e primeiros socorros em casos de acidentes por queimaduras. O material foi fornecido com o intuito dos participantes, ao retornarem para casa, compartilhassem o aprendizado adquirido nas atividades com os pais ou adultos responsáveis.


CONSIDERAÇOES FINAIS

As atividades extensionistas de sensibilizaçao e formaçao de multiplicadores tiveram aceitaçao positiva entre os alunos e promoveram um espaço de discussao sobre a prevençao de acidentes com queimaduras entre os participantes. Os estudantes identificaram corretamente situaçoes seguras e perigosas apresentadas nas simulaçoes e responderam de forma lógica às questoes dos questionários entregues, bem como compreenderam o texto do panfleto e cartilha, explicando e exemplificando as orientaçoes neles contidas.

Com isso, as palestras nas escolas transmitiram informaçoes aos estudantes que os tornaram capazes de reconhecer os primeiros sinais de queimadura, pedir ajuda e atuar como multiplicadores na prevençao de um tema tao importante.

Além disso, com o material elaborado, espera-se desenvolver estudos de intervençao, cujos resultados futuramente possam contribuir para prevenir queimaduras e sensibilizar esferas municipais e estaduais sobre a importância de campanhas de prevençao de queimaduras.


REFERENCIAS

1. Nogueira JM, Oliveira SMC. Análise epidemiológica das vítimas de trauma. Rev Movimenta. 2014;7(3):738-49.

2. World Health Organization: The Global Burden of Disease: 2004 Update. Genebra: Organizaçao Mundial da Saúde; 2008 [Acesso: 25 Out de 2014]. Disponível em: em:http//www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/GBD_report_2004update_full.pdf

3. Rosso LH, Fuculo Junior PRB, Santos EA, Amestoy SC, Echevarría-Guanilo ME. Açoes extensionistas voltadas para a prevençao de queimaduras solares: relato de experiência. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(2):158-62.

4. Takejima ML, Netto RFB, Toebe BL, Andretta MA, Prestes MA, Takaki JL. Prevençao de queimaduras: avaliaçao do conhecimento sobre prevençao de queimaduras em usuários das unidades de saúde de Curitiba. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(3):85-8.

5. Rossi LA, Ferreira E, Costa ECFB, Bergamasco EC, Camargo C. Prevençao de queimaduras: percepçao de pacientes e de seus familiares. Rev Lat-Am Enferm. 2003:11(1):36-42.

6. Sociedade Brasileira de Queimaduras. Conceitos e causas de queimaduras. 2013 [Acesso 01 Dez 2015]. Disponível em: http://sbqueimaduras.org.br/queimaduras-conceito-e-causas/

7. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atençao à Saúde. Departamento de Atençao Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

8. Vana LPM. Sequelas de queimaduras: nova classificaçao. Rev Bras Queimaduras. 2013;12(3):192.

9. Pedro ICS. Sentidos e significados da prevençao de queimaduras no ambiente doméstico, atribuídos por famílias de crianças vítimas de queimaduras: um estudo etnográfico [Tese de doutorado]. Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto, Universidade de Sao Paulo, Ribeirao Preto; 2013. 193p.

10. Vendrusculo TM, Baleeiro CRB, Echevarría-Guanilo ME, Farina Júnior JA, Rossi LA. Queimaduras em ambiente doméstico: características e circunstâncias do acidente. Rev Latino-Am Enfermagem. 2010;18(3):444-51.

11. Cantarelli KJ, Martins CL, Antoniolli L, Schiavon VC, Moraes LP, Dal Pai D, et al. Prevençao de queimaduras em ambiente escolar: relato de experiência. Rev Bras Queimaduras. 2013;12(3):165-8.

12. Rodrigo FG, Rodrigo MJ. O sol, a praia e a pele das crianças: conceitos essenciais. Acta Pediatr Port. 2011;42(2):71-7.










1. Graduanda de Medicina da Universidade Federal do Acre/UFAC. Rio Branco, AC. Hospital das Clínicas do Acre, Rio Branco, AC, Brasil
2. Graduanda de Medicina da Universidade Federal do Acre/UFAC. Rio Branco, AC. Hospital das Clínicas do Acre, Rio Branco, AC, Brasil
3. Graduanda de Medicina da Universidade Federal do Acre/UFAC. Rio Branco, AC. Hospital das Clínicas do Acre, Rio Branco, AC, Brasil
4. Médica. Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil
5. Médico. Hospital das Clínicas do Acre, Rio Branco, AC, Brasil
6. Médico. Hospital das Clínicas do Acre, Rio Branco, AC, Brasil
7. Médico. Hospital das Clínicas do Acre, Rio Branco, AC, Brasil
8. Professora Adjunta do Curso de Medicina CCSD/Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Correspondência:
Sandra Márcia Carvalho de Oliveira
Universidade Federal do Acre - Campus Universitário
BR 364, Km 4 - Distrito Industrial - Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD)
Rio Branco, AC, Brasil - CEP: 69915-900
E-mail: sandraoliveira@ufac.br

Artigo recebido: 11/11/2015
Artigo aceito: 11/12/2015
Conflito de interesses: nao há.

Local de realizaçao do trabalho: Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil.

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